O que é glicuronidação?
Glicuronidação A glicuronidação é uma das principais vias de biotransformação de xenobióticos nos mamíferos, tendo especial importância na biotransformação de carcinógenos (nitrosaminas, hidrocarbonetos aromáticos cíclicos e aminas aromáticas).O que é glucuronidação?
A glucuronidação, a reação mais comum da fase II, é a única que ocorre no sistema enzimático microssômico hepático. Os glucuronídeos são secretados na bile e eliminados na urina. Assim, a conjugação torna a maioria dos fármacos mais solúvel e facilmente excretada pelos rins.O que é a reação de glicólise?
A glicólise é o primeiro passo na quebra da glucose para extrair energia para o metabolismo celular. A glicólise consiste em uma fase que necessita de energia seguida por uma fase que libera energia.O que são reações de biotransformação?
A biotransformação é o processo através do qual uma substância é alterada (transformada) de um elemento químico para outro através de uma reação química no interior do organismo. A biotransformação é essencial para a sobrevivência uma vez que os nutrientes absorvidos (alimentos, oxigénio, etc.)Farmacocinética: METABOLIZAÇÃO | Aula 6 | Farmacologia rápida e fácil | Flavonoide
O que acontece com o fármaco na biotransformação?
A biotransformação dos fármacos pode alterá-los de quatro maneiras importantes: Um fármaco ativo pode ser convertido em fármaco inativo. Um fármaco ativo pode ser convertido em um metabólito ativo ou tóxico. Um pró-fármaco inativo pode ser convertido em fármaco ativo.Quais são os 4 fatores que influenciam a absorção de um fármaco?
Alguns fatores influenciam a absorção, tais como: características físico- quimicas da droga, veículo utilizado na formulação, perfusão sangüínea no local de absorção, área de absorção à qual o fármaco é exposto, via de administração, forma farmacêutica, entre outros.O que causa a glicólise?
A glicólise é um processo que envolve 10 reações enzimáticas e resulta na formação de ácido pirúvico a partir da glicose. Para que o processo ocorra, é necessário que a molécula de glicose seja inicialmente ativada pela adição de fosfatos, os quais são provenientes de duas moléculas de ATP.O que significa ATP?
ATP é uma sigla utilizada para denominar a adenosina trifosfato. Essa molécula é encontrada em todos os seres vivos e constitui a principal forma de energia química, uma vez que sua hidrólise é altamente exergônica (libera energia livre).Quais são as 3 fases de ação do fármaco?
A ação de um fármaco, quando administrado a humanos ou animais, pode ser dividida em três fases: fase farmacêutica, fase farmacocinética e fase farmacodinâmica1 (Esquema 1). Na fase farmacêutica, ocorre a desintegração da forma de dosagem, seguida da dissolução da substância ativa.O que é glutationa e para que serve?
A glutationa é o antioxidante mais abundante no sistema de combate aos radicais livres. Ela também tem papel ativo na recuperação celular e na eliminação de toxinas. Saiba mais sobre a glutationa, que é considerada a “mãe de todos os antioxidantes”.O que é ácido glicurônico?
O ácido glicurônico ou glicurónico (também escrito como glucorônico, glucorónico, glicorônico, etc; do grego antigo γλυκός "doce" + οὖρον "urina") é semelhante à glicose, com a diferença de que no sexto átomo de carbono há um grupo carboxila e ao invés de uma hidroxila.O que é a reação de glicação?
Essa reação causa a perda de elasticidade do colágeno, aumentando rugas e flacidez na pele. Os agentes glicantes podem ser encontrados, principalmente, em alimentos ricos em açúcar.O que é oxigênio reativo?
As espécies reativas do oxigênio (ERO) são moléculas instáveis e extremamente reativas capazes de transformar outras moléculas com as quais colidem. As ERO são geradas em grande quantidade durante o estresse oxidativo, condição em que são afetadas moléculas como proteínas, carboidratos, lipídeos e ácido nucleicos.O que são alimentos glicados?
Alimentos glicados são produzidos durante o processamento térmico excessivo, quando misturamos uma fonte de carboidrato com uma fonte proteica (ou já há presença dos dois nutrientes no mesmo alimento), e elevamos a temperatura.Qual a diferença entre glicose e glicólise?
A glicose é degradada no processo de glicólise para a obtenção de energia. A glicólise é o processo de oxidação da glicose (carboidrato), principal fonte energética dos seres vivos, que utilizam essa molécula para o funcionamento adequado do metabolismo.Quais são os 4 tipos de fermentação?
Tipos de Fermentação
- Fermentação alcoólica. A fermentação alcoólica acontece em duas etapas. ...
- Fermentação lática. Já a fermentação lática pode acontecer tanto em animais (inclusive no próprio ser humano) quanto em plantas e minerais. ...
- Fermentação natural. ...
- Fermentação acética.
Qual é a função do piruvato?
Portanto, o piruvato possui importante função na conversão do alimento a energia. Importante regulador dos processos metabólicos, a união de duas moléculas de piruvato pode formar uma nova molécula de glicose no fígado por um processo metabólico conhecido por neoglicogênese.O que faz baixar a glicose rapidinho?
O que é bom para baixar a diabetes?
- Consumir alimentos ricos em fibras. ...
- Consumir vegetais sem amido. ...
- Realizar refeições em horários consistentes. ...
- Sempre tenha lanches de emergências á mão. ...
- Tente controlar a quantidade de calorias. ...
- Pratique exercícios físicos. ...
- Tenha um sono de qualidade. ...
- Invista em chás que baixam a glicose.
Qual o nível de glicose perigosa?
A glicose de jejum entre 100 e 125 mg/ dL é chamada de glicemia de jejum alterada. A partir de 126 mg/dL já temos o diagnóstico de diabetes.Como a glicose vira gordura?
Quanto mais se consome alimentos que são fontes de carboidratos, maior a possibilidade de gerar excedente do açúcar no organismo, que será transformado em triglicérides e armazenado como gordura. Esse excesso contribui também para o desenvolvimento de doenças como diabetes e obesidade.Qual a via de absorção mais lenta?
2.3.Na via subcutânea, os medicamentos são administrados debaixo da pele, no tecido subcutâneo. Nessa via, a absorção é lenta. As regiões de injeção subcutânea incluem as regiões superiores externas dos braços, o abdome, a região anterior das coxas e a região superior do dorso.