A goji berry é um fruto nativo da Ásia chamada Lycium chinense e Lycium barbarum. Esse fruto pode ser consumido fresco, desidratado ou em forma de cápsulas, além de também poder ser usado no preparo de receitas, podendo ser comprado em supermercados lojas de produtos naturais e lojas online.
Ele atua na melhora do sistema imunológico e do humor e, também, ajuda a equilibrar os níveis do colesterol e a proteger o coração. Além de todas essas funções desempenhadas no organismo, o goji berry também é conhecido por ajudar no emagrecimento saudável.
O goji berry é uma fonte de fibras dietéticas, essenciais para uma digestão saudável e regular do intestino, além de ajudar a prevenir a constipação e promover o crescimento de boas bactérias.
Seu fruto é uma baga ovóide e carnosa e cor vermelha ou alaranjada A planta em si e suas bagas são popularmente conhecidas como Goji, Goji berries ou cerejas de Goji.
A quantidade de goji berry recomendada por dia é o equivalente a 100 calorias da fruta, ou seja entre 15 e 45 gramas ou 120 ml em caso de suco. Mas cuidado com as diferentes concentrações da fruta. Se for consumir ela em pó, não passe de 600 mg e se for tomar as cápsulas, o limite é de 3 unidades.
Para obter os benefícios, deve-se consumir 2 colheres (de sopa) de bagas de goji desidratas por dia, 120 mL de suco ou 2 a 3 cápsulas diariamente, a quantidade de cápsulas, porém, pode variar dependendo da concentração do suplemento, sendo importante ler o rótulo do fabricante antes de consumir.
A palavra goji é uma aproximação da pronúncia de gǒuqǐ (pinyin para 枸杞), o nome da planta produtora de bagas L. chinense em vários dialetos chineses. Na nomenclatura botânica técnica, a L. barbarum é chamada de cipó do casamento a L.
A medida faz com que o AAS demore mais para ser absorvido, mas não anula o seu efeito. Contudo, evite a ingestão do fármaco com frutas secas ricas em vitamina C (goji berry, por exemplo).
Tem cranberry e goji berry, duas frutinhas vermelhas, bem pequeninhas, mas super nutritivas. Difícil de achá-las por aqui, então aproveite para desfrutar destas belezuras, que além de guardarem um sabor bem diferente, são lotadas de propriedades benéficas para a saúde.
As fibras – importantes para o bom funcionamento desse órgão – também são abundantes na goji. Seis colheres de sopa da fruta (100 g) têm 7,4 mg de fibras. A mesma quantidade de feijão tem 6,4 g do nutriente.
Não foram descritos efeitos colaterais de Goji berry em cápsulas. No entanto, a Goji Berry em cápsulas é contraindicada em crianças, mulheres grávidas e lactantes. Além disso pode interagir com medicamentos para a diabetes e pressão arterial e com a varfarina.
Com relação ao horário para consumo, é preferível tomar Goji berry durante o dia e não à noite. Isto porque os níveis de energia e estado de alerta aumentam com bagas de goji e isso pode perturbar o sono, quando tomado durante a noite.
Cranberry: Origem: América do Norte Benefícios: rico em antioxidantes, vitamina C e fibras. Contribui para a saúde do trato urinário. Curiosidade: seu sabor é levemente ácido e refrescante. Blueberry (mirtilo): Origem: América do Norte, Europa e Ásia Benefícios: ação antioxidante e fonte de vitaminas C e K.
Entretanto, a Goji berry também atua com total eficiência no controle do diabetes, principalmente o extrato da fruta. Suas propriedades hipoglicemiantes são surpreendentes, além de não causarem efeitos colaterais.
A Goji Berry é rica em carotenoides, como a zeaxantina e betacaroteno, sendo este último um precursor da vitamina A, ou seja, colabora com a saúde ocular. E as vitaminas presentes do complexo B auxiliam a diminuir fadiga, stress e melhoram o funcionamento do cérebro.
O AAS, antiagregante plaquetário, inibe a enzima ciclooxigenase, reduzindo a produção de tromboxano A2, um estimulador da agregação plaquetária. Isso interfere com a formação de trombos, reduzindo assim o risco de IAM e AVCi(1).
O goji berry é capaz de trazer uma série de benefícios ao nosso corpo no dia a dia, atuando, inclusive, no controle da pressão arterial e até mesmo no colesterol. Você pode encontrar a junção do goji berry com cranberry para incluí-lo em sua dieta aqui. A hipertensão tem cura!
A máxima ingestão diária dessa substância não deve ultrapassar 2.000 mg e o seu excesso por longos períodos de tempo pode causar problemas, como cálculos renais, distúrbios gastrintestinais e incômodo na bexiga.
O consumo de goji berry deve se limitar a duas colheres de sopa por dia (de 6 a 15 gramas). A fruta pode ser misturada a outras frutas, saladas, cereais, sucos e iogurtes.
Nessa versão, ele pode acompanhar saladas de frutas, sucos e iogurtes. Em forma de passas, o Goji Berry pode ser consumido puro, como opção de lanchinhos entre as refeições para ajudar a saciar a fome fora de hora.
Resulta em cabelos fortificados, mais resistentes e com brilho exuberante. Principais ativos e benefícios: Rico em proteínas, combate a oleosidade, fortalece os fios e contribui na melhora de problemas como a caspa. Age nos fios de dentro para fora, repondo os lipídios, fortalecendo e reestruturando a fibra capilar.
São diversas possibilidades de consumir goji berry. Uma bastante utilizada é fazer um suco de goji berry. A mistura pode ser simples ou, com criatividade, ser incrementada com uma série de produtos como mel e gengibre.