1 Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. 2 Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios. 3 Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? 4 Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.
Aquele que tem mãos limpas e um coração puro, que não recorre aos ídolos nem jura por deuses falsos. Ele receberá bênçãos do Senhor e Deus, o seu Salvador, lhe fará justiça. São assim aqueles que buscam, que buscam a tua face, ó Deus de Jacó.
O Salmo 24 é um dos textos bíblicos mais profundos quando se busca sobre o propósito de Adonai em criar a terra, mesmo que aos olhos de muitos isso passe desapercebido. Este salmo é um Mizmor (que deriva do termo zamar, que significa melodia) é um cantico, cujo autor é o Rei Davi.
Segundo, Ele nos pede que descansemos dos afazeres diários. Isso significa que não devemos fazer nenhum trabalho que nos impeça de dedicar total atenção às coisas espirituais.
O salmo 24 foi escrito quando a arca foi trazida por Davi à Jerusalém. Ele tinha a intenção de colocá-la em uma tenda especial bem em cima do Monte Sião.
O SENHOR, forte e poderoso, o SENHOR, poderoso nas batalhas. Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó portais eternos, para que entre o Rei da Glória. Quem é esse Rei da Glória? O SENHOR dos Exércitos, ele é o Rei da Glória.
“O Senhor se torna íntimo dos que o temem, e lhes manifesta a sua aliança. Meus olhos estão sempre fixos no Senhor, porque ele livrará do laço os meus pés. Olhai-me e tende piedade de mim, porque estou só e na miséria. Aliviai as angústias do meu coração, e livrai-me das aflições.
“Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no Seu lugar santo? ” É pergunta que o salmista faz no salmo 24, versículo 3. Essa é a mesma pergunta que precisamos fazer. Subir ao monte do Senhor e estar em Seu santo lugar significa estar em Sua presença, desfrutar de um relacionamento com ele.
É o número da escolha: 12 tribos no Antigo Testamento; 12 Apóstolos no Novo Testamento; 12 legiões de anjos. Os anciãos no Apocalipse são 24, isto é: 12+12 (união do AT com o NT).
Qual contexto do Salmo 24 podemos remontar? Acerca do salmo 24, a maioria dos estudiosos o remonta ao contexto da chegada da Arca da Aliança a tenda preparada no Monte Sião, no período do reinado de Davi (2Sm 6.1-15).
Historicamente, esses versículos são frequentemente ligados à procissão cerimonial da Arca da Aliança para Jerusalém. Os portões e portas representam a cidade de Jerusalém, que está sendo chamada a abrir-se e receber a presença de Deus simbolizada pela Arca.
O que significa ser limpo de mãos e puro de coração?
A pessoa de coração puro e focado rejeita a falsidade na sua busca de Deus: “Quem subirá ao monte do Senhor? Quem há de permanecer no seu santo lugar? O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem faz juramentos com a intenção de enganar.
Buscar a Deus: O Salmo 24:6 nos incentiva a buscar a face de Deus: “Tal é a geração dos que o buscam, dos que buscam a tua face, ó Deus de Jacó!”. Isso nos ensina que devemos buscar a Deus com todo o nosso coração e que Ele se revelará a nós quando O buscarmos sinceramente.
O Salmo 24 fala de Jesus como o Rei, o Criador dos céus e da terra, o Senhor. Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam (Sl. 24:1). O apóstolo João disse que: Todas as coisas foram feitas por ele e sem ele nada do que foi feito se fez (Jo.
Qual é o significado de "Subir ao monte do Senhor"?
Nas escrituras, um monte pode simbolizar o templo. O monte do Senhor representa um lugar espiritual mais elevado onde podemos estar mais próximos de Deus. “Subimos ao monte do Senhor” quando nos preparamos para entrar no templo e depois entramos nele.
Qual o significado do número 24 no mundo espiritual?
O de hoje (24), traz o significado do amor compartilhado. O número 24 traz a essência da união, da reciprocidade e do equilíbrio onde tudo isso se transforma em amor.
Quais lições podemos aplicar em nossas vidas a partir de Números 24? Devemos aprender a confiar nas promessas de Deus, reconhecer Sua soberania em nossas vidas e permanecer firmes na fé, mesmo diante de desafios.
No Brasil, o número 24 é usado como ofensa a homossexuais por ser o número referente ao veado no jogo do bicho. O animal é associado pejorativamente a homens gays.
“Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam. Fundou-a ele sobre os mares e sobre as correntes a estabeleceu” (versos 1 e 2). O Salmo começa em um exaltado tom de adoração do Deus do universo.
'Portais Eternos' é uma expressão de fé e adoração, convidando os ouvintes a reconhecerem e celebrarem a grandeza de Jesus, o Rei da Glória, que é digno de louvor eterno.
Uma pausa para reflexão, ou etimologicamente derivada da elevação para Deus, ou de origem em uma interjeição. Na Septuaginta, tradução do Antigo Testamento para o grego, selah foi traduzida por diapsalma (em grego: διάψαλμα), que significa intervalo, interlúdio, mudança de tom.
Davi testifica: Do Senhor é a Terra e a sua plenitude, o que é limpo de mãos e puro de coração subirá ao monte do Senhor, e o Senhor dos Exércitos é o Rei da Glória. Salmo de Davi.
Um ponto importante no julgamento de Isaías 24 é a violação da aliança com Deus. Isaías descreve como a terra está corrompida e identifica a fonte do julgamento: o pecado humano, que viola as leis divinas e a aliança estabelecida entre Deus e a humanidade.
O salmo 14 ensina a confiar na justiça divina. Além disso, ajuda a manter a estabilidade e a paciência nos momentos de conflito. Disse o néscio no seu coração 'Não há Deus. Têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras, não há ninguém que faça o bem'.