A aeração do solo é definida como a renovação da composição do seu ar, tendendo a igualá-la à do ar atmosférico, pois, devido à respiração das plantas e dos microrganismos e à decomposição do material orgânico, a atmosfera livre e a do solo tendem a diferenciar-se, quantitativamente, na sua composição.
O conceito de aeração do solo é fornecer ar no subsolo, movendo O2 e CO2 entre os poros da terra e a atmosfera. Ajuda a evitar a fome de oxigênio nas culturas e a reduzir os níveis nocivos de dióxido de carbono no ar subsuperficial se estes se elevarem demasiado.
A aração do solo é a etapa que prepara o terreno antes do plantio, sendo executada por meio de implementos agrícolas, como arados, que cortam e viram a camada superficial do solo. O propósito fundamental da aração é estabelecer condições ótimas para o cultivo de plantas, resultando em uma variedade de vantagens.
Aeração é qualquer processo que através do aumento do contato de um líquido, geralmente a água, com o ar. Visa a um dos seguintes objetivos: aumentar seu teor em oxigênio. diminuir seu teor em gás carbônico (CO2)
Primeiramente, a aeração pode ser resultado de baixos níveis de fluido hidráulico e de vazamentos de ar na bomba de sucção. Inclusive, muitas vezes ocorre devido à baixa temperatura do óleo ou por esse ser viscoso demais, o que dificulta a liberação de ar, assim como manter a sucção do sistema.
A aeração do solo é definida como a renovação da composição do seu ar, tendendo a igualá-la à do ar atmosférico, pois, devido à respiração das plantas e dos microrganismos e à decomposição do material orgânico, a atmosfera livre e a do solo tendem a diferenciar-se, quantitativamente, na sua composição.
A aeração é feita para promover a uniformização da temperatura na massa de grãos, evitando os focos de aquecimento, sem, necessariamente, cumprir o objetivo de resfriamento.
De acordo com seu objetivo, a aeração pode ser classificada em tipos, como aeração provisória, corretiva, secante e de resfriamento ou manutenção. Aeração utilizada em grãos recém-colhidos, que cheguem úmidos (com umidade superior à recomendada para uma boa conservação) na unidade de armazenamento.
A água bruta utilizada pelas empresas pode conter diversos elementos prejudiciais para a saúde ou para os processos industriais, como gases dissolvidos, compostos orgânicos, ferro, manganês etc. O mesmo pode ser dito dos efluentes gerados desses processos.
Quais técnicas ajudam a melhorar a aeração do solo? A aeração mecânica, adição de matéria orgânica, rotação de culturas, uso de cobertura morta e principalmente irrigação adequada são técnicas eficazes para melhorar a circulação de ar no solo.
Outra técnica é a utilização de materiais orgânicos, como compostos e palha, que ajudam a melhorar a estrutura do solo e promovem a aeração natural. Além disso, o uso de ferramentas como garfos de aeração pode facilitar esse processo.
Pousio (ou poisio), em agricultura, é nome que se dá ao descanso ou repouso proporcionado às terras cultiváveis, interrompendo-lhe as culturas para tornar o solo mais fértil. Além desta finalidade, pode ser usado como meio de controle de ervas daninhas, consorciada a outras práticas, como a rotação de culturas.
Se estivermos falando de vasos e jardineiras, ou seja, pequenos espaços, podemos usar um ancinho pequeno ou até mesmo o cabo de uma colher. Para espaços maiores, como canteiros, utilize um ancinho grande ou uma enxada.
A seca-aeração é um método de secagem que proporciona aumento da cadência operacional do secador, melhora o aproveitamento das instalações e reduz o consumo energético na secagem.
A aração do solo é uma técnica de inversão das camadas do solo para que aumente os níveis de oxidação da matéria orgânica. O preparo secundário do solo visa complementar a atividade de arado, utilizando implementos de gradagem. Após a aração é feita a gradagem do solo.
Em solos sem aeração adequada, as raízes ficam privadas de oxigênio e não se desenvolvem adequadamente. Além das raízes se prejudicarem, os microrganismos aeróbicos que vivem na terra também morrem e pioram a situação, diminuindo ainda mais a oxidação.
A aeração, coloca o lodo de fundo em movimento facilitando sua oxidação e digestão; promove a ondulação constante na superfície aumentando a oxigenação superficial; aumenta as correntes internas no corpo de água promovendo mistura e aeração distribuída; remove gases tóxicos e odor como o gás sulfídrico (H2S) e o gás ...
O arejador tem dentes de aço que abrem e descompactam a terra sem alterar sua estrutura. Dessa maneira, ela estimula a atividade microbiótica no solo. Primeira etapa: posicione-se em um dos extremos da porção de terra a ser arejada. Segunda etapa: enfie o arejador na terra apoiando-se sobre sua base.
A aeração do solo é uma das condições básicas para o desenvolvimento da planta. Para um belo gramado, ele deve ser devidamente cuidado, fertilizado e regado. A aeração pode ajudar nisso, permitindo que o ar e a água penetrem na grama e você se livrará desse elemento e poderá tornar seu gramado saudável.
A aeração se torna mais fácil para você e seu gramado quando o solo está úmido devido a irrigação ou à chuva no dia anterior. A umidade amacia o solo e facilita a utilização dos equipamentos. Mas tenha cuidado, não areje gramados encharcados por chuvas prolongadas ou torrenciais, espere alguns dias.
A parte gasosa do solo, denominada de ar do solo, é semelhante ao ar atmosférico, porém apresenta maior concentração de CO 2 e menor de O 2 . A proporção de ar no solo depende do conteúdo de água, pois o ar ocupar os espaços porosos não ocupados pela água (MACHADO; FAVARETTO, 2006).
A aração provoca a aeração das camadas, permitindo maior introdução de oxigênio e expulsão de gás carbônico, o que facilita os processos químicos e biológicos da oxigenação do solo. Entre as operações agrícolas com denominação geral de preparo periódico do solo, a aração é a mais antiga e comumente realizada.
Para solucionar estes problemas o produtor recorre a processos variados, tais como, a transilagem, que é a aeração pela movimentação dos grãos de um silo para outro, e a aeração forçada dos grãos, processo que iremos analisar.