O que devo fazer se meu resultado do anti-HBs for negativo?
Deve-se revacinar paciente contra hepatite B quando o resultado do anti-HBs for inferior a 10 UI/mL? Se sorologia tiver sido coletada entre 30 a 60 dias após a última dose do esquema vacinal e o resultado for negativo (menor que 10 UI/ml), deve-se administrar um segundo e último esquema da vacina.
Indica ausência ou baixo nível de anticorpos, o que significa suscetibilidade à infecção pelo HBV. Por isso, o paciente deve procurar um serviço de saúde para tomar a vacina. O exame deve ser repetido 30 dias após a imunização.
Se persistir por mais de 6 meses, indica hepatite B crônica. HBsAg negativo: Significa que você não está infectado com o vírus da hepatite B no momento.
O Anti-HBs deve ser realizado na modalidade “titulado” e se o resultado é superior a 10 indica a presença de anticorpos que protegem contra uma infecção pela hepatite B.
O que significa cada resultado? Nos exames de sorologia, reagente significa positivo ou presente, enquanto que não reagente significa negativo ou ausente.
O que significa um resultado positivo no exame anti-HBs?
A presença do HBsAg indica que a pessoa é infectada pelo vírus B. Anticorpo contra o antígeno de superfície da Hepatite B (anti-HBs): A presença do anti-HBs é geralmente interpretada como recuperação e imunidade ao vírus B. Anti-HBs também é detectado em pessoas imunizadas contra o vírus B por meio de vacina.
HBsAg; um resultado positivo para o marcador HBsAg significa que o indivíduo está com o vírus da hepatite B circulando no sangue; Anti-HBc Total: já no caso de resultado positivo para o marcador Anti-HBc, demonstra que o paciente teve contato com o vírus, seja em tempo recente ou no passado.
Quando negativo, significa que a pessoa não está imunizada e pode precisar de vacinação ou de reforço da vacinação anterior. Anticorpos IgM contra o antígeno c do HBV. Este antígeno não é detectado no sangue, mas está presente nas células hepáticas infectadas.
O que significa HBsAG não reagente? HBsAg não reagente significa que a pessoa não está infectada pelo vírus da hepatite B. Nesses casos, é importante aproveitar a oportunidade para checar se a carteira de vacinação está em dia, visto que existe vacina para hepatite B disponível no sistema público de saúde e no privado.
O teste de triagem para Hepatite B é realizado através da pesquisa do antígeno do HBV (HBsAg), que pode ser feita por meio de teste laboratorial ou teste rápido.
O HBsAg é a substância presente na superfície do vírus da hepatite B que pode ser detectada em exame de sangue de pessoa infectada. Assim, o exame HBsAg positivo indica infecção pelo vírus da hepatite B. Se persistir alterado por 6 meses, o indivíduo é considerado portador de hepatite B crônica.
Os sinais e sintomas, quando presentes, são comuns às demais doenças crônicas do fígado e costumam manifestar-se apenas em fases mais avançadas da doença, na forma de cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre e dor abdominal.
O anti-HBs é o anticorpo produzido contra o antígeno de superfície do vírus da hepatite B. Ele significa que a pessoa tem imunidade contra o vírus. É detectado geralmente entre 1 a 10 semanas após o desaparecimento do HBsAg e indica bom prognóstico. É encontrado isoladamente em pacientes vacinados.
O que significa um resultado de anti-HBc não reagente?
Se o resultado for não reagente (< 10 UI/mL), deve-se realizar uma nova dose da vacina (dose teste) e repetir a sorologia. Se permanecer com resultado negativo (< 10 UI/mL), completar o esquema vacinal (2 doses).
O exame conhecido como anti-HBs é feito para identificar se o indivíduo tem ou não anticorpos contra a hepatite B, uma doença infecciosa do fígado que pode ser aguda, evoluindo para cura espontânea; ou crônica, exigindo um tratamento mais prolongado e, por vezes, pela vida toda.
Resultado do anti-HCV negativo (não reagente) indica que a pessoa não teve contato com o vírus da Hepatite C. Em torno de 20% das pessoas que entraram em contato com o vírus da Hepatite C curam, enquanto que em torno de 80% das pessoas desenvolvem a doença crônica.
Não Reagente (Negativo): não foi detectada a presença de antígenos do vírus SARS-CoV-2 na amostra. Logo, o paciente não tem a infecção. Reagente (Positivo): a análise da amostra indica a presença de antígenos do vírus SARS-CoV-2, o que sugere infecção pela Covid-19.