A escala 6×1 funciona da seguinte maneira: após 6 dias trabalhados, que precisam ser consecutivos, o trabalhador tem direito a 1 dia de folga. Após este dia, então, o ciclo recomeça, e o funcionário volta a trabalhar e segue a sequência dos dias combinados da mesma forma.
O fim da escala 6x1 no Brasil é uma vitória para os trabalhadores e um avanço necessário nas relações de trabalho. O modelo, que exige seis dias consecutivos de trabalho para apenas um de descanso, sobrecarrega os funcionários, reduz sua qualidade de vida e impacta negativamente sua saúde física e mental.
A escala 6x1, prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), é um regime no qual a pessoa colaboradora trabalha seis dias consecutivos e tem direito a um dia de folga.
A escala 6×1 é um regime de trabalho em que o trabalhador labora seis dias consecutivos e tem direito a um dia de descanso semanal remunerado (DSR). Esse modelo é comum em setores como comércio, indústria e serviços.
FIM DA ESCALA DE TRABALHO 6x1: o que está sendo proposto? Como começou o movimento? ESTADÃO EXPLICA
Quais são as desvantagens da escala 6x1?
Na escala 6x1 ou comercial perde-se mais tempo para se deslocar ao trabalho que na escala 12x36, pois é necessário ir mais dias ao trabalho. Na escala 6x1 é mais difícil participar de eventos com familiares, festas e reuniões de filhos.
Vale lembrar que a carga horária de quem trabalha na escala 6×1 deve continuar seguindo a CLT, ou seja, 8 horas por dia, somando 44 horas por semana, observando também o que dispões a Convenção Coletiva.
A escala 5×2 é uma escala de trabalho com respaldo legal porque se enquadra em todas as normas que regulam o tema. Pela Constituição, podemos trabalhar até oito horas diárias e 44 horas semanais. Mas compensação de horários e redução de jornada também são permitidos, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho.
Redução da jornada de trabalho: PEC que acaba com a escala 6X1 está em debate. A redução da jornada de trabalho, com o fim da escala 6x1, está em debate no Congresso e também na sociedade. A apresentação de uma PEC na Câmara dos Deputados mobilizou as discussões.
O texto inicial propõe o fim da escala 6x1, que dá apenas uma folga na semana ao trabalhador, e sugere que o limite de 44 horas de carga horária semanal seja reduzido para 36 horas, sem alteração na carga máxima diária de oito horas. Isso permitiria que o país adotasse o modelo de quatro dias de trabalho.
Qual a carga horária de trabalho permitida por lei?
A Constituição da República, em seu artigo 7º, inciso XIII, inclui, entre os direitos dos trabalhadores, a “duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho”.
Quem trabalha na escala 6×1 pode trabalhar 7 dias seguidos? É importante ressaltar que um colaborador em regime de 6×1 trabalhar sete dias seguidos depende das leis trabalhistas e das políticas específicas da empresa.
Como visto, “6×1” significa que os empregados trabalham seis dias e têm um dia de folga, normalmente trabalhando de 6 horas ou 8 horas por dia de segunda a sexta e 4 horas de trabalho aos sábados. O número de dias de folga durante o mês irá depender da quantidade de domingos e feriados no mês específico.
Dispõe sobre a extinção da Justiça Federal e o andamento das causas em curso, e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no exercício da atribuíção que lhe confere o art. 180, da Constituíção Federal e para execução do disposto nos arts.
A nova lei trabalhista de 2025 trazem mudanças importantes na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), impactando as relações entre empresas e funcionários. Dentre as principais alterações, destaca-se a flexibilização da jornada, novas regras para trabalho remoto e mudanças no trabalho aos domingos e feriados.
A escala 12x36 são mais horas de trabalho pois seria como se você trabalhasse 6h todo dia sem folga. A vantagem dessa escala é que vc ganha mais, vc vai receber hora extra e se trabalhar de noite recebe adicional noturno, eu trabalho nessa escala e recebo 4h de extra em todo dia trabalhado.
Quem trabalha 5x2 é obrigado a trabalhar no feriado?
Os trabalhadores na escala 5×2 têm direito ao descanso remunerado nas datas previstas pelo calendário nacional, estadual ou municipal. E, caso seja necessário trabalhar durante o feriado, a legislação determina pagamento de hora extra ou folga em outros dias, no caso de acordo para compensação posterior.
Como dividir as 44 horas de trabalho semanal em 5 dias?
É simples! Primeiro, multiplicamos a quantidade de horas trabalhadas pelo número de dias em que o colaborador irá prestar serviço. Assim, temos: 44 horas semanais x 5 dias da semana = 220 horas mensais (Lembrando da opção das 4 horas trabalhadas aos sábados ou da compensação de 48 minutos diários).
Em princípio, para os empregados que trabalham no comércio em geral, o cumprimento da escala 6x1 não assegura o pagamento em dobro pelo labor aos domingos, desde que pelo menos uma das folgas concedidas nos dias da semana coincida com um dia de domingo ao longo do mês (art. 6º , parágrafo único , Lei nº 10.101 /2000).
Trabalhador CLT não pode trabalhar 7 dias consecutivos. A folga semanal é obrigatória e a escala deve ser organizada para garantir o descanso. Em relação aos domingos, quais os meus direitos? 1 domingo no mês é obrigatório ter folga.
7. Fim da jornada 6x1 vai reduzir salários e benefícios? Segundo o texto da PEC, “a semana de quatro dias representaria uma redução da jornada de 44 horas semanais para 36 horas, de modo que se resguardem o salário e os benefícios dos trabalhadores, sem ainda especificar como a remuneração será protegida.”
A escala 6x1 é uma jornada de trabalho que prejudica a saúde e a felicidade dos trabalhadores, pois impõe uma carga horária excessiva e uma rotina estressante, que compromete o seu bem-estar físico e mental, o seu tempo livre e as suas relações familiares e sociais.
A proposta, que deve ser protocolada em breve, nasceu em maio a partir do movimento Vida Além do Trabalho (VAT), do vereador de São Paulo Rick Azevedo (Psol), que quer dar alternativas de jornada de trabalho aos empregadores e empregados para que os trabalhadores tenham mais dias de folga para outros compromissos, ...
Quando eu folgo no domingo, perco minha folga da semana?
Primeira questão: Se folgar no domingo, você perde a folga do dia de semana? A resposta é: provavelmente NÃO perde. Provavelmente você terá sim o direito à folga da semana. Você só perderá a folga da semana se você não for escalado para trabalhar mais de 06 dias seguidos antes ou depois do domingo que você folgará.