2Reis 5:25-26 Almeida Revista e Corrigida (ARC) E disse-lhe Eliseu: De onde vens, Geazi? E disse: Teu servo não foi nem a uma nem a outra parte. Porém ele lhe disse: Porventura, não foi contigo o meu coração, quando aquele homem voltou de sobre o seu carro, a encontrar-te?
2Reis 5:1-14 NVI. Naamã, comandante do exército do rei de Arã, era um homem importante para seu senhor e bastante respeitado, pois por meio dele o SENHOR dera vitória a Arã. Mas esse guerreiro valente sofria de lepra.
Isso nos ensina que Deus pode usar até as menores vozes para realizar grandes obras. A Humildade de Naamã ao Buscar a Cura (2 Reis 5:5-7) Ao ouvir o conselho da jovem, Naamã, um homem acostumado ao poder, decide buscar ajuda em Israel.
Para adorar o Senhor fora de Israel, Naamã quer levar consigo terra israelita (lit., “solo”), refletindo a ideia tradicional de que o Senhor é o deus nacional de Israel.
Saiba mais sobre nós. Naamã, o sírio, procura Eliseu para ser curado de lepra — A princípio, rejeita a instrução do profeta, mas acaba cedendo e se lava sete vezes no Jordão; é curado — Eliseu se recusa a aceitar recompensa — Geazi aceita um presente de Naamã e é amaldiçoado com lepra.
Mensagem 2 Reis 5 : 25,26,27 O Dia da Grande Oportunidade
Que lição podemos tirar da história de Naamanã?
O seu prestígio com o rei, a sua admiração por parte do povo, nada disso resolveria aquele problema – pois era uma enfermidade sem cura humana. A primeira lição que tiramos sobre a história de Naamã é que, por mais importante e bem-sucedido que você seja, você nunca será autossuficiente. Você sempre dependerá de Deus.
Deus detesta o pecado, mas do pecado que Ele abomina a idolatria é o principal. Por tudo isto Naamã não precisava apenas de uma cura física. Provavelmente Deus terá mesmo permitido a sua doença da lepra para o curar da restante enfermidade de que padecia na alma e no espírito.
Depois que Naamã partiu, o servo de Eliseu, Geazi, foi atrás de Naamã e mentiu para ele, dizendo que Eliseu havia pedido prata e roupas. Naamã deu presentes para Geazi, que os guardou para si mesmo. O Senhor puniu Geazi, afligindo-o com a lepra de Naamã.
A menina cativa de Naamã não foi vítima da síndrome de Estocolmo. Ela não se identificou com os sírios ou com seus deuses. Ela sabia muito bem quem era; uma israelita, uma serva do Deus do céu. Foi generosa com seu amo não porque havia passado por uma lavagem cerebral para agir assim, mas porque […]
Naamã foi um foi um importante e respeitado general sírio, porém algo o afligia, ele era contagiado por uma lepra. Porém, ao obedecer o profeta Eliseu que disse para ele se lavar 7 vezes, ele ficou completamente curado.
Mas Naamã tinha uma dolorosa doença de pele chamada lepra. A serva da esposa de Naamã era uma jovem israelita. A jovem tinha fé no Senhor. Ela disse que se Naamã visitasse o profeta Eliseu, poderia ser curado da doença.
O sofrimento em si mesmo e por si mesmo não leva alguém a um relacionamento mais profundo com Deus. Como os que ouvem a Palavra de Deus, mas não respondem com fé, o sofrimento divorciado da fé e esperança irá, na verdade, amargurar-nos, conforme nosso coração se endurece ao invés de amolecer em relação a Deus.
Como a lepra era bastante visível e envolvia a deterioração ou corrupção do corpo, ela servia como excelente símbolo do pecado. O pecado corrompe a pessoa espiritualmente do mesmo modo que a lepra a corrompe fisicamente.
Por que Naaman não queria mergulhar no rio Jordão?
Porém, Naamã mostrou-se inconformado com a orientação que o mensageiro trouxe; ele acreditava que teria um encontro com o profeta e que o mesmo oraria a Deus para que Ele o curasse. Além disso, pensou que poderia mergulhar em águas melhores, como as dos rios em Damasco.
De acordo com as escrituras Naamã havia contraído lepra, uma doença de pele sem cura e sem tratamento na época e estava condenado ao isolamento. Foi uma escrava hebreia que servia sua esposa que comentou com ela que havia um profeta em Samaria que servia a um Deus capaz de curar doenças.
Naamã era um herói de guerra lá fora, mas dentro de casa era um leproso. No recesso do lar, não podia abraçar sua esposa nem colocar seus filhos no colo. Lá fora um vencedor, em casa um doente derrotado. Mesmo nesta condição, Naamã nutria um sentimento de orgulho em seu coração.
Foi o que aconteceu com Naamã. A Bíblia conta que ele era um poderoso general da Síria, muito respeitado e com posses. Mas isso não foi o suficiente para fazê-lo superar uma doença terrível que surgiu em sua vida: a lepra, que consumia o corpo dele aos poucos.
2. Qual foi o erro de Geazi? Geazi mentiu para Naamã, pedindo presentes em nome de Eliseu, e depois tentou esconder seu ato do profeta. Esse comportamento o levou a receber um castigo severo.
E orou Eliseu e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o SENHOR abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu. E, como desceram a ele, Eliseu orou ao SENHOR e disse: Fere, peço-te, esta gente de cegueira.