O que diz o artigo 4 do Código de Ética do assistente social?
4º Constituem competências do Assistente Social: I - elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgãos da administração pública, direta ou indireta, empresas, entidades e organizações populares; II - elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de ...Quais são os 5 códigos de ética do Serviço Social?
- Breve histórico do Código de Ética Profissional do Assistente Social. ...
- O Código de Ética Profissional de 1965. ...
- O Código de Ética Profissional de 1975 e 1986.
- O Novo Código de Ética dos Assistentes Sociais. ...
- As penalidades o Código de Ética. ...
- Instrumentos processuais frente ao assistente social transgressor do Código de Ética.
Quais são as 3 atribuições privativas do assistente social?
5º Constituem atribuições privativas do Assistente Social: I. coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social; II.O que diz o artigo 6 do Código de Ética do assistente social?
6º do Código de Ética do/a Assistente Social, é vedado: c) bloquear o acesso dos usuários aos serviços oferecidos pelas instituições, através de atitudes que venham coagir e/ou desrespeitar aqueles que buscam o atendimento de seus direitos.Código de Ética Profissional do/a Assistente Social | Serviço Social para Concursos
O que diz o artigo 3 do Código de Ética do Serviço Social?
Art. 3º Determinar que o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Serviço Social procedam imediata e ampla divulgação do Código de Ética.Quais são os 5 princípios da Ética?
Seus princípios centrais, como autonomia, beneficência, não maleficência e justiça, orientam o comportamento para uma convivência justa.Quais as leis que o assistente social deve saber?
Lei nº 8.212/1991 -Dispõe sobre a organização da Seguridade Social, institui Plano de Custeio, e dá outras providências. Lei nº 8.742/1993- Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) - Dispõe sobre a organização da Assistência Social e dá outras providências.O que o assistente social deve considerar prioritariamente?
A atuação profissional faz-se, prioritariamente, por meio de instituições que prestam serviços públicos destinados a atender pessoas e comunidades que buscam apoio para desenvolver sua autonomia, participação, exercício de cidadania e acesso aos direitos sociais e humanos.O que significa vedado ao assistente social?
14 - É vedado ao assistente social valer-se de posição ocupada na direção de entidade da categoria para obter vantagens pessoais, diretamente ou através de terceiros.O que o assistente social não pode fazer?
Aqui estão algumas das atividades que um assistente social não pode fazer:
- Diagnosticar ou prescrever tratamentos médicos;
- Realizar procedimentos clínicos;
- Praticar psicoterapia;
- Representar judicialmente;
- Emitir receitas médicas;
- Realizar atividades que violem a privacidade ou ética profissional;
É vedado ao assistente social revelar sigilo profissional?
17- è vedado ao assistente social revelar sigilo profissional. ⚫DE SERVIÇO SOCIAL ou Art. 18. A quebra de sigilo só é admissível quando se tratarem de situações cuja gravidade possa, envolvendo não fato delituoso, trazer prejuízos aos interesses do usuário, de terceiros e da coletividade.Qual foi o primeiro Código de Ética do Serviço Social?
O primeiro Código de Ética Profissional do(a) Assistente Social elaborado/promulgado em 1947 é sucinto (CFESS, 2016), foi influenciado pela visão europeia, impregnado de valores cristãos, sem mediação do Estado e, portanto, sem respaldo jurídico.Quais são as três competências do assistente social?
São competências destes profissionais a elaboração, execução e avaliação de políticas sociais; orientar grupos e indivíduos; realizar estudos socioeconômicos, entre outras expressas na lei 8.662 de 1993: Art. (BRASIL, 2012, p. 44-45).É vedado ao assistente social ser testemunha?
Art. 5º. Quando intimado perante a autoridade competente a prestar depoimento como testemunha, qualquer profissional assistente social deverá comparecer e declarar que está obrigado a guardar sigilo profissional, sendo VEDADO depor na condição de testemunha.O que é laudo social?
O laudo social, elaborado pela/o assistente social, é o produto/registro da perícia social realizada pela/o profissional.Quais são os pilares da Assistência Social?
Conforme a previsão da Constituição Federal de 1988, a Seguridade Social há muito vinha sendo reivindicada por trabalhadores e movimentos sociais. Seus principais pilares são a (1) Saúde, a (2) Assistência Social e a (3) Previdência.O que um assistente social precisa saber?
Além de ser bom em lidar com pessoas, o assistente social precisa ter controle emocional. Ou seja, saber administrar as emoções mesmo nas situações mais delicadas, sobretudo os profissionais que trabalham em contato direto com a população devem estar preparados para tudo.Qual o papel do assistente social dentro do CREAS?
Além de orientar e encaminhar os cidadãos para os serviços da assistência social ou demais serviços públicos existentes no município, no Creas também se oferece informações, orientação jurídica, apoio à família, apoio no acesso à documentação pessoal e estimula a mobilização comunitária.O que diz o artigo 5o do Código de Ética do assistente social?
5º, IX, ser atribuição privativa de Assistente Social elaborar provas, presidir e compor bancas de exames e comissões julgadoras de concursos para Assistentes Sociais, ou onde sejam aferidos conhecimentos inerentes ao Serviço Social.Qual lei regulamenta a assistência social?
A partir da Constituição, em 1993 temos a promulgação da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), no 8.742, que regulamenta esse aspecto da Constituição e estabelece normas e critérios para organização da assistência social, que é um direito, e este exige definição de leis, normas e critérios objetivos.O que deve conter no carimbo do assistente social?
Modelo de carimboAlém disso, segundo o Código de Ética Profissional, é dever da/o Assistente Social utilizar seu número de registro no exercício da profissão. E é direito da/o usuária/o do serviço ter acesso a essa informação.