O que diz o Código de Defesa do Consumidor sobre assistência técnica?

O Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu artigo 18, assegura que produtos com vícios de qualidade que comprometam o uso devem ser consertados pela empresa responsável. Além disso, a empresa deve garantir a reparação adequada em um prazo máximo de 30 dias.
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Quando o cliente tem direito à devolução do dinheiro para assistência técnica?

Acontece que o Art. 18, § 3 do CDC prevê troca imediata ou devolução imediata do dinheiro quando o produto defeituoso for essencial, na impossibilidade do conserto ou quando o conserto interfira na qualidade.
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O que a lei do consumidor diz sobre assistência técnica?

“Art. 50-A. Os fornecedores de assistência técnica de produtos e serviços devem entregar aos consumidores, por escrito e independentemente de solicitação, protocolo do atendimento realizado, em que constem a data, o horário e o motivo do comparecimento do consumidor ao estabelecimento.
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O que diz o artigo 35 do Código de Defesa consumidor?

35 do CDC , a recusa à oferta oferece ao consumidor a prerrogativa de optar, alternativamente e a sua livre escolha, pelo cumprimento forçado da obrigação, aceitar outro produto, ou rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, somada a perdas e danos.
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Quantos dias a assistência técnica tem para devolver o produto?

Prazo de 30 dias para conserto

Quando for constatado um defeito no produto de consumo durável ou não durável tanto o comerciante (vendedor) quanto o fornecedor ou fabricante são solidários pelos vícios de qualidade ou quantidade. O Art.
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Leis para assistência técnica - Código de defesa do consumidor - Parte 1

Quanto tempo um objeto pode ficar na assistência técnica?

Proposta dá prazo de 180 dias para retirada de bem levado ao conserto. O Projeto de Lei 2545/22 determina que o dono de eletrodomésticos, eletrônicos ou similares terá até 180 dias para retirar bem entregue a serviços de assistência técnica para manutenção.
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O que diz o Art. 18 do CDC?

Tema atualizado em 28/5/2024. Quando o vício do produto não for sanado no prazo máximo de trinta dias, o consumidor poderá escolher entre a substituição do produto, a restituição imediata da quantia paga ou o abatimento proporcional do preço, conforme o disposto no artigo 18, § 1º, do Código de Defesa do Consumidor.
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O que diz o artigo 42 do Código do consumidor?

O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.”
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O que diz o artigo 20 do Código de Defesa do Consumidor?

O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.
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Quais são os 7 direitos de um consumidor?

7 Direitos que o consumidor tem, mas não sabe
  • O consumidor pode desistir da compra. ...
  • Não existe valor mínimo para compra no cartão. ...
  • Envio de cartão não solicitado. ...
  • Restituição em dobro. ...
  • Nome limpo em até cinco dias após o pagamento da dívida. ...
  • A taxa de 10% não é obrigatória. ...
  • Bancos devem oferecer serviços gratuitos.
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O que fazer se a assistência técnica não resolve?

Notificação formal: Caso o problema não seja resolvido diretamente com a assistência técnica, notifique o fabricante formalmente sobre a violação dos seus direitos. Isso pode ser feito por meio de um e-mail, chamada ou através de chat de atendimento ao consumidor, exigindo que o serviço seja cumprido conforme acordado.
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Qual a garantia de uma assistência técnica?

Todo produto, por lei, tem garantia, independente de ser oferecida ou não pelo fornecedor. É a chamada “garantia legal”: 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para produtos duráveis.
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Qual prazo máximo o produto pode ficar na assistência técnica da fornecedora?

A relatora do caso no STJ, ministra Nancy Andrighi, explicou que o CDC atribuiu ao fornecedor o dever de zelar pela qualidade de seu produto; se não o cumpre, o código determina a correção do defeito no prazo máximo de 30 dias.
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Em quais casos posso exigir meu dinheiro de volta?

Produto com defeito ou vício

Se o produto apresenta defeito de fábrica ou vício oculto (problema que surge após o uso), o consumidor pode exigir: A devolução do dinheiro. A troca do produto. O abatimento proporcional no preço.
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Quantos dias a assistência técnica tem para resolver o problema?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a empresa tem 30 dias para realizar o reparo do produto defeituoso.
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O que devo fazer se paguei um serviço e ele não foi realizado?

Quando você paga por um serviço e ele não é realizado, o primeiro passo é tentar resolver a situação de forma amigável. Entre em contato com o prestador do serviço, explique o ocorrido e busque uma solução. Caso isso não funcione, é importante formalizar a reclamação por escrito.
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O que diz o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor?

O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 35, determina que caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago, acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos.
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O que diz o artigo 51 do Código do consumidor?

51. São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que: I - impossibilitem, exonerem ou atenuem a responsabilidade do fornecedor por vícios de qualquer natureza dos produtos e serviços ou impliquem renúncia ou disposição de direitos.
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O que diz o artigo 40 do Código do consumidor?

Art. 40. O fornecedor de serviço será obrigado a entregar ao consumidor orçamento prévio discriminando o valor da mão- de-obra, dos materiais e equipamentos a serem empregados, as condições de pagamento, bem como as datas de início e término dos serviços.
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Quais são os 5 direitos do consumidor que o consumidor acha ter, mas não tem?

Confira os direitos que o consumidor acha que tem, mas não são bem assim:
  1. 1 – Troca de produto sem defeito. ...
  2. 2 – Obrigação de aceitar cartões de crédito e débito. ...
  3. 3 – Direitos do consumidor em qualquer compra. ...
  4. 4 – Ressarcimento em dobro de cobrança errada. ...
  5. 5 – Erro no preço. ...
  6. 6 – Dívida de mais 5 anos não expira.
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O que é considerado constrangimento ao cliente?

O que pode ser considerado ser constrangido ou constrangimento? Constrangimento, segundo o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), ocorre quando o consumidor é submetido a práticas abusivas que o expõem ao ridículo ou comprometem sua dignidade e honra.
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O que é abuso do direito de cobrar?

Além do mais, o abuso no direito de cobrança é tipificado como crime no CDC, com pena de 3 meses de detenção a um ano mais multa: Art. 61. Constituem crimes contra as relações de consumo previstas neste código, sem prejuízo do disposto no Código Penal e leis especiais, as condutas tipificadas nos artigos seguintes.
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Quanto tempo um produto pode ficar na assistência técnica?

O Código de Defesa do Consumidor (art. 18, § 1º) estabelece o prazo máximo de 30 (trinta) dias para o fornecedor sanar o vício do produto. Ainda, poderá ser convencionada a redução ou ampliação do prazo acima citado. No entanto, não poderá ser inferior a 7 (sete) dias nem superior a 180 (cento e oitenta) dias.
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O que o Artigo 39 I do CDC proíbe?

Tal prática é vedada pelo art. 39, I, do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que proíbe o fornecedor de condicionar o fornecimento de um produto ou serviço à aquisição de outro, cerceando a liberdade de escolha do consumidor.
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O que diz o art. 14 do CDC?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o fornecedor de produtos ou serviços possui responsabilidade objetiva (arts. 12 e 14), ou seja, deve responder por prejuízos causados a terceiros independentemente da existência de culpa.
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