O que a BNCC fala sobre ludicidade na Educação Infantil?
A BNCC afirma que o ato de brincar durante a infância promove a interação da criança com o seu cotidiano, proporcionando aprendizagens e potenciais para o seu desenvolvimento (BRASIL, 2018). Ao brincar diariamente, a criança amplia e diversifica seu acesso à cultura e conhecimentos (BRASIL, 2018).O que diz a BNCC em relação ao brincar?
Reconhecendo a natureza exploratória da infância, a BNCC enfatiza que o brincar permite que as crianças explorem, descubram e construam conhecimento de forma ativa e participativa.O que diz Vygotsky sobre o lúdico na Educação Infantil?
Ao propor que, através do jogo - motivada por necessidades que não podem ser supridas por outros meios - a criança é capaz de agir e pensar de maneira mais complexa do que demonstra em outras atividades, Vygotsky estabelece que ludicidade e aprendizagem formal funcionam como âmbitos de desenvolvimento.Quais são os 3 eixos da ludicidade?
A ludicidade se define pelas ações do brincar que são organizadas em três eixos: o jogo, o brinquedo e a brincadeira. Ensinar por meio da ludicidade é considerar que a brincadeira faz parte da vida do ser humano e que, por isso, traz referências da própria vida do sujeito (Rau, 2013, p. 32).A Importância do Lúdico no Processo de Ensino-Aprendizagem
O que diz Piaget sobre a ludicidade na educação infantil?
Segundo Piaget (1978) as manifestações lúdicas estão relacionadas ao desenvolvimento da inteligência, ou seja, estão relacionados aos estágios do desenvolvimento cognitivo.Quais são os 5 eixos da BNCC para a educação infantil?
Os cinco Campos da Experiência previstos na BNCC são:
- O eu, o outro e o nós. ...
- Corpo, gestos e movimentos. ...
- Traços, sons, cores e formas. ...
- Escuta, fala, pensamento e imaginação. ...
- Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.
O que Paulo Freire fala sobre o lúdico?
O educador, diante do lúdico tem o papel de colaborar, orientar no processo-aprendizagem, lançando mão do jogo como recurso didático, associando o lúdico aos objetivos e conteúdos a serem desenvolvidos, não se esquecendo de que a brincadeira é sempre educativa.Quais as metodologias na educação infantil de acordo com a BNCC?
As brincadeiras ao ar livre, as aulas de artes, o uso de brinquedos montessorianos e a promoção do protagonismo infantil foram metodologias imprescindíveis na execução da proposta, em que a mudança de rotina e a adequação das práticas desafiadoras possibilitaram a motivação e a interação escolar.O que é o lúdico para Piaget?
Piaget (1971) ressalta que o desenvolvimento da criança acontece através do lúdico, ela precisa brincar para crescer. Diante de tal pensamento, compreende-se a importante do universo lúdico na infância, pois através dele, a criança se satisfaz, realiza seus desejos e explora o mundo ao seu redor.O que diz a LDB sobre o lúdico?
O Lúdico na Educação InfantilO objetivo da Educação Infantil, segundo a LDB 9394/96, é desenvolver o educando de forma integral. É a oportunidade de o professor olhar os alunos como seres participativos com potenciais para serem desenvolvidos, precisando apenas que alguém os desafie.
Quais são os 5 campos de experiência na BNCC?
5° campo de experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.O que o ECA diz sobre o direito de brincar?
Art. 3º É dever do Estado, da família e da sociedade proteger, preservar e garantir o direito ao brincar a todas as crianças. Parágrafo único. Considera-se criança, para os fins desta Lei, a pessoa com até 12 (doze) anos de idade incompletos.Qual o objetivo do lúdico na Educação Infantil?
O principal objetivo de trabalhar o lúdico na educação infantil é o de captar a atenção da criança para que ela passe a adquirir conhecimentos de forma prazerosa. Despertar o interesse de uma criança é essencial para que ela foque sua atenção no que está sendo ensinado.A BNCC traz o brincar como segundo direito de aprendizagem?
O brincar é um dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento presentes na proposta da BNCC da etapa da Educação Infantil, bem como a brincadeira e as interações são propostos como eixos que devem ser considerados nas práticas pedagógicas.O que Vygotsky fala sobre o brincar?
Para Vygotsky (1998), a brincadeira de fazde- conta cria uma zona de desenvolvimento proximal, pois no momento que a criança representa um objeto por outro, ela passa a se relacionar com o significado a ele atribuído, e não mais com ele em si.Quais temas trabalhar na Educação Infantil de acordo com a BNCC?
Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.O que é gamificação na Educação Infantil?
A gamificação na educação é uma abordagem que utiliza elementos de jogos em atividades e processos educacionais para educar alunos. No lugar de textos e palestras, é possível aproveitar elementos como a criação de competições, a conquista de níveis ou pontos, a resolução de desafios e a atribuição de recompensas.Quais são as cinco metodologias ativas BNCC?
6 metodologias ativas para engajar seus alunos nas aulas
- Ensino Híbrido. O ensino híbrido também é uma metodologia ativa inovadora, que busca unir de maneira equilibrada o ensino a distância e o ensino presencial. ...
- Gamificação. ...
- Ensino de projetos. ...
- Seminários. ...
- Aula Invertida. ...
- Estudos de caso.
Quais são os três eixos da ludicidade?
Contudo, conceituar o termo ludicidade não é tarefa fácil, pois acerca dessa minuciosa palavra encontram-se três eixos distintos: o jogo, o brinquedo e a brincadeira, Kishimoto salienta que é muito complexo fazer tal distinção, pois isso irá variar dos aspectos culturais já que "uma mesma conduta pode ser jogo ou não ...O que é o lúdico para Vygotsky?
Segundo Vygotsky (1984, p. 21): O brincar gera um espaço para pensar, sendo que a criança avança no raciocínio, desenvolve o pensamento, estabelece contatos sociais, compreende o meio, desenvolve habilidades, conhecimentos e criatividade.O que a BNCC diz sobre o brincar?
A proposta da BNCC da Educação Infantil trata o brincar como um dos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento que pautam os Campos de Experiências.Quais são os 3 pilares da BNCC?
A BNCC na educação infantil está estruturada por 3 pilares essenciais:
- Direitos de aprendizagem e desenvolvimento;
- Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento;
- Campos de experiências.