Os iranianos de hoje são descendente dessa linhagem, mas se dividem em vários grupos com muitas diferenças entre si. O país se chamou Pérsia até o século passado – o nome Irã, que na língua parse significa “terra dos arianos” (uma referência à etnia de seus ancestrais), só foi adotado oficialmente em 1935.
O Irã, país que se localiza no Planalto Iraniano (Oriente Médio), era chamado de Pérsia do século 6 a.C. até 1935, apesar de o nome Irã já ser utilizado pelos persas desde o século 7.
A aspiração por modernizar o país levou à revolução constitucional persa de 1905–1921 e à derrubada da dinastia Cajar, subindo ao poder Reza Xá Pahlavi. Este pediu formalmente à comunidade internacional que passasse a referir-se ao país como Irã e não mais Pérsia.
Em aramaico, o nome Pérsia, significa divisão, desdobramento, ato de repartir. O povo iraniano, para se referir ao próprio país, usava, desde o período sassânida, o termo "Iran", que significa “terra dos arianos”, derivado de Aryanam, forma encontrada em textos persas antigos.
A religião persa antiga, conhecida como masdeísmo, caracterizou-se principalmente pela dualidade entre o bem versus o mal, forças representadas pelos dois principais deuses: Ahura-Mazda (ou Ormuz-Mazda) e Arimã (ou Angro Mainyush). Os princípios do masdeísmo foram compilados no Zend-Avesta (ou mesmo Avesta).
Os persas povoaram o local que atualmente é conhecido como uma província do Irã, chamada de Fars, por isso, a população iraniana tem ancestralidade persa. O Irã ou República Islâmica do Irã, inclusive, só começou a ser conhecido assim em meados do século XX, em 1935. Até então o território era conhecido como Pérsia.
É nesse contexto que devemos entender essa resistência do “príncipe da Pérsia” ao anjo Gabriel. Quem era esse “príncipe”, que ousou resistir a um anjo de Deus durante três semanas? Certamente não era Ciro, mas um anjo caído designado por Satanás para influenciar o governo da Pérsia.
Como as duas culturas são próximas, o árabe e o persa foram influenciados um pelo outro. Até mesmo seus alfabetos são muito semelhantes entre si. Após a conquista do Irão pelos muçulmanos em 642, o alfabeto árabe começou a ser usado em vez do alfabeto usado no Irão.
A região onde hoje se encontra o Iraque também era conhecida como Mesopotâmia, palavra que vem do grego "meso" (entre) e "potamos" (rio), podendo, portanto, traduzir-se por "entre rios". O nome foi dado pelo fato de a região estar situada entre os rios Tigre e Eufrates.
No Irã prevalece a vertente xiita do Islã para reafirmar o nacionalismo iraniano, pois a vertente sunita é a adotada majoritariamente pelos muçulmanos árabes, e os persas queriam afirmar suas diferenças com os árabes.
Os judeus persas, judeus iranianos ou parsim ( Persa: ی marcaیان ایرانی yahudiyān-e irāni; hebraico: יהודים פרסים yəhūdīm parsīm ) são judeus descendentes dos judeus que migraram para regiões pertencentes ao atual Irão após a queda dos antigos reinos de Israel e Judá.
O Irã é uma nação persa, com uma história rica, uma cultura única e uma língua própria: o farsi. Para ajudar a esclarecer essas e outras confusões sobre o Oriente Médio, vou fazer uma sequência de vídeos para desmistificar o que gira em torno do Oriente Médio.
Os medos se estabeleceram ao norte; e os persas, ao sul do território. A partir do século VIII a. C., os medos dominaram a região do planalto iraniano e, com um hábil e organizado exército, submeteram vários povos que viviam na região – os persas foram um desses povos conquistados pelos medos.
Globalmente, o maior medo era a perda de um familiar, seguido por câncer, AVC e infarto. A covid-19, embora estivéssemos em plena pandemia, ficou apenas em 6o lugar, abaixo de acidentes de trânsito.
a) Localização histórica. Os persas eram um povo iraniano que habitava a região que atualmente é o Irã e seus arredores. Eles estabeleceram um grande império na região, que se estendeu desde a Ásia Central até a costa do Mediterrâneo, incluindo partes da Europa Oriental e da África do Norte.
A população do Irã é composta por diversas etnias que se miscigenaram durante séculos de migrações. Os persas ou Parsi representam mais de 51% da população e são descendentes dos Elamitas e Arianos, primeiros grupos a habitarem a região e que deram a região o nome de Pérsia.
Os caldeus são povos da antiguidade, de origem árabe, que ocupavam regiões ao sul da Mesopotâmia, chamadas Caldeia, atualmente, são áreas atualmente localizadas a Síria, Iraque e Turquia.
Bozra hoje é uma pequena cidade da Jordânia no estado de Tafilah, chamada de Buseirah ou em outras transliterações do árabe para o inglês grafada como Bouseira. Suas ruínas conforme foto desta página são de uma povoação segundo a arqueologia, por volta de 2700 a 2900 anos (900 a 700 a.C.).
Esaú foi considerado o pai dos edomitas que habitaram uma região que hoje é conhecida por Acaba. Os habitantes de Edom — os edomitas — seriam descendentes de Esaú, irmão gêmeo de Jacó (Gn 25-36).