é o ser interior e imaterial do ser humano. A alma é a substância imaterial do homem, com uma unidade de consciência que unifica as faculdades existentes ao conhecimento do eu.
Etimologicamente, deriva do termo em Latim animu (ou anima), que significa "o que anima". Sendo a vida de cada organismo, não sendo eterna, e nem separada do corpo, exatamente pelo contrário.
A alma humana exerce todas as atividades da vida vegetativa, sensitiva e racional - e vai além disso, pois tem a potência para evoluir na virtude, a qual é a ordem do amor, a saber, cabe ao ser humano amar os seres de acordo com a sua dignidade ontológica.
A alma humana é aquilo que no homem é capaz de atingir o conhecimento, a contemplação do ser em si e tende para a purificação da alma, pela prática da virtude. A alma deve obrigar o corpo a obedecer, dirigindo-se para a virtude, deixando as paixões do corpo de lado.
Os cristãos acreditam que após a morte, a alma é encaminhada para o céu ou para o inferno, conforme foi a sua vida na Terra, ou seja, se a pessoa viveu uma vida digna e reta, sua alma irá para o céu, se viveu uma vida de erros e pecados, sua alma irá para o inferno.
Qual é a DIFERENÇA entre a tua ALMA e ESPÍRITO? - As Histórias da Bíblia
Qual a diferença da alma para o espírito?
É o corpo espiritual – ou perispírito – que faz dela um ser definido, limitado e circunscrito à sua individualidade espiritual. A união da Alma, do perispírito e do corpo material constitui o HOMEM. A Alma e o perispírito, quando separados do corpo físico, constituem o ESPÍRITO.
Os filósofos e fisiologistas imaginavam que ela estava situada no coração, nos rins, na medula ou nas vértebras, e hoje acredita-se que a alma aloja-se no cérebro. Ou no intestino, nosso segundo cérebro. Sabemos que há um sistema das emoções - o sistema límbico. Locus de toda substância do sentir e agir.
A alma tem como ca- racterística essencial a vida e a idéia da vida. Ela dá vida ao corpo e o mantém vivo. Ora, sendo a morte o contrário da vida, a alma não poderá acolher estrutu- ralmente em si a morte e será, por isso, imortal.
Jesus Cristo tinha uma alma humana. Se a natureza divina tivesse vindo residir em seu corpo, como se este fosse apenas um tabernáculo de carne, suprindo o lugar de uma alma humana, não se poderia, então, dizer: “crescia Jesus em sabedoria” (Lc 2.52).
O que acontece com a alma e o espírito depois da morte?
A explicação para o que acontece após a morte é que a alma se transforma e passa para outro plano de existência, quando se junta aos guias, orixás e outros espíritos. Outra prática importante é que o corpo não deve ser cremado, pois é necessário devolvê-lo à terra para completar seu ciclo.
O que uma pessoa sente quando a alma sai do corpo?
Pessoas que relatam esses acontecimentos também costumam interpretar como sonho lúcido, e o fazem diferenciando de sonhos normais. Isso acontece pois não possuem referencia e informação adequada para compreender o fenômeno. Muitos lembram de experiências lúcidas vividas como sonho.
O corpo é físico e com os cinco sentidos (visão, audição, paladar, olfato e tato) ele se conecta e interage com o mundo exterior. A alma e o espírito são muito mais difíceis de separar um do outro. Muitos cristãos defendem a opinião de que a alma é a parte de nós que encobre nossa vontade, afeições e pensamentos.
Enquanto estivermos vivos, ela ocupará o nosso corpo. Mas, depois da morte, ela será destinada ao Céu ou ao inferno, dependendo da escolha que fizermos em vida com relação a este tema. É por isso que não existe “alma penada”, que fica vagando por aí. “Depois da morte, a sua alma terá dois destinos: o Céu ou o inferno.
Sim, a alma pode deixar o corpo momentaneamente e voltar depois. Há uma série de questões de “O Livro dos Espíritos” que tratam dessa questão. Os benfeitores explicam que, durante o sono, por meio do sonambulismo ou pela mediunidade, um Espírito encarnado é capaz de se desdobrar.
A "alma" é o termo utilizado para designar o espírito quando ele está encarnado, ou seja, ligado a um corpo físico. Neste estado, o espírito experimenta a vida material e, através das interações e aprendizados na Terra, evolui e cumpre as etapas de sua jornada espiritual.
O que acontece com a pessoa alma vivente quando morre?
O que acontece com a pessoa (alma vivente) quando morre? Não nos é possível ver ou falar com alguém que já morreu. Em tais manifestações, não é a pessoa morta que aparece, mas Satanás e seus anjos disfarçados (2Co 11:13). Ele não deseja que entendamos que a oportunidade de salvação só existe enquanto vivemos.
No espiritismo, os animais são considerados seres sencientes, isto é, percebem pelos sentidos e dotados de alma, assim como os humanos. Segundo a doutrina espírita, a alma animal, embora de natureza distinta da humana, possui a capacidade de sentir, aprender e evoluir espiritualmente.
58 e 62): “…a Bíblia se refere 13 vezes à morte humana como sendo morte da alma (Levítico 19:28; 21:1, 11; 22:4; Números 5:2; 6:6, 11; 9:6, 7, 10; 19:11, 13; Ageu 2:13). A alma é a pessoa como um indivíduo.
Este texto fala de separação de alma e espírito pela Palavra de Deus. Sabemos que o corpo, a alma e o espírito do homem formam uma grande unidade, e estão intimamente ligados, de modo que se pode dizer que são uma só coisa, assim como Deus é um, e no entanto são três pessoas: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.
Nesse sentido, a alma é o que dá vida, a mente é a faculdade da razão, e o espírito é a inspiração (vejam aqui o verbo spirare mais uma vez), a imaginação, a criatividade, a emoção, o senso estético, a moral, a ética, a virtude…