O asfalto permeável possui uma composição parecida com a do convencional, também sendo derivado do petróleo, a grande diferença entre ele é que o permeável (também chamado de asfalto poroso) possui espaços vazios em sua estrutura, esses espaços vazios permitem que a água o atravesse.
O asfalto poroso é consequência da junção de um ligante betuminoso com agregados de tamanhos uniformes e sua formulação é parecida com a do asfalto não-poroso. A definição o nível de porosidade é dado pela proporção do ligante e do agregado na mistura à ser empregada.
A Camada Porosa de Atrito ou o Concreto Asfáltico Poroso é a mistura asfáltica pré- misturada a quente, com características drenantes ou porosas, empregada na superfície dos pavimentos.
Veja algumas vantagens do concreto asfáltico poroso.
Qual asfalto é melhor?
Um dos melhores tipos de asfalto que é utilizado para a manutenção e pavimentação rodoviário, é o asfalto CBUQ, (Concreto Betuminoso Usinado a Quente).
O Asfalto Frio da Asfalto Multi é a solução ideal para pavimentação de estradas, rodovias e áreas urbanas. Com sua fórmula inovadora, ele se destaca como uma alternativa sustentável e eficaz ao método tradicional de asfalto quente (CBUQ).
Não é por acaso que a Pavimentação CBUQ é a mais empregada e comum; isso ocorre porque, caso seja necessário fazer reparos futuros; o CBUQ é um material mais fácil de ser encontrado.
CAP 50/70. Material que possui viscosidade menor e penetração maior que o CAP 30/45; é aplicado para condições de tráfego moderado ou leve e/ou regiões de clima mais frio. Atualmente, o CAP 50/70 é produzido nas seguintes refinarias da Petrobras: REGAP, REDUC, REVAP, REPAR e REFAP.
Também conhecido como concreto permeável, o concreto pososo tem como principal função o aumento da permeabilidade de pavimentos submetidos a cargas reduzidas. O concreto poroso leva em sua mistura uma proporção maior de agregado graúdo (pedra ou brita) e pouca ou nenhuma areia.
Criado para promover a revitalização de ruas da cidade, o programa Asfalto Liso segue, desde fevereiro de 2022, recuperando vias em todas as partes do município.
As misturas asfálticas a frio são executadas em temperatura ambiente, variando entre 20 e 50°C, enquanto as misturas asfálticas a quente são produzidas em temperaturas variando entre 140 e 170°C. As misturas asfálticas “mornas” são produzidas em temperaturas entre 105 a 135°C.
O asfalto tem propriedade impermeável à água e baixa reatividade química a muitos agentes, como ácidos, álcalis e sais. Essa é uma característica que evita que o material sofra processo de envelhecimento por oxidação lenta ao entrar em contato com o ar ou com a água.
O asfalto no Saibro é uma forma de atender as ruas com baixo tráfego de veículos, visando eliminar a poeira e o barro com um menor custo. A estimativa de pavimentar 2.4 km de vias, tanto no centro quanto nas nossas comunidades!
O preço do asfalto por m2 para pavimentação de superfícies normalmente varia entre R$ 30 a 60/m2. No entanto, por vezes é possível encontrar taxas a partir de R$ 45/m2 e outras vezes os preços podem ultrapassar valores de R$ 350 ou R$ 1.500/m2.
Tratamento superficial duplo – TSD é a camada de revestimento do pavimento constituída por duas aplicações de ligante asfáltico, cada uma coberta por camada de agregado mineral e submetida à compressão.
Qual a diferença entre asfalto frio e asfalto quente?
A principal diferença do asfalto quente para o frio é um componente na mistura. O asfalto quente nada mais é que a mistura de um material obtido através da destilação de petróleo, o CAP, com agregados pétreos (as britas). Já no asfalto frio, um aditivo específico é acrescentado.
Como dissemos, o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) é formado pela mistura a quente de vários agregados e cimento asfáltico. Portanto, este tipo de material faz parte do grupo de pavimentação asfáltica, a mais utilizada no Brasil.
Imprimação consiste na aplicação de material asfáltico sobre a superfície da base concluída, antes da execução do revestimento asfáltico, objetivando conferir coesão superficial, impermeabilização e permitir condições de aderência entre esta e o revestimento a ser executado.
O CM-30 é um asfalto diluído de cura média. O CM-30 é empregado basicamente em serviços de imprimação onde se recomenda o uso de asfalto diluído CM-30 com taxa de aplicação variando entre 0,8 e 1,2 l/m2. Não se aplicam asfaltos diluídos em dias de chuva ou com temperaturas inferiores a 10°C ou em superfícies molhadas.
Pré-misturado a frio, PMF, é a mistura executada à temperatura ambiente em usina apropri- ada, composta de agregado mineral e ligante asfáltico, espalhada e compactada a frio. O pré- misturado a frio pode ser empregado como camada de nivelamento, regularização, interme- diária, binder, ou base.
Composto pelo concreto betuminoso usinado a quente para aplicação a frio, o asfalto ensacado pode ser aplicado até mesmo em dias de chuva e não exige equipamentos profissionais nem mesmo mão de obra especializada.