A silicose consiste na formação permanente de tecido cicatricial nos pulmões causada pela inalação de poeira de sílica (quartzo). As pessoas desenvolvem dificuldade respiratória durante a atividade física que, às vezes, progride para falta de ar em repouso.
No Brasil, a silicose é a principal pneumoconiose causada por inalação de poeira de sílica. Caracteriza-se pela formação de tecido conjuntivo fibroso no pulmão, chamada de fibrose.
Não há tratamentos específicos comprovados para a silicose crônica. O tratamento é principalmente de suporte. Pacientes com obstrução das vias respiratórias podem se beneficiar de broncodilatadores e corticosteroides inalatórios. Os pacientes devem ser monitorados e tratados quanto à hipoxemia.
A pneumoconiose do carvoeiro é uma doença pulmonar causada por depósitos de poeira de carvão nos pulmões. Os sintomas incluem tosse e falta de ar, que podem progredir com o tempo. Radiografias e tomografias computadorizadas são usadas para estabelecer o diagnóstico.
A Sílica é um componente químico presente em vários minérios, como por exemplo, o quartzo. Trata-se de um pó de coloração branca que pode ser comparado a uma simples poeira inofensiva, mas que é também responsável pelo desenvolvimento de doenças crônicas causadoras de muitas mortes no Brasil.
Pó de pedra causa transtorno e até problema de saúde a moradores do Pinheiros
A poeira de pedra faz mal?
A poeira de pedra é um componente de quase todas as rochas do planeta que faz muito mal à saúde, quando inalado. O nome desse componente é Sília e geralmente encontrado em areia, pedra britada, mármore e granito e em uma série de outros materiais.
Quais são os problemas de saúde que a poeira de quartzo pode causar?
A silicose consiste na formação permanente de tecido cicatricial nos pulmões causada pela inalação de poeira de sílica (quartzo). As pessoas desenvolvem dificuldade respiratória durante a atividade física que, às vezes, progride para falta de ar em repouso.
A inalação de vapores poderá ajudar a limpar as vias aéreas superiores, pois favorece a fluidificação do muco e o seu “desprendimento” das vias respiratórias. Poderá ferver algumas folhas de eucalipto ou usar o seu óleo essencial, inalando depois os vapores com uma toalha sobre a cabeça.
A silicose é uma doença pulmonar causada pela inalação contínua e constante da sílica cristalina. Ao longo do tempo, a sílica se deposita nos pulmões e enrijece as estruturas ali presentes, que precisam ser flexíveis facilitando a entrada e saída de ar.
Trata-se de uma pneumoconiose (doenças pulmonares causadas pelo acúmulo de poeira nos pulmões) causada pela inalação de partículas de sílica. A sílica (ou óxido de silício) é o principal componente da areia e matéria prima para a fabricação do vidro e do cimento.
A fibrose pulmonar é uma doença causada pela lesão e cicatrização dos pulmões. A doença torna o tecido que envolve os sacos aéreos dos pulmões mais grossos, impedindo a passagem do oxigênio para a corrente sanguínea.
A doença pulmonar obstrutiva crônica é o estreitamento (bloqueio ou obstrução) persistente das vias aéreas, que ocorre com enfisema, bronquite obstrutiva crônica ou ambos os distúrbios. O tabagismo é a causa mais importante da doença pulmonar obstrutiva crônica.
O corte e o polimento do mármore e granito podem gerar grandes quantidades de poeira. Esse pó contém sílica cristalina, agregado de pequenos cristais que pode ser prejudicial à saúde respiratória a longo prazo.
A capacidade de se depositar no trato respiratório tem sido associada a uma variedade de efeitos respiratórios alérgicos e não alérgicos como tosse seca, mal estar, bronquite crônica, dispneia, dor torácica, rinite, asma ocupacional, alveolites, déficit da função pulmonar, dermatites, conjuntivite, cefaleia.
Uma mistura de 200ml de vinagre de vinho branco com quatro litros de água funciona como acaricida. Basta aplicar com uma escovinha ou com um borrifador.
A elevação de temperatura favorece aumento da proliferação de ácaros, além de fungos e bactérias. Por isso, o ideal é sempre arejar e ventilar o travesseiro, protegido por uma fronha, sempre com luz indireta. Os raios ultravioletas do sol são capazes de eliminar os micro-organismos das superfícies a eles exposta.
Apesar de muitos não terem consciência disso, devido ao tamanho microscópico desses aracnídeos, quase todos os humanos transportam ácaros. Eles medem cerca de 0,3 milímetro de comprimento e são encontrados nos folículos pilosos, incluindo os cílios e sobrancelhas.
Maçã Por causa da alta quantidade de antioxidantes, em especial de quercetina, a maçã reduz significativamente o declínio da função pulmonar de ex-fumantes. Comer maçãs regularmente também promove a manutenção da saúde pulmonar e pode diminuir os riscos do surgimento de câncer de pulmão e asma.
Asbestose: também conhecida como pulmão de pedra. Os primeiros sintomas aparacem de 10 a 20 anos depois da exposição ao amianto. A asbestose é resultado da tentativa do organismo de cicatrizar as lesões causadas no pulmão pelas fibras do amianto.
Os dados em relação às infecções respiratórias reforçam a necessidade de corrigir os níveis da vitamina D, não só do ponto de vista ósseo, mas de outros sistemas. Dados de intervenção com vitamina D em pacientes com covid-19 estão acontecendo e, em breve, mais resultados serão publicados.
As poeiras podem geralmente causar danos nos pulmões e nas vias respiratórias, mas alguns tipos específicos podem causar cancro. As doenças mais importantes associadas à inalação de poeiras perigosas são as seguintes: Pneumoconiose benigna.
A inalação de pó contendo partículas de quartzo (sílica cristalina) é um perigo para a saúde que, dentre outras coisas, pode conduzir a uma doença ocupacional dos pulmões fatal conhecida como Silicose (conhecida comumente como "asma dos mineiros”).
Alguns compostos de silício, como o amianto, são prejudiciais à saúde. A inalação de suas formas particuladas (microfibras presentes no ar) que podem ser liberadas durante a sua extração, utilização ou descarte, podem causar uma doença pulmonar conhecida como silicose.