A Lei da Semeadura, ou princípio de semear e colher, é um princípio bíblico que diz que o que a uma pessoa planta, também será o que ela colherá. A ideia é que toda reação gera uma reação, e que se planta na mesma proporção que se colhe. A Bíblia fala em Gálatas 6:7 “Pois o que o homem semear, isso também colherá”.
É a lei da semeadura e da colheita. Tudo o que plantamos, certamente colheremos, na mesma proporção. De acordo com a semente será a nossa colheita. Se nós olharmos ao nosso redor, no nosso dia a dia, veremos claramente este princípio.
O evangelho de hoje, de Mateus 13,1-9, fala da parábola do semeador. Segundo Jesus, Ele semeia em todos os lugares possíveis: à beira do caminho, entre as pedras, entre espinhos e em terra boa.
Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido” (Gálatas 6:7–9).
8 O que semear a perversidade ceifará males, e a vara da sua indignação se acabará. 9 O que vê com bons olhos será abençoado, porque deu do seu pão ao pobre. 10 Lança fora o escarnecedor, e se irá a contenda, e cessarão a demanda e a vergonha.
2Coríntios 9:10 NTLH. E Deus, que dá a semente para semear e o pão para comer, também dará a vocês todas as sementes que vocês precisam. Ele fará com que elas cresçam e deem uma grande colheita, como resultado da generosidade de vocês.
Jesus falou muitas coisas por parábolas, dizendo: ― O semeador saiu a semear. Enquanto ele semeava, uma parte caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram. Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra, e logo brotou porque a terra não era profunda.
Semeie de manhã e também de tarde porque você não sabe se todas as sementes crescerão bem, nem se uma crescerá melhor do que a outra. - Bíblia Apostólica.
Salmos 65:11-12 NTLH. Como é grande a colheita que vem da tua bondade! Por onde passas, há fartura. Os pastos estão cobertos de rebanhos, e os montes se enchem de alegria.
As Escrituras Sagradas nos revelam que a Lei da Semeadura e Ceifa não é só uma lei natural. Ela também é aplicada pela Palavra de Deus como uma lei espiritual: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.
O Reino de Deus é comparado a uma semeadura em diversas circunstâncias e passagens evangélicas. A semeadura e a visão de um campo plantado parece ser o que mais se aproxima de nossa capacidade de compreender o pensamento de Deus sobre o mundo. A semeadura está sujeita a todo tipo de intempérie.
1Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: 2há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; 3tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; 4tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de ...
✅ Lembrem disto: Quem planta pouco colhe pouco; quem planta muito colhe muito. 2 Coríntios 9:6-10. A lei da semeadura é o princípio de que toda ação gera uma reação, e que tudo o que é plantado é colhido na mesma proporção.
A Parábola do Semeador traz lições muito importantes. Ela ensina que a semente do Evangelho alcança diferentes solos e apresenta resultados distintos em cada um deles. Algumas pessoas possuem um coração insensível que não responde positivamente ao convite do Evangelho.
Qual é a explicação da parábola do semeador em Mateus 13?
Jesus ensinou uma parábola sobre um homem que semeava. Suas sementes caíram em diferentes tipos de solo, o que gerou resultados diferentes. Da mesma forma, a palavra de Deus é recebida de várias maneiras por aqueles que a ouvem. Esta lição o ajudará a preparar seu coração para receber e nutrir a palavra de Deus.
A parábola era dirigida aos judeus que deveriam ter dado bons frutos e ensina que pereceremos se não nos arrependermos. Jesus cura uma mulher no Dia do Senhor. Ele compara o reino de Deus a uma semente de mostarda que cresce até se tornar uma grande árvore e Ele ensinou sobre aqueles que vão entrar em Seu reino.
20 Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. 21 Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? até sete? 22 Jesus lhe disse: Não te digo: Até sete; mas, até setenta vezes sete.
Nossas palavras e atitudes são sementes que um dia germinarão; sejam boas ou não. A Bíblia nos diz: “Pois o que o homem semear, isso também colherá.” Gálatas 6:7b.
6 O que está sendo instruído na palavra partilhe todas as coisas boas com quem o instrui. 7 Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá. 8 Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna.
14 Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.
7 Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. 8 Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.
“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.
17 O homem benigno faz bem à sua própria alma, mas o cruel perturba a sua própria carne. 18 O ímpio faz obra falsa, mas para o que semeia justiça haverá galardão fiel.