"A adoração é a primeira atitude do Homem que se reconhece criatura diante do seu Criador. Exalta a grandeza do Senhor que nos criou e a omnipotência do Salvador que nos liberta do mal. É a prostração do espírito perante o 'Rei da glória' e o silêncio respeitoso face ao Deus 'sempre maior'.
Adoração (do termo latino adoratione) é o ato de gostar de modo intenso, podendo ter ou não conotação religiosa. Está geralmente relacionado a um extremo respeito, reverência, forte admiração ou devoção em relação a determinada pessoa, lugar ou coisa.
O que o Catecismo da Igreja Católica diz sobre a adoração?
A adoração é o primeiro acto da virtude da religião. Adorar a Deus é reconhecê-Lo como tal, Criador e Salvador, Senhor e Dono de tudo quanto existe, Amor infinito e misericordioso. «Ao Senhor teu Deus adorarás, só a Ele prestarás culto» (Lc 4, 8) – diz Jesus, citando o Deuteronómio (Dt 6, 13).
The Church | Como fazer uma verdadeira adoração ao Santíssimo? | Felipe Aquino
Quais são os 4 tipos de adoração na Igreja Católica?
Latria, Dulia, Hiperdulia e Protodulia são os nomes dados aos quatro tipos de culto da Igreja Católica. Latria é o principal culto que temos na Igreja Católica, por ser a adoração a Deus.
Cultivar um coração humilde – A adoração verdadeira é caracterizada por um coração humilde e submisso a Deus. Quando nos humilhamos diante de Deus e reconhecemos que Ele é o centro de nossas vidas, podemos adorá-Lo de maneira mais profunda e sincera.
A adoração não apenas mostra nosso amor e nossa devoção a Deus, mas também nos dá forças para guardar Seus mandamentos. Por meio da adoração, nosso conhecimento e nossa fidelidade aumentam. Se colocarmos qualquer coisa ou pessoa acima do amor a Deus, estaremos adorando essa coisa ou pessoa.
praticar a justiça, amar a misericórdia e andar humildemente com teu Deus” (Mq 6.6-8); e (3) A adoração ensinada pelo apóstolo Paulo: “… que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” (Rm 12.1). Adorar é muito mais do que apenas algo que fazemos na igreja!
Deus a cheira e abençoa Noé, fazendo a primeira aliança explícita mencionada na Bíblia (Gn 8:20–9:17). Abaixo de sua árvore genealógica, encontramos Abraão, Isaque e Jacó, todos erguendo altares a Deus e fazendo vários tipos de sacrifícios.
O que o Papa diz sobre adoração ao Santíssimo Sacramento?
Adorar é colocar o Senhor no centro, para deixarmos de estar centrados em nós mesmos. É predispor as coisas na sua justa ordem, reservando o primeiro lugar para Deus. Adorar é antepor os planos de Deus ao meu tempo, aos meus direitos, aos meus espaços.
Mas afinal, por que o cristão católico não faz devocional? Na verdade, a Lectio Divina é um devocional, por ser uma forma de estudar e refletir a Bíblia de acordo com o Evangelho e as Leituras propostas pela Igreja diariamente e não de forma espontânea.
“Adoração” vem do Latim - adoratio. onis. E significa: 1 - Ação de adorar, de prestar culto a um ser superior, a uma divindade; veneração; 2 - Expressão de afeto, de carinho, de homenagem ou submissão; 3 - Ação através da qual se assume uma dependência de Deus.
Existem diferentes formas de praticar a adoração: pelo louvor, pela adoração Eucarística, pela missa – no momento da consagração – ou em tempos específicos. Qualquer que seja a forma, trata-se de um ato de amor para com Deus “em espírito e em verdade”: amar e se deixar amar, unir-se e se deixar transformar.
1- DEUS SE AGRADA QUANDO NOSSA ADORAÇÃO É CONFORME A VERDADE. A verdadeira adoração, conforme as Escrituras, está fundamentada na verdade de Deus. Isso significa que ela deve estar baseada em Sua Palavra, em Seu caráter e na natureza divina revelados nas Escrituras.
A adoração do Santíssimo Sacramento não pede necessariamente uma oração falada. Ela pode dar-se de forma suficiente em um sentimento de amor profundo. Colocar-se diante do Senhor em adoração e dá-lo todo o seu amor, sentir todo amor que temos por Jesus e oferecê-Lo, de forma simples, sem buscar mais do que isso.
Vale re-lembrar que a adoração deve ser feita fora da Santa Missa,ou após a oração pós-comunhão. O Presidente diante do altar inicia,caso seja fora da missa o sacerdote faz o sinal da cruz e a saudação,caso seja depois da oração pós-comunhão ele inicia: C: A Paz da parte de nosso Senhor Jesus Cristo esteja convosco.
A idolatria consiste em achar que a divindade está em uma imagem. E como católicos, as imagens dos santos são para nós, uma representação do que um dia foram na terra, um grande exemplo de virtudes, de fé e devoção a Deus que estes tiveram em vida.
O Catecismo da Igreja Católica nos ensina que “a adoração é o primeiro ato da virtude da religião. Adorar a Deus é reconhecê-Lo como tal, Criador e Salvador, Senhor e Dono de tudo quanto existe, Amor infinito e misericordioso”3.