O que é uma desalquilação?
Quím Retirada de um radical alquila de uma molécula; desalcoilação. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES Antôn : alquilação .O que é a reação de glicuronidação?
Glicuronidação. A reação consiste em unir um grupo glicuronil em um grupo hidroxila, amino ou sulfidrílico do tóxico. A enzima que cataliza a reação é a UDP glicuronil transferase e o doador do grupo polar é o ácido UDP glicurônico.O que é metabolização?
nome feminino. Acto ou efeito de fazer o metabolismo de algo (ex.: metabolização da glicose). Origem etimológica: metabolizar + -ção.Qual é a definição de farmacocinética?
A farmacocinética, às vezes descrita como o que o corpo faz com o fármaco, refere-se ao movimento do fármaco dentro, através e fora do corpo — o tempo de evolução de sua absorção, biodisponibilidade, distribuição, biotransformação e excreção.BIOTRANSFORMAÇÃO DE FÁRMACOS PARTE 2
Quais são as 4 fases da farmacocinética?
Tais fatores são organizados em basicamente quatro etapas farmacocinéticas: absorção, distribuição, metabolismo e excreção. A depender das características físico-químicas de cada fármaco e da forma como interage com estruturas corpóreas este trajeto será facilitado ou dificultado.Qual a função da farmacodinâmica?
A farmacodinâmica (às vezes descrita como o que o fármaco faz no corpo), é o estudo dos efeitos bioquímicos, fisiológicos e moleculares dos fármacos no corpo e diz respeito à ligação ao receptor (incluindo a sensibilidade do receptor), aos efeitos pós-receptor e às interações químicas.O que é metabolização farmacocinética?
A farmacocinética, dessa forma, compreende o estudo do caminho do fármaco no corpo humano, desde a sua administração até a sua metabolização ou excreção, passando por várias etapas, como a absorção, a distribuição e a metabolização.O que é NAD e FAD?
É importante destacar também os compostos NAD + (Nicotinamida Adenina Dinucleótido) e FAD (Dinucleotídeo de Adenina Flavina), fundamentais para as funções do metabolismo energético por transportarem o hidrogênio liberado nas reações químicas. ATP é o elemento mais importante das células por captar e liberar energia.O que é agonista?
➢ Agonista: é um fármaco que possui afinidade por um receptor particular e causa uma modificação no receptor que resulta em um efeito observável. Tendência do fármaco se associar a um tipo particular de receptor. A força de atração de um fármaco por um alvo biológico é definida como afinidade.Quais enzimas regulam a glicólise?
Regulação da glicóliseVárias etapas na glicólise são reguladas, mas o ponto de controle mais importante é a terceira etapa da via, que é catalisada por uma enzima chamada fosfofrutoquinase (PFK).
O que é glucuronidação?
A glucuronidação, a reação mais comum da fase II, é a única que ocorre no sistema enzimático microssômico hepático. Os glucuronídeos são secretados na bile e eliminados na urina. Assim, a conjugação torna a maioria dos fármacos mais solúvel e facilmente excretada pelos rins.O que é a ligação fosfoanidrido?
A ligação entre o segundo e o terceiro grupos fosfato é conhecida como ligação fosfoanidrido e é responsável pela alta energia liberada durante a hidrólise do ATP. Essa energia liberada participa diretamente dos processos metabólicos de fornecimento de energia à célula.O que é N-desalquilação?
N-desalquilação é uma reacção metabólica frequentemente encontrada em xenobióticos que pode ter importantes consequências toxicológicas, como no metabolismo da substância cancerígena Dimetilnitrosamina. É hepatotóxixa, mutagénica e carcionogénica e tem também efeito imunossupressor.Quais são as 4 fases da toxicocinética?
Processos ADME, as quatro fazes pelos quais uma substância passa após entrar no organismo: Absorção; Distribuição; eliminação através do Metabolismo e da Excreção.Qual órgão tem a maior capacidade de biotransformar xenobióticos?
As células hepáticas têm uma capacidade muito grande para biotransformar agentes xenobióticos (compostos químicos estranhos a um organismo), sendo convertidos geralmente em substâncias mais hidrossolúveis que são eliminadas pela via renal.Como o NAD vira NADH?
A forma NADHS é obtida pela redução do NAD+ com dois elétrons e aceitação de um próton (H+).O que e um desacoplador mitocondrial?
Um desacoplador da respiração mitocondrial poderia dissipar o gradiente de prótons e aumentar a velocidade da cadeia transportadora de elétrons e o consumo de oxigênio, diminuindo a formação de espécies reativas de oxigênio e, consequentemente, o estresse oxidativo.Qual a diferença entre NADH e FADH2?
O NADH é a forma oxidada do NAD+, e FADH2 é a forma reduzida do FADH.Quais são as 3 fases de ação do fármaco?
A ação de um fármaco, quando administrado a humanos ou animais, pode ser dividida em três fases: fase farmacêutica, fase farmacocinética e fase farmacodinâmica1 (Esquema 1). Na fase farmacêutica, ocorre a desintegração da forma de dosagem, seguida da dissolução da substância ativa.Qual é a farmacocinética da losartana?
A farmacocinética da losartana e seu metabólito principal é linear com doses por via oral de até 200mg. Nem a droga, nem seu metabólito ativo se acumulam no plasma após dose única diária repetida. As concentrações máximas do produto e de seu metabólito ativo são atingidas em 1 hora e em 3- 4 horas, respectivamente.O que é a meia-vida de um medicamento?
Mas, o que é a meia-vida, afinal? A meia-vida (t 1/2): é o tempo gasto necessário para que a quantidade de uma matéria se reduza à metade. Mais especificamente, quando tratamos de medicamentos dizemos que a meia-vida é o tempo gasto para que a concentração plasmática de um fármaco no organismo se reduza à metade.Quais são as 4 etapas da farmacocinética?
Etapas da Farmacocinética. Conforme comentamos anteriormente, a farmacocinética é, didaticamente, dividida em quatro etapas: absorção, distribuição, biotransformação, biodisponibilidade e excreção.Quais são os 4 tipos de receptores farmacológicos?
dopaminérgicos, opioides, canabinoides (anandamida), olfatórios.O que significa ED50?
O que é dose efetiva 50% (DE50 ou ED50)?É a dose capaz de produzir 50% do efeito desejado.