O que é a síndrome do bebê azul? Síndrome do bebê azul é uma condição caracterizada por uma mudança na cor da pele em bebês. A tonalidade azulada é mais evidente em áreas finas da pele, como lábios, lóbulos das orelhas e leitos ungueais. É devido a anormalidades cardíacas, pulmonares ou sanguíneas.
A “doença do bebê azul” é uma má formação congênita no coração do bebê. Por causa dessa má formação, o sangue não é oxigenado corretamente, e isso causa uma coloração roxo-azulada no bebê. Para consultar seu bebê com os melhores especialistas pediátricos, ligue: (61) 3445-0000.
Pontos de sangue nos olhos; Baixa tonalidade dos músculos; Vômitos e anorexia; Os casos leves de síndrome do bebê sacudido não costumam mostrar sintomas de alerta.
Pode haver ainda consequências que podem não ser visíveis, como uma hemorragia no cérebro ou nos olhos, danos na medula espinhal e pescoço, ou fraturas nas costelas. Em casos mais moderados, a criança pode aparentar não ter sofrido lesões, mas a longo prazo apresenta problemas de saúde, aprendizagem e desenvolvimento.
É normal o bebê jogar a cabeça para trás quando está bravo?
Sim, é normal o bebê se jogar para a frente ou para trás quando fica bravo. À medida que cresce, o bebê começa a entender do que gosta e do que não gosta. Além disso, com o passar dos meses, fica cada vez mais forte e capaz de demonstrar para você como está se sentindo.
Por fim, aos 33 min Blalock e Vivien discutem no quadro em seu laboratório o fluxo de sangue dos corações de má formação congênita (tetralogia de Fallot) e as estratégias de corrigir a falha.
As manchas avermelhadas ou até arroxeadas nas pálpebras das crianças são, mais comumente, hemangiomas. Eles são lesões benignas, formadas pelo crescimento anormal de vasos sanguíneos. Geralmente, essas lesões aumentam nos primeiros meses e tendem a regredir mesmo sem tratamento nos primeiros anos de vida.
“Existe cura para o câncer. Ela depende principalmente do estágio em que a doença é diagnosticada. Mas tam- bém está atrelada ao tipo de tumor. Alguns têm altas taxas de cura, mesmo quando diagnosticados em fases avançadas, como os de testículo, de tireoide e determinados subtipos de próstata e de mama”, explica.
A síndrome de Sturge‑Weber é causada por um gene anômalo. Esse gene foi inadvertidamente danificado quando o bebê ainda estava no útero. O gene anômalo não é herdado dos pais. Os vasos sanguíneos anômalos que crescem no rosto causam uma mancha de nascença de cor avermelhada ou arroxeada.
“Doença do sangue azul” – a hemofilia é chamada assim porque ocorreu em diversas famílias reais na Rússia e Europa. Num povo judeu, os rabinos percebiam que ao praticarem a circuncisão alguns meninos sagravam abundantemente – não se sabia ainda da existência da hemofilia – porém acontecia apenas em algumas famílias.
Chamamos de síndrome do bebê chiador o chiado no peito que ocorre na criança até os dois anos de idade e que pode estar relacionado ou não a problemas respiratórios. Este chiado pode ser contínuo (persistente) ou transitório. É muito comum confundir o termo bebê chiador com asma.
Já a cianose labial acontece quando os lábios ficam levemente azulados em situações de frio extremo ou com o uso de roupas apertadas. Já a cianose mista acontece quando a oxigenação que ocorre nos pulmões é prejudicada e o coração também não consegue promover o transporte suficiente de sangue oxigenado.
Ponte de safena: o que é? A ponte de safena é um procedimento cirúrgico realizado para tratar obstruções nas artérias coronárias, que são responsáveis por levar sangue ao coração. Quando essas artérias estão bloqueadas, o fluxo sanguíneo fica comprometido, podendo levar a um ataque cardíaco.
Como a cianose pode ser considerada uma condição grave, é recomendado procurar atendimento médico assim que esse sinal surgir, principalmente se for acompanhado de sintomas como falta de ar, cansaço, dor no peito e tosse, para evitar complicações.
O tratamento da síndrome do bebê azul depende da sua causa. Bebês com metemoglobinemia podem reverter a condição tomando um medicamento chamado azul de metileno, que pode fornecer oxigênio ao sangue .
A cor arroxeada na região da pálpebra inferior aparece com mais frequência em pessoas que apresentam predisposição genética, que a pele tende a ter maior pigmentação, presença de vasos sanguíneos mais calibrosos e superficiais, perda de gordura pelo processo de envelhecimento, ou que tenham o globo ocular mais retraído ...
Mas, afinal, por que os bebês nascem roxos? Ao contrário do que muitos acreditam, é normal que um bebê nasça roxo. A cor se deve ao fato de que o ambiente intrauterino é hipóxico, ou seja, possui níveis de oxigênio menores se comparado ao ambiente fora da barriga.
O preconceito social e racial é o principal tema exposto pelo drama. A história que envolve os protagonistas deixa evidente como a sociedade tem sido prejudicada há anos pelo simples fato de não oferecer oportunidades a pessoas com talento para determinadas profissões.
Qual foi a maior contribuição de Vivien Thomas para a medicina?
Suas descobertas resultaram na primeira cirurgia cardíaca do mundo para o tratamento da síndrome dos bebês azuis. O mérito e a fama foram conferidos a Blalock. Somente em 1976, Vivien obteve o título de doutor honoris causa e o reconhecimento por seu trabalho.
Alfred Blalock (Alan Rickman), um cardiologista especialista, deixa o Hospital Vanderbilt para ir para o Hospital Johns Hopkins. Ele leva consigo sua técnica de laboratório, Vivien Thomas (Yasiin Bey), uma jovem afro-americana que não concluiu o curso universitário, mas que tem mãos privilegiadas para cirurgias.
O que é um bebê high need? O termo "bebê high need" foi cunhado pelo pediatra norte-americano William Sears para descrever bebês que precisam de mais atenção, contato e paciência do que o habitual.
1 - Seu cérebro ainda está muito imaturo. A parte do cérebro que controla os impulsos (córtex frontal) ainda é muito imatura, então as crianças ainda não têm a capacidade de inibir seus impulsos. Elas querem algo e tomam isso. Elas ficam com raiva e batem.
Porque o bebê fica virando a cabeça de um lado para o outro?
É um mecanismo natural que ele usa para relaxar e facilitar a transição entre ciclos de sono, algo que pode começar por volta dos 6 meses e durar até a primeira infância. Esse movimento pode parecer estranho ou até preocupante, mas a ciência nos mostra que é inofensivo e não interfere no descanso do bebê.