Quizilas marcam também a especificidade das casas de candomblé. A abóbora é uma grande quizila do Axé Opô Afonjá, lembra Alzira, acrescentando outras quizilas de cunho coletivo e observações sobre efeitos indesejáveis das transgressões: "Aqui no terreiro ninguém come feijão branco, nem a pinha.
📍 Oyá e a abóbora Segundo as lendas do candomblé ,Iansã tem pela abóbora não é bem quizila, a quizila é para os filhos desta, Iansã tem pela abóbora GRATIDÃO.
Os filhos de Iansã, segundo as tradições das religiões afros, não comem a iguaria. Uma parte da conversa entre Ana Maria Braga e Taís Aráujo, no Mais Você de segunda-feira, quando a atriz se recusou a comer o nhoque de abóbora preparado pela apresentadora, passou quase despercebida.
Segundo o ewo ou quizila (regras de conduta para os iniciados do candomblé que estabelecem o que eles não podem comer ou fazer), os filhos de Iemanjá não devem comer pimenta e sal, quiabo, abacaxi, mamão, uva vermelha e frutos do mar e nem usar a cor vermelha.
Conforme uma determinada lenda, normalmente contada nos candomblés, Iansã quase foi morta por um carneiro que a traiu chamando inimigos de Oya para que a matassem, e para fugir destes Iansã precisou se esconder no meio de uma plantação de abóboras por toda uma noite disfarçada como tal, e por gratidão de ter escapado ...
O nutrólogo alerta apenas que pessoas com problema renal grave devem ter cuidado com a ingestão por conta do alto teor de potássio. Indivíduos com alergia ou sensibilidade aos componentes da abóbora também devem evitar o consumo.
Um filho-de-santo deve seguir as prescrições da dieta de seu orixá. Um filho de Oxalá, pai de todos os orixás, não come azeite-de-dendê. O de Exu, malicioso e ambíguo, detesta óleo-de-coco. O de Oxóssi, caçador que vive embrenhado nas matas, evita a carne de assanhaço, coruja e urubu.
Então por tudo isso concluímos que a quizila de Pai XANGÔ é sempre quando nós buscamos fazer justiça com as próprias mãos, uma justiça cega, sem sabedoria e equilíbrio.
Apesar do nome popular ser um pouco confuso, (talvez fosse mais indicado chamar de banho “contra” quebra de quizila) trata-se de um bom ritual de defesa, com fundamentos ligados ao orixá Obaluayê (sincretizado com São Roque, santo festejado em 16 de agosto). Ele é feito com farinha de milho branca e água.
Um filho de santo cabeça de Iansã como aquele ligado ao odu Ossá, um odu relacionado com o caminho de Iansã, não deve comer carne de carneiro (Genivaldo de Omolu)" (BASSI, 2012, p. 191).
As representações relacionadas às quizilas podem também representar os atributos dos orixás: o abacaxi, por exemplo, enquanto fruto rugoso, é quizila de Omolu, pois representa as chagas do corpo deste orixá, marcado pela varíola; os animais que rastejam não podem ser consumidos pelos filhos de Oxumarê, orixá cobra etc.
O arquétipo de Xangô é aquele das pessoas voluntariosas e enérgicas, altivas e conscientes de sua importância real ou suposta. Das pessoas que podem ser grandes senhores, corteses, mas que não toleram a menor contradição, e nesses casos, deixam-se possuir por crises de cólera, violentas e incontroláveis.
Sua quizila geral é a mentira. Obá representa o lado esquerdo preeminente feminino, ligada as Iyamís, ostenta seu poder apontando com a mão esquerda em riste na direção de sua orelha esquerda e com a mão direita empunha como num coice sua espada, dança esplêndidamente.
Por exemplo, o abacaxi é a quizila maior do terreiro que é a quizila de Kisimbi. Kisimbi rejeita essa fruta, ela não gosta, então a gente não come, quem é filho da casa não come abacaxi.
Existe uma qualidade de Xangô, chamada Baru, que não pode comer quiabo. Ele era muito brigão. Só vivia em atrito com os outros. Ele é que era o valente.
Conforme uma determinada lenda, normalmente contada nos candomblés, Iansã quase foi morta por um carneiro que a traiu chamando inimigos de Oya para que a matassem, e para fugir destes Iansã precisou se esconder no meio de uma plantação de abóboras por toda uma noite disfarçada como tal, e por gratidão de ter escapado ...
A abóbora é rica em fibras, que, embora sejam essenciais para a saúde do sistema digestivo, podem causar problemas em grandes quantidades. Elas aumentam a sensação de saciedade, o que pode ser positivo para os que buscam a perda de peso, mas, se consumidas em excesso, podem levar a cólicas, inchaço, gases e diarreia.