Apraxia do vestir: é a incapacidade de orientar peças de vestuário em relação ao corpo, com distúrbios gnósicos do esquema corporal; nas formas mais intensas, o paciente não consegue colocar a própria camisa.
Na apraxia da fala, por exemplo, o paciente sente dificuldade para movimentar a boca e a língua, perdendo sua capacidade falar. Já a apraxia membro-cinética faz com que o paciente não consiga mover seus membros, como braços e pernas, por vontade própria.
A apraxia é a incapacidade para realizar tarefas que exijam recordar padrões ou sequências de movimento. Pessoas com apraxia não conseguem se lembrar ou fazer a sequência de movimentos necessários para completar tarefas complexas ou de habilidade simples, apesar de ter a capacidade física para realizar tarefas.
A apraxia dificulta a realização de movimentos faciais e de responder a comandos verbais, o que pode comprometer a comunicação e até a alimentação. Outra consequência possível é a limitação de executar gestos precisos com braços e pernas, o que afeta tarefas diárias, como tomar banho.
Apraxia ideacional: os pacientes com apraxia ideacional não conseguem perceber o propósito de uma tarefa complexa previamente aprendida e, assim, não conseguem planejar ou executar os movimentos voluntários necessários na sequência correta. Por exemplo, podem colocar os sapatos antes das meias.
A apraxia construtiva tem como base dificuldades visuoconstrutivas, ou seja, as pessoas com esse déficit apresentam falhas para elaborar desenhos e/ou construções tridimensionais, tarefa que exige habilidades visuais e planejamento motor (GUÉRIN; SKA; BELLEVILLE, 1999).
A apraxia é uma doença que atinge os neurônios. Existem diversos tipos de manifestação dessa enfermidade e que trazem reações diferentes ao organismo. Dentre os tipos de apraxia que existem atualmente, estão: Limbo-cinética – Nesse caso, os indivíduos não são capazes de movimentar dedos, braços ou pernas ordenadamente.
Consiste na incapacidade em cumprir ou imitar ordens verbais que façam uso dos músculos da zona buco-facial (boca e face). Frequentemente é avaliada pedindo-se ao doente para tossir, soprar, assobiar, mandar um beijo, etc. O resultado são movimentos árduos de tentativa-erro quase sempre improdutivos.
A ataxia é definida como sendo uma dificuldade ou mesmo incapacidade de se manter a coordenação motora como normalmente. São, essencialmente, dos movimentos voluntários que se perdem o controle, ou seja, aqueles movimentos que o paciente deseja fazer, como levantar ou mesmo erguer um garfo para se alimentar.
A disartria é a perda da capacidade de articular as palavras de forma normal. A fala pode ser espasmódica, com a respiração interrompida, irregular, imprecisa ou monótona, mas as pessoas podem compreender a linguagem e usá-la corretamente.
A apraxia reflexiva refere‑se à seqüência de gestos não conhecidos, como fazer uma série de gestos com as mãos. Ela requer a existência de um déficit na via não léxica (ROTHI; OCHIPA; HEILMAN, 1997).
Praxias ideomotoras: capacidade de realizar um movimento ou gesto simples de maneira intencionada. Praxias ideativas: capacidade para manipular objetos mediante uma sequência de gestos, o que implica o conhecimento da função do objeto, o conhecimento da ação e o conhecimento da ordem dos passos que levam a essa ação.
A sincinesia é uma complicação comum da paralisia facial. É um termo médico que se refere à movimentação involuntária dos músculos faciais que ocorre quando um paciente está tentando mover outro músculo facial.
A apraxia buco-facial corresponde à incapacidade de realizar movimentos com os músculos da face e da boca. Este tipo acompanha muitas vezes os quadros afásicos, sendo possível que os mecanismos que sustentam estes movimentos partilhem algumas funções com as da linguagem.
A apraxia orofacial é a inabilidade para executar qualquer movimentação envolvendo estruturas dos órgãos fonoarticulatórios, decorrente de alteração do Sistema Nervoso Central.
Muitas pessoas confundem a apraxia e a dispraxia em função de ambos afetarem a articulação sequencial de fonemas durante a fala. A diferença é que apraxia é adquirida e a dispraxia é inata, ou seja, a pessoa nasce com ela.
Portanto, a prova de Romberg é dita positiva quando o paciente consegue manter-se em equilíbrio com os olhos abertos, mas apresenta oscilações importantes ou tendência à queda ao fechar os olhos. Além disso, para a prova ser considerada positiva, o indivíduo tende ao desequilíbrio para qualquer um dos lados.
Letargia é o nome dado a um estado físico em que a pessoa fica com seus níveis de energia abaixo do normal. Ela acaba por sentir uma verdadeira diminuição de suas capacidades mentais e físicas, sendo que seu estado de alerta já não fica no mesmo nível.
Poliúria é o termo médico utilizado para designar os casos em que o paciente passa a eliminar quantidades excessivas de urina, por algum motivo. Para que a poliúria seja confirmada, pacientes adultos precisam eliminar mais do que 3 litros de urina por dia, e crianças, entre 2 e 2,5 litros por dia.
A coordenação motora fina – ou praxia fina – trabalha com os pequenos movimentos das mãos. Ela desenvolve a capacidade de pegar objetos, por exemplo. Assim, é fundamental trabalhar com atividades de praxia fina em crianças pequenas. Afinal, ela auxilia futuramente no aprendizado da linguagem escrita.
É um transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. Aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida.
O código CID R48. 2 pertence ao ancestral R48 “Dislexia e outras disfunções simbólicas, não classificadas em outra parte”, que por sua vez faz parte do “Capítulo XVIII – Sintomas, sinais e achados clínicos e laboratoriais anormais, não classificados em outra parte (R00-R99)”.
Já a apraxia ideatória pode ser definida como um transtorno do uso de ferramentas reais (única ou múltipla)3, sendo um distúrbio na realização da sequência correta dos atos motores necessários para a utilização de um objeto e que geralmente não é um sintoma discreto, mas a manifestação de deterioração mental global1,6.
A INIBIÇÃO PSICOMOTORA - Além das debilidades psicomotoras, é caracterizada por uma presença constante de ansiedade, alguns sintomas podem ser bem comuns na criança, como: sombrancelhas franzidas, cabeça baixa, problemas de coordenação motora, distúrbio de conduta entre outros.
- algumas crianças tem uma Apraxia global, ou seja, que afeta o planejamento motor global, enquanto outras podem ter uma Apraxia apenas de Fala (casos específicos de fala, progridem bem nos tratamentos).