A cama de gato, ou também chamada de brincadeira com barbante, consiste em trançar um cordão entre os dedos das duas mãos formando desenhos e, à medida que é passada de uma criança para outra, não pode deixar que desmonte a cama de gato.
Essa brincadeira é um ótimo exercício para os bebês, desenvolve Coordenação motora, Raciocínio lógico, resolver como retirar todos os objetos estimula o pensamento, Concentração. Para os maiores o desafio de retirar todos os objetos pode levar um bom tempo.
Durante a transmissão de Palmeiras x Internacional, na Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre, o narrador Daniel Oliveira e o comentarista Luiz Carlos Reche, começaram a questionar sobre uma expressão “cama de gato”, muito popular no futebol, na qual um jogador se abaixa para fazer o outro se desequilibrar.
A cama de gato não tem origem definida. Enquanto uns afirmam que ela seja de origem asiática, outros dizem ser uma brincadeira indígena. A cama de gato também é conhecida como jogo do cordel, jogo da linha, jogo da guita, jogo do berço, jogo da serra, jogo da bandeira e pé de galo.
Nos tempos do Romantismo, o brincar aparece como algo sério e destinado a educar a criança. As crianças participavam de diversas brincadeiras como forma de diversão e recreação no decorrer do tempo somente para livrá-las das responsabilidades e preocupações do mundo em que o adulto estava inserido.
A cama de gato, ou também chamada de brincadeira com barbante, consiste em trançar um cordão entre os dedos das duas mãos formando desenhos e, à medida que é passada de uma criança para outra, não pode deixar que desmonte a cama de gato.
A origem do nome para a brincadeira não está definida com certeza; há quem compare as costas do que está abaixado a uma cama e a reção do que é empurrado ao nervosismo de um gato quando é atacado, mas isso são suposições.
Originalmente chamada de Ketinho Mitselu pelo povo Kalapalo – grupo indígena que habita a região do Mato Grosso -, a brincadeira “Cama de Gato” consiste em usar um barbante com as duas pontas amarradas uma à outra. Ao entrelaçar esse fio entre os dedos, é possível criar várias formas e desenhos.
12 brincadeiras antigas para se divertir com as crianças
Amarelinha. A amarelinha (também conhecida como jogo da pedrinha, maré e sapata, por exemplo) é uma brincadeira de antigamente muito conhecida em todo o país! ...
Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais (BRASIL, 1998, p. 22).
O que trabalha a cama de gato na educação infantil?
A brincadeira é de grande importância para o desenvolvimento infantil. É brincando que a criança desenvolve diversas capacidades como: criatividade, memória, atenção e imaginação. Pensando nisso foi encaminhada a proposta “Cama de Gato” com a intenção de estimular a percepção tátil, concentração e coordenação motora.
Forma-se uma roda e todos se sentam. O grupo escolhe uma pessoa para ficar de fora e outra para ser o gato. Quem ficou de fora tem que andar em volta da roda de olhos fechados enquanto todos cantam a música abaixo.
GATO ESCONDIDO COM RABO DE FORA TÁ MAIS ESCONDIDO QUE RABO ESCONDIDO COM GATO DE FORA. A ANA BANANA TÃO BACANA NAMORA E GAMA TODA SEMANA. A SEMANA QUE A ANA NÃO GAMA VIRA UM DRAMA.
A curiosidade matou o gato é um ditado popular usado para alertar uma pessoa de que um mal pode ocorrer se ela for muito curiosa. A forma original do ditado, hoje pouco usada, era "A preocupação matou o gato". No caso, a "preocupação" era no sentido de ficar preocupado/aflito mesmo, ou no sentido de ficar triste.
Uma dinâmica que, além de divertir os pequenos, também ajuda a desenvolver a atenção, estimula o sentido espacial, a coordenação motora e promove a socialização entre as famílias.
Cama-de-gato é uma brincadeira infantil em que se constrói formas com barbantes presos às mãos. O objetivo da brincadeira é conseguir passar o barbante na mão de outra pessoa mudando a forma, mas sempre recuperando a forma de "X".
Jogo Cama de Gato A cama de gato não tem origem definida. Uns afirmam que ele tem origem asiática, outros que é uma brincadeira indígena. A cama de gato também é conhecida como jogo do cordel, jogo da linha, jogo da guita, jogo do berço, jogo da serra, jogo da bandeira e pé de galo.
Expressão transportada para o jogo de futebol quando dois jogadores adversários disputam a posse da bola, ambos procurando atingir a bola, de cabeça, quando esta se desloca no ar.