A abordagem sincrônica se concentra em um determinado momento ou período de tempo, analisando as relações e estruturas sociais existentes naquele momento.
A linguística sincrónica (também chamada estática ou descritiva) tem como objeto "a descrição de um estado de língua num dado ponto sobre o eixo do tempo, em função da sua estrutura própria e sem qualquer referência à sua evolução" (GILL, Harjeet - "Synchronie".
A abordagem sincrônica se concentra em um determinado momento ou período de tempo, analisando as relações e estruturas sociais existentes naquele momento.
A análise sincrônica serve para reconhecer o universo do produto em questão e para evitar reinvenções. A comparação e a crítica dos produtos requerem a formulação de critérios comuns (BONSIEPE et al., 1984). Essa análise pode também ser entendida como um levantamento dos produtos do sistema eleito (BOMFIM, 1977).
Diferença entre leitura diacrônica e leitura sincrônica da Bíblia
O que é ensino sincrono?
O que são aulas síncronas? As aulas síncronas são aquelas que acontecem em tempo real. Na educação a distância, isso significa que o professor e o aluno interagem, ao mesmo tempo, em um espaço virtual. A exemplo dos formatos de aula online que incluem salas de videoconferência e transmissões ao vivo.
A leitura sincrônica observa o texto em seu contexto literário. Analisa o texto como inteireza e interpreta-o em conexão permanente e harmônica com seu universo. É a análise da Bíblia como obra literária.
Por sincronia entende-se o conjunto dos factos considerados como formando um sistema, num momento dado de uma evolução, sendo a diacronia considerada como a sucessão de sincronias. Por sincronia entende-se ainda, em termos temporais, uma simultaneidade de acontecimentos e de factos, que aconteceram ao mesmo tempo.
No geral, a comunicação síncrona acontece nas mesmas condições de tempo e espaço, ou seja, a conversa é imediata e usa um mesmo canal para troca de mensagens. Por exemplo, uma conversa iniciada em ferramentas de chat tende a ser finalizada dessa forma.
Em Linguística, Ferdinand de Saussure define como paradigma o conjunto de elementos similares que se associam na memória e que assim formam conjuntos. O encadeamento desses elementos chama-se sintagma.
a Linguística sincrônica se ocupará das relações lógicas e psicológicas que unem os termos coexistentes e que formam sistemas, tais como são percebidos pela consciência coletiva.
No entanto, o momento em que se reúnem para combinar o trabalho, em que se encontram para trocar comentários ou mesmo quando conversam ao vivo (no mesmo momento) são momentos de trabalho síncrono.
Entendemos como ensino síncrono aquele cuja interação entre os participantes da aula ocorre de maneira simultânea. Utilizando-se principalmente de plataformas e de sites de videoconferência, professores e alunos conectam-se ao mesmo tempo para o momento de aprendizagem.
A comunicação no modo síncrono ocorre em tempo real, quando os participantes estão presentes simultaneamente e interagem de forma instantânea. Exemplos incluem: Reuniões presenciais.
O eixo do estado é o eixo sincrônico: nele, a língua é estudada como ela se apresenta em um determinado momento de sua história. Toda intervenção do tempo é excluída. O eixo das evoluções é o eixo diacrônico: nele, a língua é analisada como um produto de uma série de transformações que ocorrem ao longo do tempo.
Em um caso, pode ocorrer o anacronismo “de ontem para hoje”. É o que ocorre quando lemos um texto de outra época e, de modo inaceitável, atribuímos a certa palavra um sentido que ela não tem hoje, comprometendo toda a interpretação do texto. Em outro caso, pode ocorrer o anacronismo “de hoje para ontem”.
A perspectiva sincrônica, por sua vez, vê a gramaticalização como primariamente um fenômeno sintático, discursivo-pragmático, a ser estudado do ponto de vista de modelos fluidos de uso linguístico.
A aprendizagem síncrona consiste em um modelo de aula em tempo real e por meio de uma plataforma virtual. Sendo assim, são aulas à distância e o instrutor, ou professor, promove o ensino ao vivo para os alunos.