18 Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. 19 Não apagueis o Espírito. 20 Não desprezeis as profecias. 21 Examinai todas as coisas; retende o bem.
Dar graças em tudo é reconhecer que independentemente da circunstância que eu esteja vivendo existe um propósito de Deus e por isso nós devemos então dar graças em tudo e não por tudo, sabendo que independentemente da situação, existe um propósito e Deus entrará com o recurso, segundo Filipenses 4:19.
“Vede que ninguém retribua a outrem mal com mal; antes, segui sempre o que é proveitoso entre vós e para com os outros.” Mais uma vez, Paulo adverte contra a divisão e a busca egoísta de si mesmo. Se alguém fizesse uma coisa má e sua vítima retribuísse com o mal, o mal se multiplicaria, ao invés de ser destruído.
Com essas palavras de Jesus, Ele quer nos dizer que Deus nos atende em todas as nossas aflições. Às vezes pode demorar um pouco, Ele não nos atende no nosso tempo, mas no tempo d'Ele. E, por isso, devemos ser agradecidos para sempre recebermos mais graças de Deus.
O segredo da gratidão | REFLEXÕES - TESSALONICENSES 5:18
Porque Jesus vira como ladrão?
Porque o dia do Senhor está perto, e virá como uma assolação do Todo-Poderoso. Pedindo como favor contra ele que o fizesse vir a Jerusalém, armando ciladas para o matarem no caminho.
Examinem tudo, fiquem com o que é bom e evitem todo tipo de mal. Que Deus, que nos dá a paz, faça com que vocês sejam completamente dedicados a ele. E que ele conserve o espírito, a alma e o corpo de vocês livres de toda mancha, para o dia em que vier o nosso Senhor Jesus Cristo.
Ele explica que, quando o Senhor voltar, os santos que tiverem sido fiéis no testemunho de Cristo, tanto os vivos quanto os mortos, se levantarão para encontrar o Senhor. O apóstolo relembra os membros da Igreja que devem se preparar e ficar atentos ao dia em que Cristo voltará.
A vontade de Deus é que vivamos de maneira santa, fazendo o bem e sendo gratos. Quem faz a vontade de Deus é abençoado. Nossas escolhas nunca podem estar em conflito com a opinião de Deus, mas ressaltamos que as coisas encobertas pertencem a Deus e as reveladas a nós (Deuteronômio 29.29; 1 Pedro 4.2).
Paulo está instruindo os Tessalonicenses a expressar gratidão em todas as situações – não apenas nas boas, mas também nas difíceis. Assim, quando examinamos o contexto, a mensagem “em tudo dai graças” serve como um lembrete para os cristãos manterem uma atitude de gratidão, não importa as circunstâncias.
Querido Deus, amado Pai. Agradecemos por Tua presença constante em nossas vidas. Ajuda-nos a cultivar a alegria que vem de Ti, mesmo em meio às adversidades. Ensina-nos a manter uma atitude de oração contínua, fortalecendo nosso relacionamento Contigo e permitindo que nos guies em cada passo.
Não é apenas dar graças circunstancialmente, mas sempre. Agradecer é a única ordem com uma razão: “Porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” Dar graças em tudo, seja cara ou coroa, faça chuva ou sol, haja abundância ou escassez, significa entender que Deus pode extrair algo bom daquilo que é ruim.
Graça é um favor ou uma benevolência que não merecemos. Por isso a teologia apresenta a definição clássica de graça como “favor imerecido”. Isso quer dizer que a graça de Deus é algo que recebemos d'Ele sem que tivéssemos o direito de receber.
Tenha o costume de enxergar a ação de Deus em seu dia a dia. Louve-o por seu amor e por sua generosidade. Expresse a ele palavras de gratidão e viva mais leve, como o coração cheio de alegria e contentamento. Isso fará bem a você e alegrará o Criador que nos supre com bênçãos inefáveis.
Bem, orar sem cessar não quer dizer que você deve passar 24 horas do seu dia orando (embora se isso acontecer, será incrível!), mas orar sem cessar significa você ter pequenas conversas com Deus em diversos momentos do dia. E quer saber? Deus deseja que você fale com Ele.
Devemos estar preparados para que isso ocorra a qualquer momento. Embora não possamos antecipar uma data específica, somos instruídos a antecipá-la como uma certeza iminente, porque o dia do Senhor virá como um ladrão na noite, ou seja, de forma inesperada. Portanto, devemos estar sempre preparados para o Seu retorno.
Os ensinamentos de Paulo nessa epístola concentram-se principalmente nas questões relacionadas à Segunda Vinda de Jesus Cristo, inclusive nas tribulações que os seguidores de Jesus Cristo enfrentarão antes que Ele volte (ver 1 Tessalonicenses 3:3), na ressurreição dos cristãos por ocasião da Segunda Vinda (ver 1 ...