No entanto, muitos casos de PIG ocorrem devido a problemas relacionados ao crescimento do bebê durante a gravidez. Cerca de 30% dos fetos têm restrição de crescimento uterino (RCIU), ou seja, não recebe os nutrientes e o oxigênio necessários para desenvolvimento completo dos órgãos e tecidos.
Quando a idade gestacional é de 40 semanas, meninos que pesam menos de três quilogramas são pequenos para a idade gestacional. Meninas que pesam menos de 2,8 quilogramas também são pequenas para a idade gestacional. O médico utiliza tabelas de crescimento para avaliar bebês em outras idades gestacionais.
Como dito anteriormente, o peso ideal de um bebê fica entre o percentil 10 e o percentil 90 e é classificado como adequado para a idade gestacional (AIG). Quando o peso fetal está acima do percentil 90, ele é classificado como grande para a idade gestacional (GIG).
Dependendo do problema subjacente, bebês PIG apresentam maior risco de complicações, como: Aborto espontâneo ou natimorto. Dificuldade em respirar e baixos níveis de oxigênio. Níveis baixos de glicose no sangue.
Também conhecido pela sigla PIG, o pequeno para idade gestacional é o nome dado para os bebês que possuem peso e/ou comprimento abaixo da média esperada. A condição pode indicar um atraso no crescimento intrauterino e um risco para o desenvolvimento do bebê.
O feto é diagnosticado como PIG (pequeno para a idade gestacional), quando seu peso se encontra menor ou igual ao percentil 10% para sua idade gestacional. Desses fetos, cerca de 70% são fetos pequenos constitucionais, e não apresentam risco de aumento da morbimortalidade perinatal.
A idade gestacional foi calculada a partir da data da última menstruação. Considerou-se como pequena para a idade gestacional (PIG) aquelas crianças cujo peso ao nascer, de acordo com o sexo e a idade gestacional, estava abaixo do percentil 10 da população de referência de Williams.
Qual o peso mínimo que um bebê precisa ter para sair da maternidade?
Da mesma forma, observamos o recém-nascido; para ir para casa ele precisa ter peso mínimo de, pelo menos, 1,6 Kg (ou até um pouco mais, caso a mãe não esteja segura) e ter um ganho ponderal adequado durante três dias consecutivos.
Interpretação dos Resultados: Com base no percentil obtido, os médicos podem avaliar se o crescimento do seu bebê está adequado. Um percentil entre 10 e 90 é considerado normal, enquanto abaixo de 10 pode indicar que o bebê é pequeno para a idade gestacional e acima de 90 pode sugerir que ele é grande.
A diferença entre ambas situações está em certos processos patológicos. Enquanto um bebê PIG é apenas considerado pequeno, sem que isso seja causado por qualquer doença, o bebê que sofre de RCIU é afetado por processos patológicos.
Gestantes de bebê com Restrição de Crescimento Intra-Uterino (RCIU) Quando a causa do baixo ganho de peso é alimentar, o uso de Whey Protein ajuda a aumentar o percentil do bebê.
A suspeira ocorre ainda na gravidez através do exame ultrassonográfico no qual o percentil é avaliado. 🎯Bebê é PIG quando o peso estimado está abaixo do percentil 10.
A detecção precoce é essencial no tratamento da insuficiência placentária. As mulheres devem evitar o abuso de drogas, o fumo e o consumo de álcool. Elas devem garantir que recebem todos os cuidados pré-natais necessários. Se tiverem alguma preocupação ou inquietação, devem consultar o médico.
Após nascer, o bebê com baixo peso pode precisar ficar internado em uma unidade de terapia intensiva, dependendo das suas condições de saúde, entretanto, nos casos em que o bebê não apresenta complicações e tem mais de 2.000g, poderá ir para casa desde que os pais sigam as recomendações do pediatra.
A pediatra e neonatologista Ana Larissa de Melo explica que o índice, também conhecido como Escala de Apgar, trata-se de uma linguagem universal para analisar cinco aspectos da criança: cor, frequência cardíaca, respiração, irritabilidade reflexa e tônus muscular.
Já uma gestação a termo significa que o parto foi feito no tempo certo e que o recém-nascido terá menos probabilidade de sofrer com problemas respiratórios e de outros sistemas, além de ter mais facilidade em se desenvolver nos primeiros dias de vida.
O que é considerado um percentil normal? Não existe um percentil normal e outro “anormal”. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que seja considerada como referência de peso esperado os percentis 10 e 90. Ou seja, quando o peso do bebê está entre o percentil 10 e 90 ele é considerado adequado.
O que é bebê PIG, AIG e GIG? Enquanto o bebê PIG está abaixo do peso para a idade gestacional, o bebê GIG, chamado de grande para a idade gestacional, está acima do peso. Numa escala de 0 a 100 ela está entre 90 e 100.
O recém-nascido cujo peso de nascimento é superior ao de 90% dos recém-nascidos com a mesma idade gestacional (acima do 90º percentil) é considerado grande para a idade gestacional.
Qual o peso mínimo para o bebê sair da maternidade?
O critério de peso para a alta de bebês prematuros pode variar entre as Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTINs). Em geral, muitas UTINs consideram a alta quando o bebê atinge um peso de 1.900 a 2.000 gramas.