Na antiga Grécia, a Bulé, uma assembleia encarregada de elaborar projetos de lei, era também chamada Conselho dos Quinhentos, por compreender cinquenta membros (pritania) de cada tribo, que eram presidentes deste Conselho (pritaneus) durante cerca de trinta e seis dias por ano.
A Bulé (AFI: [buːˈlɛː], em grego Βουλή: "conselho", plural: boulai) era uma assembleia restrita de cidadãos encarregados de deliberar sobre os assuntos correntes nas pólis (cidades) da Grécia Antiga.
A Bulé era formada por um conselho de 400 cidadãos que poderia criar novas leis. Os membros da Bulé eram indicados pela votação feita pela Eclésia, uma assembleia popular que também tinha a importante função de aprovar as leis elaboradas.
Foi criada por Sólon em 594 a.C. A Eclésia abria suas portas para todos os cidadãos para que se nomeassem e votassem magistrados (indiretamente votando para o Areópago) e estrategos, para que se tivesse a decisão final acerca de legislação, guerra e paz; e para que os magistrados respondessem por seus anos no cargo.
O bule é o utensílio culinário usado para preparar e servir o chá. Geralmente de forma subesférica, com uma alça dum lado, um bico fino do lado oposto e uma tampa por cima, mas o material de que é feito e a sua ornamentação reflete as diferentes culturas que adotaram esta bebida.
Na antiga Grécia, a Bulé, uma assembleia encarregada de elaborar projetos de lei, era também chamada Conselho dos Quinhentos, por compreender cinquenta membros (pritania) de cada tribo, que eram presidentes deste Conselho (pritaneus) durante cerca de trinta e seis dias por ano.
Bule: Serve principalmente para servir chá ou café de maneira elegante e prática. Muitos bules possuem infusores internos para facilitar a preparação de chá a granel. Chaleira: Serve para ferver água rapidamente, sendo essencial para preparar chá, café instantâneo, sopas e outros alimentos que requerem água quente.
Neste contexto, a palavra ekklēsia está sendo usada com a consciência do seu conteúdo semântico no Antigo Testamento. Neste sentido, a igreja do Novo Testamento é uma assembleia do povo de Deus que simplesmente dá prosseguimento ao modelo das assembleias do povo de Deus encontrado em todo o Antigo Testamento.
Questão Eclésia, Bulé, Areópago e Helieu eram. órgãos da administração da República romana, anteriores à instituição do império por Otávio Augusto. formas de organização do exército romano, que contavam ainda com as centúrias e as legiões.
No código de Drácon, a punição para qualquer forma de roubo era a morte. Tanto o furto como o assassinato recebiam a mesma punição: a morte. Dêmades, político ateniense do século IV a.C., disse que "as leis de Drácon tinham sido escritas com sangue e não com tinta".
Entre suas ações, Sólon criou a “Bulé”, conselho que abrigava representantes de cidadãos não restrito a membros da aristocracia; a “Eclesia”, assembleia que votava as leis; e o “Hilieu”, tribunal de justiça ateniense.
Temístocles, Aristides e Címon foram exemplos arcaicos de estrategos que foram políticos, além de generais. Péricles foi um estratego por diversas ocasiões, durante sua carreira, e Cléon, Nícias e Alcibíades também foram estrategos.
A Bulé foi mantida, mas seria formada com 500 membros, sendo 50 de cada tribo. Era responsabilidade da Bulé, por exemplo, formular leis que seriam votadas na Eclésia. A Eclésia (assembleia popular) foi mantida no sistema político de Atenas, e nela todos os cidadãos tinham direito de participar da tomada de decisões.
O bule é um utensílio de origem chinesa, porém, com a descoberta do café pelos árabes esse utensílio acabou utilizado no armazenamento do líquido preto e perfumado que conquistou todo o planeta, e com ele uma prática muito comum em Paraty que é a de reunir as pessoas para um “cafezinho”.
O boné é um acessório derivado do chapéu, tendo sua origem diretamente relacionada a ele. Assim, ao longo da história, o chapéu desempenhou um papel marcante nas sociedades, tendo diversos fins, sendo utilizado para identificar tribos, períodos históricos e estilos diversos, por exemplo.
O Bulé foi uma das instituições mais importantes da democracia ateniense, conservando o poder executivo, legislativo e, inclusive, parte do poder judiciário.
Antônio Houaiss, no seu dicionário, diz da palavra "Igreja", no sentido mais espiritual que material: gr. ekklésía,as "assembleia por convocação, assembleia do povo ou dos guerreiros, assembleia dos anfictiões, assembleia de fiéis, lugar de reunião ou de uma assembleia, igreja", pelo lat.
Foi nesse sentido que a palavra grega ekklesia foi escolhida pelos tradutores da Septuaginta (a tradução grega da Bíblia hebraica ou Antigo Testamento) para traduzir o substantivo hebraico קָהָל [qāhāl] usado pelos judeus para designar a congregação ou assembleia geral do "povo do deserto", reunida por Moisés.
O nome Eclesiastes é uma tradução da palavra hebraica koheleth, que significa “aquele que convoca uma assembleia” ou simplesmente um pregador (ver Bible Dictionary na Bíblia SUD em inglês, “Ecclesiastes”). Ao longo desse livro, o autor apresenta uma série de perguntas em busca do propósito da vida.
A Assembleia tribal ou Assembleia do povo (em latim: comitia populi tributa) da República Romana era uma assembleia democrática composta por todos os cidadãos romanos.
O bule é um recipiente utilizado para preparar e servir bebidas quentes, como chá e café. Tradicionalmente, ele possui um formato arredondado, com uma alça para facilitar o manuseio, um bico para o despejo do líquido e uma tampa que ajuda a manter a temperatura da bebida por mais tempo.
O vidro borossilicato, é um material que possui um baixíssimo coeficiente de dilatação, o que o torna resistente à choques térmicos, ao calor e aos elementos químicos, suportando tanto altas quanto baixas temperaturas. Se popularizando como equipamentos para cozinha e iluminação.