E Jesus conclui dizendo: “Não é aquilo que entra pela boca que mancha o homem, e sim aquilo que sai dele: eis o que mancha o homem”. E, ainda explicando aos discípulos, afirma: “Aquilo que sai da boca provém do coração, e é isso o que mancha o homem.
A com a boca - lábios e língua - podemos proferir palavras de benção ou maldição. Use boca para proclamar o nome do Senhor! Cuidado ⛔️ com sua boca .....
3 O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que abre muito os seus lábios se arruína. 4 A alma do preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança, mas a alma dos diligentes prospera. 5 O justo odeia a palavra de mentira, mas o ímpio se faz abominável, e se desonra.
10 De uma mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isso se faça assim. 11 Porventura alguma fonte faz jorrar de um mesmo manancial água doce e água amargosa? 12 Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira, figos?
E disse-lhes Jeremias, o profeta: Eu vos ouvi; eis que orarei ao SENHOR, vosso Deus, conforme as vossas palavras; e seja o que for que o SENHOR vos responder, eu vo-lo declararei; não vos ocultarei nada.
Comamos e bebamos, que amanhã morreremos. 33 Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. 34 Despertai para a justiça, e não pequeis; porque alguns ainda não têm o conhecimento de Deus; digo-o para vergonha vossa. 35 Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos?
Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção. Toda amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmias, e toda malícia seja tirada de entre vós.
Onde fala na Bíblia que a nossa boca tem poder para abençoar e amaldiçoar?
“O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias” (Provérbios 21.23). O Senhor nos concedeu um órgão capaz de dar vida ou de levar à morte: a língua. Devemos abrir a boca para abençoar o nosso irmão, para adorarmos ao Senhor. Mas, infelizmente, muitos têm sido destruídos pela falta de sabedoria.
Além de exercer papel fundamental na fala, na mastigação e na respiração, a boca é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, sendo a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde.
Egito, reinado Sesóstris I (1971-1930 a.C) Abraço e beijo de saudação, expressando íntima ligação e lealdade entre o rei e o deus Ptah. Para a Bíblia, a boca compõe-se de lábios, língua, dentes e palato.
A fé, não importa quão grande seja, não pode produzir um resultado contrário à vontade Daquele que retém esse poder. (…) É por isso que não podemos ter uma verdadeira fé no Senhor sem também confiar plenamente na vontade Dele e no tempo Dele” (“Fé no Senhor Jesus Cristo”, A Liahona, julho de 1994, pp.
22 A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; 23 Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão as trevas!
19 E ninguém jamais viu a Deus, sem que ele desse testemunho do Filho; porque a não ser que seja por intermédio dele, nenhum homem pode ser salvo. 20 E este é o testemunho de João, quando os judeus mandaram de Jerusalém sacerdotes e levitas, para que lhe perguntassem: Quem és tu?
8 Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e vós de ânimo dobre, purificai o coração. 9 Senti as vossas misérias, e lamentai, e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza. 10 Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.
6 Sede fortes e corajosos; não temais, nem vos espanteis diante deles; porque o Senhor teu Deus é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará.
O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios tem perturbação. O hipócrita, com a boca, danifica o seu próximo, mas os justos são libertados pelo conhecimento.
24 Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; 25 E desceu a chuva, e correram os rios, e sopraram os ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
“Do fruto da boca o coração se farta, do que produzem os lábios se satisfaz. A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto”. (Provérbios 18:20-21)
Quando Jesus diz que "a boca fala do que o coração está cheio" (Mateus 12:34), Ele nos desafia a olhar não só para o que nossas palavras dizem sobre nós, mas também para o que elas fazem a nós.
Provérbios 13:3-4 Nova Versão Internacional - Português (NVI) Quem guarda a sua boca preserva a própria vida, mas quem fala demais acaba se arruinando.
Quem é verdadeiramente sábio usa poucas palavras; quem tem entendimento controla suas emoções. Até o insensato passa por sábio quando fica calado; de boca fechada, até parece inteligente.