O que é a lei de 7 dias de arrependimento?

Previsto no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, a regra permite desistir de uma compra ou serviço contratado de forma não presencial, na qual não há acesso direto ao produto.
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Quando não se aplica a lei do arrependimento?

Vale destacar que o direito de arrependimento não se aplica a todas as compras: produtos digitais, como softwares baixados e cursos online, nem sempre são passíveis de devolução, pois estão sujeitos a políticas específicas que variam conforme a legislação e as regras de cada plataforma.
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Como funciona a garantia de 7 dias pela loja?

Quem adquire produtos ou serviços fora do estabelecimento comercial e se arrepende pode cancelar a compra, mas dentro do prazo de 7 dias a contar da aquisição ou do recebimento do produto, que deve ser devolvido. Nesse caso, o consumidor tem direito à devolução de qualquer valor ora pago.
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Em quais casos cabe o direito de arrependimento do consumidor no prazo de 7 dias?

49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), e se aplica a compras feitas por telefone, internet, revistas, catálogos ou mesmo em domicílio. Considera-se, aqui, que o consumidor não teve acesso direto ao produto, de modo que não pôde avaliar bem o que foi comprado ou contratado, tendo o PRAZO de 7 DIAS PARA DESISTIR.
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Como funciona o direito de arrependimento de compra?

O que é o direito de arrependimento? O direito ao arrependimento permite ao consumidor desistir de uma compra ou contratação de serviço realizada fora do estabelecimento comercial, sem a necessidade de justificativa. Ele é válido por um período de 7 dias, também conhecido como prazo de reflexão.
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DIREITO DE ARREPENDIMENTO DO CONSUMIDOR - ARTIGO 49 CDC

Como funciona o arrependimento de uma compra?

Ou seja, o Direito de Arrependimento é válido a compras realizadas em comércios eletrônicos e prevê um período de 7 dias para o consumidor se arrepender da compra. Este período é contado a partir do recebimento do produto.
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Como funcionam os 7 dias de arrependimento?

49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.
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O prazo de arrependimento é de 7 dias úteis ou corridos?

Prazo para o arrependimento

O prazo para que o consumidor desista de sua compra ou até mesmo de um contrato, no caso de serviços, é de 7 (sete) dias corridos, contados a partir do recebimento da mercadoria.
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Quais os requisitos para aplicar o direito de arrependimento?

E quais seriam esses requisitos? Bom, para que o consumidor possa se valer do direito de arrependimento é necessário que a compra tenha sido realizada de forma não presencial, ou seja, online, a domicilio ou por telefone, e o cancelamento tenha sido solicitado pelo consumidor dentro do prazo de 7 (sete) dias.
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O que fazer quando a loja não quer cancelar a compra?

O consumidor deve entrar em contato via telefone ou e-mail com o fornecedor do produto ou direto na loja em que fez a compra.
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Posso me arrepender de uma compra presencial?

O direito de arrependimento na compra presencial não é previsto em lei, mas pode ser exercido em algumas situações específicas, como troca de produtos com defeito, troca por arrependimento, produtos fora das especificações e produtos com prazo de validade vencido.
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Como devolver um produto em 7 dias?

A devolução no prazo de 7 dias é chamada de direito de arrependimento. Nesse direito o consumidor pode devolver o produto sem expressar nenhum motivo, mesmo que haja algum, como por exemplo um defeito. Essa devolução é totalmente bancada pelo lojista, não tendo o cliente a obrigação de pagar o frete.
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Quando o consumidor não tem direito à devolução do dinheiro?

No caso de compras realizadas em loja física, o fornecedor não é obrigado a devolver o dinheiro do consumidor em caso de desistência de compra. Isso acontece porque o Código de Defesa do Consumidor entende que o cliente pôde ver ou experimentar o produto antes de finalizar o pagamento.
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O que significa "troca 7 dias"?

Conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o prazo de 7 dias corridos do direito de arrependimento começa a contar do momento em que o consumidor receber o produto em sua residência ou outro local indicado para entrega.
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Tem como cancelar uma compra no cartão de crédito parcelada?

Passo a passo para cancelar uma compra no cartão
  1. Entre em contato com o suporte ao cliente da empresa.
  2. Indique o produto ou serviço adquirido, data e demais informações.
  3. Informe qual foi a forma de pagamento.
  4. Peça o cancelamento.
  5. Acompanhe o pedido até que o cancelamento seja concluído.
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Qual a diferença entre arrependimento posterior e eficaz?

A principal diferença entre o arrependimento eficaz e o arrependimento posterior está no momento em que a ação ocorre e no tipo de benefício legal concedido. O arrependimento eficaz acontece antes da consumação do crime.
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Quantos dias posso devolver um produto comprado na loja física?

De acordo com o artigo 49, o consumidor pode desistir do produto ou serviço no período de sete dias. Lembrando que essa desistência pode acontecer por qualquer motivo. Sendo assim, mesmo que o produto não tenha nenhum tipo de avaria ou mau funcionamento, o cliente pode desistir da compra sem sofrer nenhuma penalização.
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Quanto tempo tenho para desistir de um contrato de trabalho assinado?

O chamado direito de arrependimento é uma garantia por lei onde o consumidor tem até 7 dias para desistir de uma compra ou assinatura de contrato feito por meio digital.
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Como cancelar um curso depois de 7 dias?

Faça uma solicitação formal: Entre em contato com a instituição de ensino por meio de uma carta ou e-mail, informando sua decisão de desistir do curso. É fundamental ter um registro formal desse pedido. Peça o reembolso, se aplicável: Se você tem direito ao reembolso de valores pagos, solicite-o de forma clara.
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Como funciona o arrependimento de 7 dias?

49 - O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.
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É possível cancelar um contrato que já foi assinado?

Sim, a rescisão de um contrato de prestação de serviços é possível, desde que sejam atendidos os requisitos legais e contratuais necessários. Este texto aborda as principais situações e condições para o cancelamento de contratos, ajudando você a entender como proceder corretamente.
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Como exercer direito de arrependimento?

Não é necessário que o consumidor explique o motivo da desistência. Se você se arrependeu de ter comprado ou contratado um serviço e deseja exercer o seu direito ao arrependimento, não é necessário que o motivo da desistência seja explicado e, cabe ao estabelecimento ou vendedor, a devolução imediata do valor pago.
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Como contar 7 dias para cancelar uma compra?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem o direito de desistir da compra em até 7 dias — a contar da data de recebimento. Aliás, a regra vale apenas para compras feitas por telefone e pela internet. Isto é, os negócios firmados em estabelecimentos físicos não entram nesse pacote.
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O direito de arrependimento pode causar dano moral?

A violação ao direito legal de arrependimento do consumidor, pela não restituição do valor da compra cancelada no prazo legal, causa dano moral, sobretudo, quando acarreta considerável perda de tempo útil e denota descaso no trato do consumidor.
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O que diz o art. 18 do CDC?

Tema atualizado em 28/5/2024. Quando o vício do produto não for sanado no prazo máximo de trinta dias, o consumidor poderá escolher entre a substituição do produto, a restituição imediata da quantia paga ou o abatimento proporcional do preço, conforme o disposto no artigo 18, § 1º, do Código de Defesa do Consumidor.
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