Arte literária é o nome dado à toda produção ficcional ou real que utiliza palavras em sua composição para provocar diferentes sensações no leitor. Para ser considerada como arte, o produto literário precisa ter em sua essência potenciais sonoros, sintáticos e semânticos.
A arte literária é uma manifestação cultural que utiliza a palavra escrita como meio de expressão. A palavra “literária” está relacionada à literatura e, assim, refere-se à qualidade artística dos textos escritos.
A literatura pode ser narrativa, poética ou teatral. Os gêneros literários são três: narrativo ou épico, lírico e dramático. O narrativo está relacionado à contação de uma história e, por isso, apresenta narrador, personagens, trama, tempo e espaço.
A Literatura é a arte da palavra ou a arte da escrita. Ela não possui função necessariamente utilitária, mas os leitores lhe dão funções sociais. Algumas funções sociais da Literatura são: emocionar, divertir, fazer pensar, mostrar a realidade.
Na lista, Pintura, Escultura, Música, Literatura, Dança e Arquitetura. O Cinema entrou como o sétimo item a partir do “Manifesto das Sete Artes”, escrito pelo intelectual italiano Ricciotto Canudo em 1911 e publicado em 1923.
A ARTE LITERÁRIA E SUAS FUNÇÕES | Resumo de Literatura para o Enem
Qual o conceito de literária?
Podemos chamar de obra literária todo produto artístico que se apresenta de forma escrita ou oral, e que traz como objetivo narrar um fato, série de eventos, sentimentos e ideias, fictícios ou não. Dessa forma, um livro é uma obra literária, assim como o conto, a novela e um ensaio também o são.
Basicamente, os gêneros literários são divididos em: clássicos e modernos. Na categoria de gêneros literários clássicos estão: lírico, épico e dramático. Já no grupo de gêneros literários modernos estão: romance, novela, conto, crônica, poema, canção, drama histórico e teatro de vanguarda.
Tratando-se da arte literária, sua origem está contextualizada na Antiguidade, quando era expressa pela oralidade. Com o tempo, esse tipo de expressão ganhou características como a subjetividade e uso da linguagem conotativa.
A linguagem literária é caracterizada por elementos como subjetividade, conotação, ficcionalidade e ausência de função utilitária. Desse modo, ela se opõe à linguagem não literária, isto é, objetiva, denotativa, não ficcional e com função utilitária.
Literatura é a arte feita a partir das palavras. Estudos literários são aqueles que se voltam para pensar esse objeto estético. Para pensar essa forma de arte os pesquisadores utilizam ferramentas variadas, como a teoria da narrativa, que se vale de conceitos como narrador, foco, personagem, espaço e tempo.
Escolas literárias e descrição. Ao todo, existem 14 escolas literárias no mundo e no Brasil, são elas: Trovadorismo, Humanismo, Classicismo, Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo, Modernismo e Tendências Contemporâneas (Pós Modernismo).
A arte literária se baseia no uso da palavra como meio de comunicação e sensibilização. Em síntese, essa arte tem como ferramenta a palavra utilizada na construção de histórias e sentidos. A Literatura possui alguns gêneros literários que incluem: o narrativo, o dramático ou o lírico.
A Literatura é a arte da palavra. Podemos dizer que a literatura, assim como a língua que ela utiliza, é um instrumento de comunicação e de interação social, ela cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade.
Gostar de literatura exige desapego, afinal de contas, a literatura não serve para nada. Aliás, nem tudo precisa servir para algo: há coisas que dispensam funcionalidade, que existem apenas para embelezar a vida, para aguçar a sensibilidade de quem não se contenta somente com aquilo que é real.
Trata-se de uma manifestação artística baseada, na maioria das vezes, em ficção (invenção) que pode se manifestar em forma de prosa (narrativa), drama (teatro) ou verso (poesia) e serve principalmente para provocar prazer estético.
Esses diferentes objetivos são chamados de funções da literatura. Os estudiosos da área costumam dividir as funções em cinco grupos — catártica, estética, cognitiva, político-social e lúdica.
A arte literária é concebida com a arte da palavra, materializada pela expressão do pensamento do artista seguindo as vivências relativas a cada época, a cada momento.
A literatura tem por objetivo recriar a realidade através da visão de um autor, dos seus sentimentos e técnicas narrativas. O que diferencia essa manifestação artística das outras é a palavra, sua matéria prima. Precisa haver uma espécie de abstração e subjetividade - essência de cada texto.
Género literário ou gênero literário é uma categoria de composição literária. A classificação das obras literárias que podem ser feitas de acordo com critérios semânticos, sintáticos, fonológicos, formais, contextuais e outros. As distinções entre os gêneros e categorias são flexíveis, muitas vezes com subgrupos.
A literatura escrita surgiu na Antiguidade, mas já existia na tradição oral. O texto literário é subjetivo, não utilitário e predominantemente conotativo. O texto não literário é objetivo, utilitário e predominantemente denotativo. Existem três gêneros literários: lírico, narrativo ou épico e dramático.
Alguns exemplos de obras literárias clássicas são “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes, “Orgulho e Preconceito”, de Jane Austen, e “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa.