A regra de Hund, proposta pelo físico alemão Friedrich Hund, estabelece que, quando orbitais de mesma energia (subníveis) estão disponíveis, os elétrons ocupam esses orbitais de forma a maximizar o número de elétrons desemparelhados com spins paralelos.
A Regra de Hund ou Princípio da Máxima Multiplicidade foi desenvolvida pelo físico alemão Friedrich Hermann Hund, mostra que, quanto maior o número de elétrons com spin paralelos num orbital incompleto, menor será a energia.
O que diz o princípio da exclusão de Pauli e a regra de Hund?
Pela regra de Pauli, o número máximo de elétrons por orbital é 2. E eles tem que ter spin opostos, ou seja, um assim e outro assim . Pela regra de Hund, ao completar um subnível com elétrons, só podemos colocar o segundo elétron em um orbital depois que todos os outros orbitais já tenham ao menos um elétron.
O princípio de Pauli estabelece que dois elétrons em um átomo não podem ocupar o mesmo estado quântico simultaneamente. Isso significa que dois elétrons em um mesmo átomo devem ter diferentes valores para pelo menos uma de suas propriedades quânticas, como o spin ou a orientação magnética.
O princípio de Pauli, formulado pelo físico austríaco Wolfgang Pauli, estabelece que não podem existir dois elétrons em um mesmo átomo que tenham todos os quatro números quânticos iguais.
Uma molécula em anel cíclica segue a regra de Hückel quando o número dos seus elétrons π é igual a 4n+2, onde n é zero ou inteiro positivo, apesar de, historicamente, exemplos claros serem realmente estabelecidos apenas para valores de n=0 até cerca de n=6.
A Regra do Octeto é também chamada de Teoria do Octeto. Ela estabelece que os átomos adquirem estabilidade quando possuem oito elétrons em sua camada de valência. É válido pontuar que a camada de valência é a última camada eletrônica de um átomo.
Trata-se da última camada do núcleo do átomo, a qual é a primeira tanto para perder quanto para ganhar elétrons. Camada de valência é a camada (ou nível) mais externa (mais distante do núcleo) de um átomo, ou seja, aquela que está mais distante do núcleo.
O que o princípio da exclusão de Pauli estabelece?
Um átomo eletricamente neutro contém eletrons ligados em número igual ao de protons de seu núcleo. Como os eletrons são fermions, o princípio de exclusão de Pauli os proíbe de ocupar o mesmo estado quântico, e por isso os eletrons tem que se "empilhar" em estados quânticos diversos no interior de um átomo.
Os orbitais no mesmo subnível são degenerados, ou seja, eles possuem a mesma energia. O princípio de exclusão de Pauli afirma que dois elétrons em um átomo não podem ter os mesmos valores para n, l, ml e ms. Esse princípio coloca um limite de dois para o número de elétrons que podem ocupar qual- quer orbital atômico.
Os orbitais atômicos podem alocar no máximo dois elétrons. Quando um elétron está sozinho no orbital dizemos que temos um elétron desemparelhado e quando os elétrons estão em par no orbital, temos elétrons emparelhados.
O que diz a regra do octeto e como ela possibilita fazer a previsão?
A regra do octeto é uma importante diretriz utilizada para explicar a estabilidade das ligações químicas entre átomos. Segundo essa regra, os átomos tendem a se ligar de maneira a completar sua camada de valência com oito elétrons, adquirindo uma configuração eletrônica semelhante à dos gases nobres, que são estáveis.
A teoria do octeto baseia-se na matemática da somatória dos elétrons. Se todos os subníveis da última camada eletrônica estiverem com dois elétrons cada, a camada de valência terá oito elétrons no total e, consequentemente, o átomo estará estável.
O metal puro é usado na fabricação de armas nucleares e reatores, aeronaves e estruturas de veículos espaciais, instrumentos, máquinas de raios X e espelhos. O óxido de berílio também feito de minérios de berílio é usado em cerâmicas especiais para aplicações elétricas e de alta tecnologia.
A fórmula eletrônica de Lewis mostra os elementos, o número de átomos envolvidos, os elétrons da camada de valência de cada átomo e a formação de pares eletrônicos.
O diagrama de Pauling representa os níveis, que são as camadas eletrônicas do átomo. São sete níveis, enumerados de forma crescente do mais próximo ao núcleo para fora (1, 2, 3... 7) e, denominados, respectivamente, pelas letras K, L, M, N, O, P e Q. Existem no máximo quatro subníveis, que são: s, p, d, f.
O ponto-chave do círculo de Frost é que, todo lugar onde o polígono cruza com o círculo, representa o nível de energia do orbital molecular. Portanto, esta intersecção aqui, esta intersecção aqui e ao redor de tudo.
O que diz o princípio da exclusão competitiva de Gause?
O princípio da exclusão competitiva afirma que duas espécies não podem ter exatamente o mesmo nicho em um habitat e coexistir estavelmente. Isso ocorre porque espécies com nichos idênticos também têm necessidades idênticas, ou seja, elas competiriam exatamente pelos mesmos recursos.
Ou seja, por outras palavras, Pauli deduziu que a Natureza não permite que num mesmo sistema (átomo), existam dois eletrões com a mesma energia, em estados em que coincidam os quatro números quânticos (cada eletrão é caracterizado por quatro números quânticos: principal, secundário, magnético e de spin).
O físico também é lembrado por uma superstição que seus colegas chamavam de "efeito Pauli": aparentemente, quando ele estava por perto, acontecia algum desastre. Durante anos circularam anedotas sobre falhas em equipamentos experimentais supostamente causadas por sua presença.