1 Ouvi isto, casa de Jacó, que sois chamados pelo nome de Israel, e saístes das águas de Judá, que jurais pelo nome do Senhor, e fazeis menção do Deus de Israel, porém não em verdade nem em justiça. 2 E até da santa cidade tomam o nome, e se firmam sobre o Deus de Israel; o Senhor dos Exércitos é o seu nome.
A frase “por vossas maldades fostes vendidos” significa que o Senhor não vendeu nem abandonou Seu povo escolhido; por meio de seus pecados eles venderam a si mesmos ao cativeiro. Nesse versículo podemos aprender o seguinte princípio: Quando pecamos, vendemos a nós mesmos ao cativeiro.
Permitamos que o Senhor Nosso Deus nos conduza pela mão, porque, quando O deixamos nos conduzir, Ele nos ensina a viver, ensina-nos coisas úteis para nossa vida e aponta a direção por onde devemos andar. A direção e o caminho por onde devemos seguir são os mandamentos da Lei do Senhor Nosso Deus!
O que significa "os que esperam no Senhor renovarão as suas forças"?
Esperança que Renova: A Importância da Paciência
Aqueles que mantêm sua esperança no Senhor não são apenas pacientes, mas são fortalecidos durante a espera. A espera não é um período de inatividade, mas sim um tempo de crescimento espiritual e confiança que resulta na renovação das forças.
“Através da areia ou da pedra, os rios têm estabilidade, persistência e força que os transportam para cima, para baixo, ao redor ou através de qualquer obstáculo.”
Isaías 48 Estudo: "PAZ, COMO UM RIO" (Bíblia Explicada)
O que significa rio no mundo espiritual?
É a irrigação, permitindo que o mundo funcione normalmente e que as mudanças ocorram, permitindo que as coisas nasçam, que as coisas cresçam e prosperem, e que as coisas murchem e morram num ciclo interminável.
Os homens na Bíblia que não seguem ao Senhor se estabelecem em cidades buscando estabelecer o seu próprio nome e fama (Gn 36.31-43). O povo de Deus é peregrino e forasteiro, cuja característica principal nessa terra e no porvir é louvar a Deus.
Reconhecida por sua capacidade de voar alto, acima das tempestades, a águia representa: 🦅 Força: Um exemplo de determinação, superação e poder diante dos desafios.
“Aqueles que confiam no Senhor, renovam as suas forças. Têm asas como a águia, correm sem se cansar, marcham sem desfalecer” (Isaías, 40) | Sete Margens.
Agora, venham cá e escutem o que estou dizendo: desde o princípio, nunca falei em segredo e tenho governado todas as coisas desde que começaram.” Agora, o SENHOR Deus me deu o seu Espírito e me enviou. O SENHOR, o Santo Deus de Israel, o seu Salvador, diz ao seu povo: “Eu sou o SENHOR, seu Deus.
A fornalha da aflição é a aplicação da Cruz. Tudo isso é para deixar o lugar livre para Cristo. O Senhor está separando o que é de Cristo daquilo que é de nós mesmos, porque está em busca de uma maior medida de Cristo, e não o que é bom em nós. É isso que o Senhor está fazendo.
Isaías advertiu Acaz, rei de Judá, a não fazer aliança com a Síria e Israel contra a Assíria. Também profetizou sobre a destruição dos iníquos, a coligação de Israel nos últimos dias e o poder de Jesus Cristo para salvar Seu povo caso ele se arrependesse.
“Chegai-vos a Mim, ouvi isto: Não falei em segredo desde o princípio; desde o tempo em que aquilo se fez Eu estava ali, e agora o Senhor Deus Me enviou a Mim, e o Seu Espírito.” As evidências de um Deus triúno percorrem todo o cânon bíblico.
A sagrada expressão "Assim diz o Senhor!" aparece apenas no Antigo Testamento e indica um pronunciamento direto de Deus. Quando um profeta usava essas palavras, havia silêncio para ouvir o que o próprio Deus tinha a dizer.
Jesus termina Sua lamentação sobre a rejeição de Judá ao Filho do Homem e a João com uma parábola sobre a vindicação da sabedoria. Ela serve como um aviso profético para se ouvir, considerar e agir de acordo com o que Ele diz. No entanto, a sabedoria é vindicada por suas ações.
Deus restaura as nossas forças quando nos sentimos exaustos com as batalhas da vida. Tudo o que precisamos é confiar plenamente nele. Precisamos nos apegar a Cristo em oração e na Sua Palavra, pois a Sua força nos mantém firmes e motivados para vencer os desafios da vida.
Isaías 40:31 Mas os que esperam no SENHOR renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão. _________ O inimigo fica muito incomodado em ver você avançando. E vai tentar te atacar de todos os lados.
Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços certamente tropeçam, mas aqueles que esperam no SENHOR renovam as suas forças, voam alto como as águias, correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.
Quais são as três etapas do processo de renovação da águia?
Ela deve voar a uma alta montanha, refugiando-se num ninho próximo à parede; bicará a parede até cair o bico e esperará o nascimento do novo, quando arrancará as unhas velhas; depois, de unhas novas, desprenderá de suas penas arrancando-as com o bico.
A águia se mantém a mesma, mesmo com o passar do tempo, pois ela se renova e não se deixa vencer por nada, assim deve ser também o cristão na sua vida com Deus. Deus comparou a águia com o que recebe o Espírito Santo, por causa dessa característica dela, de se renovar.
Nessa situação, a águia só tem duas alternativas: deixar-se morrer...ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 150 dias. Esse processo consiste em voar para o alto de uma colina e lá se recolher num ninho próximo a um paredão. Um lugar de onde, para retornar, ela necessita dar um voo firme e pleno.
Porque o SENHOR é grande e digno de ser louvado, mais temível do que todos os deuses. Porque todos os deuses dos povos não passam de ídolos; o SENHOR, porém, fez os céus.
Ele nos ajuda a compreender mais claramente quão íntima é a presença de Deus conosco. O salmista proclama que Deus o criou com infinito cuidado e o formou em divina semelhança. Aqui e em Hebreus 4,13, o escritor confessa a sabedoria de Deus, que conhece as atitudes e pensamentos do coração.
1 Grande é o Senhor e mui digno de louvor, na cidade do nosso Deus, no seu monte santo. 2 Formoso de sítio, e alegria de toda a terra é o monte Sião sobre os lados do norte, a cidade do grande Rei. 3 Deus é conhecido nos seus palácios por um alto refúgio. 4 Porque eis que os reis se ajuntaram; eles passaram juntos.