O subleito é a camada de solo que está logo abaixo do pavimento. Ele também é chamado de Camada Final de Terraplanagem (CFT), sendo a porção que está sujeita a maiores agressões promovidas pelos veículos que transitam pela via.
Mais do que isso, o pavimento é composto por diversas camadas sobrepostas de diferentes materiais, que são compactados a partir do subleito. O subleito é chamada também de CFT – Camada Final de Terraplenagem – e caso você tenha já algum conhecimento de obras rodoviárias é o seu greide em um desenho geométrico viário.
Camada Final: parte do aterro constituída de material selecionado, situado entre o greide da terraplenagem e o corpo do aterro; ressaltando-se que a última camada, correspondente ao Subleito, apesar de fazer parte da Terraplenagem, já é considerada como serviço de Pavimentação.
- nos cortes onde o material do subleito não apresentar CBR mínimo de 10%, deve ser feita a substituição do material, numa espessura mínima de 0,40 m, com materiais que atendam os parâmetros CBR ≥ 10% e expansão ≤ 2%.
O ensaio CBR (California Bearing Ratio) ou ensaio ISC (Índice de suporte Califórnia) consiste em um método para avaliar a resistência do solo a penetração de um cilindro padronizado com relação a penetração em uma brita padrão, ou seja, compara as propriedades mecânicas deste solo a uma brita padrão.
O Ensaio de Compactação Proctor Normal é realizado com 25 golpes de compactação, aplicados a uma altura de queda de 30 cm, usando um martelo com peso de 2,5 kg. A energia total de compactação é de 596 Joules/m³. Este ensaio é normalmente utilizado em solos mais suaves.
CBR > 80%: Solos de excelente qualidade, geralmente areia ou cascalho bem graduados. CBR 20-80%: Solos de qualidade moderada, necessitando de alguma estabilização ou reforço. CBR < 20%: Solos de baixa qualidade, inadequados para uso direto em pavimentação sem tratamento significativo.
A etapa final da terraplanagem envolve o ajuste final de planificação da terra, realizado por máquinas motoniveladoras, pé de carneiro e rolo compressores com rigoroso acompanhamento da equipe de topografia para atingir as cotas de projeto.
O que é empolamento ? Os empolamentos são caracterizados por pequenas vesículas que ficam sobre a pele. São pequenas bolhas, preenchidas com um líquido transparente. Quando acontece o rompimento do empolamento, o líquido escorre para a pele e provoca novas lesões.
Talude é um plano de terreno inclinado que limita um aterro e tem como função garantir a estabilidade do aterro. Pode ser resultado de uma escavação ou de origem natural.
O QUE É O CFT? É o órgão que regulamenta e garante livre exercício das atividades profissionais dos técnicos e técnicas a nível nacional, por meio da lei 5.524/68, lei 13.639/18 e do decreto 90.922/85. O Conselho provém amparo legal aos profissionais registrados.
Além da atividade de seleção de medicamentos e da elaboração dos formulários terapêuticos, a CFT pode atuar de forma permanente em diversas atividades, tais como assessoramento técnico à gerência de Assistência Farmacêutica, investigação sobre a utilização de medicamentos e ações educativas no município.
1º Passo: Acessar o site do CFT e clicar em “SERVIÇOS ONLINE”. 2º Passo: Clicar no lado esquerdo da tela em “ACESSO RÁPIDO”. 3° Passo: Clicar em “SOLICITAR REGISTRO PROFISSIONAL” para registro de PESSOA FÍSICA. Ou clicar em “SOLICITAR REGISTRO DE EMPRESA” para PESSOA JURÍDICA.
Qual a diferença entre o CBR e o grau de compactação?
A principal diferença entre o ensaio de CBR e o grau de compactação é que o CBR é uma medida da capacidade do solo de suportar cargas, enquanto o grau de compactação é uma medida da qualidade da compactação do solo durante a construção.
O ensaio Proctor Normal utiliza o cilindro de 10 cm de diâmetro, altura de 12,73cm e volume de 1.000cm3 é submetida a 26 golpes de um soquete com massa de 2,5Kg e caindo de 30,5cm. Corresponde ao efeito de compactação com os equipamentos convencionais de campo.
Constatou-se que a adição de cal ao solo traz um aumento de sua umidade ótima e também há um aumento do CBR. Este trabalho tem como finalidade analisar o estudo de experimentos do solo com o uso de cal, para que se ampliem suas características físicas do CBR e umidade.
Afinal, o modelo completou 30 anos de sucesso nas pistas, em 2022, mas com uma grande diferença. Além do motor maior e do novo nome CBR 1000RR-R (o tal triple “R”), a Fireblade é hoje a superesportiva de 1.000 cc, aspirada, mais potente da atualidade.
O ensaio ISC - Índice de Suporte Califórnia, também conhecido como CBR - California Bearing Ratio e suas normas técnicas. O Ensaio CBR - California Bearing Ratio foi concebido pelo Departamento de Estradas de Rodagem da Califórnia (EUA) e serve para avaliar a resistência dos solos.
Voltada para a facilitação da locomoção dos veículos, a pavimentação asfáltica é composta por quatro camadas principais: camada superficial asfáltica, apoiada sobre camadas de base, de sub-base e de reforço do subleito.
O próximo passo é a aplicação do binder, também conhecido como ligante asfáltico, e é aplicada sobre a base e a sub base. Esse é um componente crucial que ajuda a unir os agregados (pedras) e a criar uma superfície resistente. O binder também ajuda a impermeabilizar a estrada, protegendo-a da penetração da água.
Subleito. É o terreno de fundação que servirá de apoio para o pavimento. O subleito exerce uma função semelhante a de uma fundação, uma vez que é essa estrutura quem receberá toda a carga absorvida pelo pavimento.