APOCALIPSE 22:15 O Livro (OL) Mas ficarão de fora os cães (os impuros e inimigos de Deus), assim como os que se dedicam à feitiçaria e ao ocultismo, e os que praticam imoralidade sexual, e os assassinos, e os que praticam idolatria, e todos os que mentem e amam a mentira.
Portanto, quando a Bíblia menciona “cães” em um contexto negativo, está se referindo a pessoas que vivem de forma ímpia, imoral ou que se opõem aos princípios espirituais ensinados nas Escrituras, e não aos animais em si.
Quem são os cães que ficaram de fora em Apocalipse 22:15?
💥 QUEM SÃO OS CÃES DE APOCALIPSE 22:15? 📖 "Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.”. (Apocalipse 22:15 | ARC).
Jesus Cristo diz que devemos competir para entrarmos pela porta estreita, então devemos mesmo estar preparados para os embates que a vida nos trás, contudo saber quando e onde estamos pecando é nossa responsabilidade, Deus já deixou tudo pronto para que tomemos consciência disto.
Quem são os CÃES de Apocalipse 22:15? Por que eles não entrarão no céu?
O que a Bíblia fala sobre os cães?
Mateus 7:6: “Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos dilacerem”.
Além disso, Apocalipse 22:14 destaca a exclusividade da salvação através de Jesus Cristo. As bênçãos descritas são reservadas para aqueles que foram purificados por Seu sangue. Isso está alinhado com as próprias palavras de Jesus em João 14:6, onde Ele declara: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida.
Alguns exemplos são adultério, idolatria, assassinato, blasfêmia contra o Espírito Santo e suicídio. O texto discute as consequências do pecado original de Adão e Eva e como afetou a humanidade, levando a morte e separação de Deus.
Enquanto o cão é frequentemente mencionado na Bíblia, para o bem ou para o mal, o gato nunca é mencionado. Isto porque os gatos não tinham outra função que não fosse puramente estética, e portanto tinham pouco lugar no mundo pragmático da época.
Associado à passagem entre a vida e a morte, guia das almas dos homens no seu percurso até ao paraíso ou guardião das portas do inferno, o cão é um símbolo do oculto e das artes adivinhatórias. Companheiro em vida, cumpre-lhe ser o guia dos seres humanos no mundo dos mortos.
Quem são os cães que ficaram de fora no apocalipse?
Apocalipse 22:15-17 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) Do lado de fora da cidade ficam os cães: os feiticeiros, os sexualmente impuros, os assassinos, os adoradores de ídolos e todos que gostam de praticar a mentira.
Cães e porcos representam as pessoas impuras, pessoas que recusam ser santificadas pela graça demonstrada no sacrifício de Jesus. Além desse significado de impureza, as figuras empregadas por Jesus são animais incapazes de apreciar a santidade ou valor das coisas.
Isso tudo está no contexto de antes da vinda de Cristo, antes do estabelecimento da Nova Jerusalém. João exorta o crente israelense remanescente a guardar os mandamentos de Deus até que Jesus Cristo retorne, pois há muitos fora deles que não guardam os mandamentos de Deus (Apocalipse 22:15).
O seu nascimento ocorreu na manjedoura, casa das ovelhas e dos bois. No seu batismo, João Batista declarou Jesus como o “Cordeiro de Deus” (João 1:29) e o Espírito de Deus desceu sobre ele na forma de uma “pomba” (Mateus 3:16).
14 "Felizes os que lavam as suas vestes, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas. 15 Fora ficam os cães, os que praticam feitiçaria, os que cometem imoralidades sexuais, os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam a mentira.
As portas de uma cidade murada na Antiguidade permitiam que os seus cidadãos entrassem para um lugar seguro ao mesmo tempo em que bandidos e inimigos eram barrados. Para que uma porta funcionasse adequadamente era necessário treinar guardas para checar todos que adentravam a cidade.
A água é símbolo de vida quando se trata de firmar a certeza e a expectativa de um novo céu e uma nova terra. Apresenta um novo paraíso de maneira crítica, criativa, fecunda e escatológica para a esperança e a resistência em novos tempos e lugares nos quais se quer construir relações de equidade, paz e abundância.
Mateus 15:26-27 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) Jesus respondeu: “Não é certo tirar comida das crianças e jogá-la aos cachorros”. “Senhor, é verdade”, disse a mulher. “No entanto, até os cachorros comem as migalhas que caem da mesa de seus donos.”
Onde fala na Bíblia para não maltratar os animais?
Lc 12,6 Deus não esquece dos animais Gênesis 1,28 sujeitar não significa maltratar, mas dominar com amor pois "são criaturas criadas por Deus" Dt 22,6-7 Deus impôs limites ao homem com relação aos animais Êxodo 20,13 "Não matarás" também se refere aos animais que são mortos por luxúria, crueldade e simples capricho, ...
Em relação à pergunta, seguindo as imagens bíblicas, podemos afirmar que o amor aos animais é bíblico. E se temos algum animal de estimação no convívio da família, naturalmente criamos laços afetivos, tornando-o parte do lar.