é o homem viver sozinho, sem amigos, sem filhos, sem irmãos, sempre trabalhando e nunca satisfeito com a riqueza que tem. Para que é que ele trabalha tanto, deixando de aproveitar as coisas boas da vida?
Não há nada novo nessa visão negativa do celibato. No primeiro século, o rabino Eleazar disse: “Qualquer homem que não tem esposa não é um homem adequado”. O Talmude foi ainda mais longe: “O homem que não esteja casado aos vinte anos está vivendo em pecado”.
A solidão pode afetar tanto casados quanto solteiros, e a Bíblia oferece consolo e orientação para esses momentos difíceis. Em Gênesis 2:18, Deus disse que não é bom que o homem esteja só, e em 2 Coríntios 7:5-7, Paulo compartilha seu próprio momento de solidão e o conforto que recebeu de Deus.
Jesus afirmou (1) nunca estar sozinho porque o Pai está sempre com Ele, e (2) que sempre faz o que agrada ao Pai. Nesse sentido, o sentir-se solitário e o relacionamento com Deus estão intimamente ligados.
Nesse caso, não é uma busca de Deus, mas uma fuga dos problemas, daquilo que é preciso enfrentar. A Palavra de Deus diz: “Quem se isola, busca seus próprios interesses” (Pv 18,1). Neste mundo cheio de problemas, por causa de toda pressão, somos tentados ao isolamento, a nos colocarmos dentro da casca.
Às vezes, Deus coloca você em um período de solidão para que você possa perceber que tudo o que você precisa é d'Ele. Às vezes, Deus permite que enfrentemos batalhas sozinhos para vermos a mão d'Ele nos protegendo e guiando em tudo!
O vazio da alma é preenchido quando ela se volta para o Senhor. E essa volta é feita por meio de Seu Filho Jesus. Ele mesmo afirmou, em João 6.35: “Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede”.
Reze o Salmo 143 (142) quando a tristeza e a solidão te visitarem. Salmo de Davi. Senhor, ouvi a minha oração; pela vossa fidelidade, escutai a minha súplica, atendei-me em nome de vossa justiça. Não entreis em juízo com o vosso servo, porque ninguém que viva é justo diante de vós.
Para os solteiros, eu não tenho nenhum mandamento do Senhor; porém dou a minha opinião como uma pessoa que, pela misericórdia do Senhor, merece confiança. Por causa dos tempos difíceis em que vivemos, eu penso que é melhor para o homem ficar como está. Você tem esposa? Então não procure se separar dela.
9 Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar-se do que abrasar-se. 10 Porém aos casados mando, não eu, mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido. 11 Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.
Pessoas solteiras podem dedicar-se mais plenamente ao trabalho de Deus: “Quem não é casado cuida das coisas do Senhor, de como agradar ao Senhor; mas o que se casou cuida das coisas do mundo, de como agradar à esposa, e assim está dividido”. (1Co 7.32-34).
Quem vive isolado se preocupa apenas consigo e rejeita todo bom senso. O tolo não se interessa pelo entendimento; só quer saber de expressar suas opiniões.
Lucas 8:15 NVT. E as que caíram em solo fértil representam os que, com coração bom e receptivo, ouvem a mensagem, a aceitam e, com paciência, produzem uma grande colheita.”
A falta de sentido e satisfação na vida pode estar intimamente ligada a condições como depressão, ansiedade e estresse. Quando nos sentimos vazios emocionalmente, é comum experimentarmos uma profunda sensação de desesperança e desamparo, características centrais da depressão.
Essa frase reflete uma realidade que muitos enfrentam: buscar preencher o coração com coisas passageiras e descobrir que, no final, o vazio persiste. A Bíblia nos ensina que somente Deus pode preencher o espaço que Ele mesmo criou em nosso coração para ser habitado por Sua presença.
Salmo 54. "Salva-me, ó Deus, pelo teu nome, e fazes-me justiça pelo teu poder. Ó Deus, ouve a minha oração, inclina os teus ouvidos às palavras da minha boca. Porque os estranhos se levantam contra mim, e tiranos procuram a minha vida; não têm posto Deus perante os seus olhos (Selá).
A pratica da solitude é uma ordem direta de Jesus. Ele disse: “Mas, quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará” (Mateus 6.6).
Certamente há varias razões para afastar-se da vontade de Deus, mas no mínimo há três tipos de pecado, que são: a rebeldia, imaturidade ou fraqueza espiritual e a ignorância. Rebeldia, e uma atitude mostrada em pensamentos, sentimentos, palavras e atos.
Isolar-se pode ser tanto um desejo normal para realizar momentos de introspecção e paz, quanto pode ser um problema relacionado a certos distúrbios ou limitações sociais. Existem alguns transtornos específicos que fazem com que as pessoas tenham muita dificuldade de se relacionar com outras.
Como está escrito em Eclesiastes 3.7, há “tempo de calar e tempo de falar”. Existem momentos apropriados para abrir a boca e expressar o que pensamos, assim como momentos em que devemos ficar em silêncio. Controlar a boca, nessas circunstâncias, é uma verdadeira bênção.