Pelo texto bíblico, Deus nunca o autorizou a tratar os animais com crueldade. A Bíblia diz: O justo importa-se com a alma do seu animal doméstico, mas as misericórdias dos iníquos são cruéis (Provérbios 12:10).
A Bíblia é clara quanto ao dever do justo de respeitar todas as criaturas. “O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o coração dos perversos é cruel” (Provérbios 12:10). O assunto é tão sério que Deus faz um alerta de castigo aos que não cumprirem o dever de cuidar da natureza: “Chegou o tempo de (…)
Tratar com dignidade os animais é evidência de justiça de Deus na vida das pessoas. Maltratar revela crueldade. Segundo lugar 👉🏻“Deuteronómio 22:6,7 diz, cuida dos teus animais, se você fizer isso, Deus vai abençoar sua vida e prolongar seus dias.
Levítico 24:21 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) “Quem matar um animal indenizará seu dono totalmente, mas quem matar uma pessoa será morto.
O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE OS MAUS-TRATOS AOS ANIMAIS?
O que a Bíblia fala sobre abate de animais?
Deuteronômio 12:15 NVT. “Contudo, vocês poderão abater animais e comer a carne em qualquer cidade sempre que desejarem. Comam à vontade os animais com os quais o SENHOR, seu Deus, os abençoar.
Quando via algum dos meninos da cidade atirando pedras em pássaros, ou amarrando objetos pesados nos rabos dos cachorros, ou até mesmo matando cobras pelo simples prazer de matar, Jesus corria para impedi-los. “Os animais são como irmãos menores, que precisam de nossa proteção”, dizia.
Em relação à pergunta, seguindo as imagens bíblicas, podemos afirmar que o amor aos animais é bíblico. E se temos algum animal de estimação no convívio da família, naturalmente criamos laços afetivos, tornando-o parte do lar.
Eclesiastes 3:19-20 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) Pois tanto pessoas como animais têm o mesmo destino: ambos respiram e ambos morrem. As pessoas não têm vantagem alguma sobre os animais.
A Bíblia não valida os maus tratos a animais ao contrário, o homem teve domínio sobre os animais para abater alguns para seu sustento mas não para matar por esporte, ou prender por prazer ou dinheiro e o maltrato a animais é um grave pecado e por essa razão separei alguns versículos que vem a reforçar e validar minha ...
Tudo na Terra, incluindo os animais, é dado por Deus para que os humanos usem adequadamente. Mesmo no caso dos humanos, Deus não prometeu a ninguém que não haveria sofrimento se eles não pecassem. Por outro lado, Jesus disse que aqueles que sofrem e perseveram até o fim serão salvos.
Ele, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar o pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos. E ela disse: Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores.
Cuidar dos animais é um mandamento divino. A Bíblia também destaca que os animais são parte da criação de Deus e merecem respeito e cuidado. Jesus afirmou que os animais possuem uma alma e que os homens devem amar e se solidarizar com eles.
Estudos mostram que pessoas que cometem crueldade contra animais têm maior probabilidade de praticar crimes violentos, como abuso infantil e violência doméstica. No Brasil, 71% dos agressores de animais também cometem crimes contra humanos.
“Se você vir o jumento de alguém que o odeia caído sob o peso de sua carga, não o abandone, procure ajudá-lo” (Êxodo 23:5). Até a guarda do sábado deve servir de descanso para os animais. "Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais” (Êxodo 20:10).
Enquanto o cão é frequentemente mencionado na Bíblia, para o bem ou para o mal, o gato nunca é mencionado. Isto porque os gatos não tinham outra função que não fosse puramente estética, e portanto tinham pouco lugar no mundo pragmático da época.
Todo ser vivente traz uma energia vital de Deus e essa energia espiritual chamamos de alma, a energia da vida, explica Marco Oliveira, dirigente do terreiro de Umbanda Casa de Preto Velho, em Mogi das Cruzes (SP). Por isso, na perspectiva da umbanda, conforme relato de Marco, todos os animais reencarnam.
Pelo texto bíblico, Deus nunca autorizou o homem a tratar os animais com crueldade. De forma muito clara, A VIDA ANIMAL corre perigo, com a possibilidade de extinção de muitas espécies; assim como ocorre com o meio ambiente e o uso desordenado dos recursos no planeta.
Ela indica que toda essa mitologia acerca da espécie vem da Idade Média. “O gato não é um animal citado na Bíblia pelo fato dele ter sido um Deus pagão no Egito e, por conta disso, é considerado como anticristão na Idade Média e sendo associado à bruxaria, ao satanismo.
Podemos sim amar e orar pelos animais, mas jamais amá-los mais do que o nosso Deus e o nosso próximo ( Mateus 22.34-40). Que tipo de amor teríamos quando nos preocupamos em demasia com nossos animais, mas não lembramos das vítimas de Xanxerê – SC ou do Nepal?
De acordo com a lei, é crime matar animais da fauna silvestre, de acordo com as pré-disposições especificadas na lei. Porém, no caso de pragas urbanas essa proibição não é válida. Em todo o caso, é necessário cuidado e estar atento aos requisitos legais para cumprir todas as exigências que a lei informa.
Por isso Cristo, ao entrar no mundo, disse: “Tu, ó Deus, não queres animais oferecidos em sacrifícios nem ofertas de cereais, mas preparaste um corpo para mim. Não te agradam as ofertas de animais queimados inteiros no altar nem os sacrifícios oferecidos para tirar pecados.