O que é a capacitação NR-12 e qual o seu objetivo?
O treinamento NR-12 tem como propósito principal proporcionar conhecimento e habilidades essenciais para a promoção de ambientes de trabalho seguros e eficientes. Dessa forma, o treinamento visa capacitar os trabalhadores a identificar e mitigar potenciais riscos e perigos durante a operação de máquinas e equipamentos.
O treinamento NR12 capacita os colaboradores para identificar os riscos associados à operação, conhecer as medidas preventivas, adotar as boas práticas de segurança e utilizar corretamente os dispositivos de proteção.
A capacitação dos trabalhadores constitui fator importante na prevenção de acidentes. A NR12 exige que os trabalhadores envolvidos na operação, inspeção, manutenção e demais intervenções em máquinas assim como em equipamentos, devem receber capacitação providenciada pelo empregador.
Estabelecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego em 8 de junho de 1978, a NR12 define regras de segurança referentes ao uso de máquinas e equipamentos industriais. Ela também exige informações desde a fabricação até a exposição das máquinas e equipamentos em todos os setores de atividades econômicas.
Consistem em obrigações, direitos e deveres a serem cumpridos por empregadores e trabalhadores com o objetivo de garantir trabalho seguro e sadio, prevenindo a ocorrência de doenças e acidentes de trabalho.
#SextouComNR – Tudo sobre a NR-12 - Segurança no Trabalho com Máquinas e Equipamentos
Quais são os objetivos da NR11?
O principal objetivo da NR11 é determinar os requisitos básicos de segurança para lidar com o manuseio, movimentação, armazenagem e transporte de cargas sem o risco de danos e acidentes no ambiente de trabalho.
O objetivo principal das NRs é implementar e promover as melhores práticas no ambiente de trabalho. Estas normas regulamentadoras são específicas para cada tipo de atividade profissional, de modo a garantir que todos os trabalhadores estejam protegidos e suas condições de trabalho sejam adequadas.
Também não se aplica a NR-12 "às máquinas e equipamentos expostos em museus, feiras e eventos, para fins históricos ou que sejam considerados como antiguidades e não sejam mais empregados com fins produtivos, desde que sejam adotadas medidas que garantam a preservação da integridade física dos visitantes e expositores" ...
Entre os usos previstos na subcategoria NR1, estão aqueles relacionados a serviços de hospedagem e moradia, o chamado NR1–12. A definição da subcategoria NR1–12, porém, carrega uma carga semântica que gera incertezas para o mercado imobiliário, investidores e operadores do direito.
Atualmente existem 38 normas regulamentadoras, que podem ser consultadas na página do Ministério do Trabalho e Emprego. As revisões e novas elaborações de NRs contam com a condução de Grupo de Trabalho Tripartite (GTT), que compreende representantes dos trabalhadores, empresas e governo.
O que significam as etiquetas amarela, azul e branca na NR 12?
Veja em quais situações essas cores precisam ser utilizadas: Amarelo: proteções fixas; componentes mecânicos de retenção, dispositivos e outras partes destinadas à segurança. É mencionado gaiolas de escadas, corrimãos e sistemas de guarda-corpo; Azul: comunicação de paralisação e bloqueio de segurança para manutenção.
”A capacitação dos trabalhadores de microempresas e empresas de pequeno porte poderá ser ministrada por trabalhador da própria empresa que tenha sido capacitado nos termos do item 12.138 em entidade oficial de ensino de educação profissional.
Qual é a responsabilidade do colaborador referente ao EPI?
O empregado será responsável por utilizar o EPI de forma adequada, seguindo o treinamento, e pela guarda e conservação do equipamento. O empregador que cumprir todos os dispositivos da futura lei ficará dispensado de indenização em caso de acidente de trabalho decorrente do uso inadequado de EPI.
12.1.1 Esta Norma Regulamentadora - NR e seus anexos definem referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para resguardar a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de ...
As Normas Regulamentadoras (NR) são disposições complementares ao Capítulo V (Da Segurança e da Medicina do Trabalho) do Título II da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com redação dada pela Lei nº 6.514, de 22 de dezembro de 1977.
Criada para estabelecer ações para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores durante o uso de máquinas e equipamentos. “O cumprimento da NR-12 traz, na prática, importantes ganhos”, explica o Engenheiro de Segurança do Trabalho do Sesi do Paraná, Alessandro Bragagnolo.
“Risco é a probabilidade ou chance de lesão ou morte” (Sanders e McCormick, 1993, p. 675). “Perigo é uma condição ou um conjunto de circunstâncias que têm o potencial de causar ou contribuir para uma lesão ou morte” (Sanders e McCormick, 1993, p. 675).
A NR 12 dispõe as medidas de segurança que devem ser empregadas para a segurança no trabalho em máquinas e equipamentos. Portanto, para assegurar a proteção à integridade física dos trabalhadores você deve empregar as medidas de proteção determinadas.
Quais os objetivos das NRs? Em poucas palavras, a resposta é simples: reduzir os números de acidentes e doenças ocupacionais no país. Em 2022, foram registrados 612 mil acidentes de trabalho no Brasil, dos quais 2,5 mil resultaram em mortes, segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho.
Quantas NRS existem atualmente? Em 1978, ano em que o Ministério do Trabalho e Emprego aprovou as primeiras normas regulamentadoras, existiam 28 no total. Porém, ao longo dos anos, novos procedimentos obrigatórios foram inseridos e atualmente existem 38 NRs vigentes.
O que é? Os Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho - SESMT têm a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho. Suas regras de constituição e funcionamento encontram-se previstas na Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho n.º 4 – NR 4.