Eu te peço, ó Deus, que me dês duas coisas antes de eu morrer: não me deixes mentir e não me deixes ficar nem rico nem pobre. Dá-me somente o alimento que preciso para viver.
Que ao final da nossa vida possamos dizer como Jesus: “Tudo está consumado” (Jo 19,30), ou como Paulo, “Combati o bom combate”, que possamos nos consumir no anúncio do Evangelho e ser sinal de santidade a quem se aproxima de nós. A sétima palavra é: “Pai, em tuas mãos entrego meu espírito” (Lc 23,46).
17 Não sejas demasiadamente ímpio, nem sejas demasiadamente tolo; por que morrerias antes de teu tempo? 18 Bom é que retenhas isso, e também disso não retires a tua mão; porque quem teme a Deus escapa de tudo isso.
Jesus, aproximando-se, disse-lhes: Foi-me dado todo o poder no céu e na terra. Ide, pois, e fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em o nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; instruindo-as a observar todas as coisas que vos tenho mandado. Eis que eu estou convosco todos os dias até o fim do mundo.
ANTES DE MORRER ESTES SINAIS ACONTECERÃO - Deus fala conosco e uma morte prematura pode ser evitada
O que Jesus falou sobre a morte?
No evangelho de hoje, de João 8,51-59, Jesus nos ensina como nos livrar do mal da morte: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte”. Portanto, para não morrer, basta observar o ensinamento de Jesus, mas por inteiro.
Pouco mais de 40% relatam memórias detalhadas, como ver plantas ou pessoas ou sentir um medo intenso. Cerca de 9% relatou fenômenos compatíveis com experiências de quase morte.
Deus nos avisa o que vai acontecer, Ele conhece o passado, o presente e o futuro! E Deus nos avisa de várias maneiras: Pela pregação, pelos sonhos, pelos dons espirituais, e por outras maneiras. Precisamos estar atento e obedecer aos seus avisos, pois muitos pereceram por não ouvir os avisos de Deus.
Que significa: Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?" (Mt 27:46; Mc 15:34; Sal 22.2). "Tenho sede" (Jo 19:28). "Está consumado!" (Jo 19:30). "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito" (Lucas 23:46; Sal 31,6).
“Que cada um seja uma lâmpada de si mesmo”, disse Sidarta antes de falecer. A frase resume um dos principais ensinamentos do budismo, a quarta maior religião do mundo, com 500 milhões de adeptos.
"Jesus era um falante nativo do aramaico", disse sobre a língua semítica quase extinta que tem grande relação com o hebraico. "Mas ele também teria conhecido o hebraico porque havia escritos religiosos em hebraico."
A mensagem central da Terça-feira Santa passa pela Última Ceia. Neste terceiro dia da Semana Santa, somos convidados a meditar sobre a grande tristeza de Jesus, que anuncia a Sua morte, causando sofrimento aos seus discípulos.
Primeira palavra: “Pai, perdoa-lhes, porque eles não sabem o que estão fazendo” (Lucas 23:34). Segunda palavra: “... Em verdade vos digo que hoje estais comigo no paraíso” (Lucas 23:43). Terceira palavra: “Mulher, eis o teu filho” e “Eis a tua mãe” (João 19:26, 27).
Há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derrubar e tempo de construir. Há tempo de ficar triste e tempo de se alegrar; tempo de chorar e tempo de dançar; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las; tempo de abraçar e tempo de afastar.
Eles observaram que, nos 30 segundos após o último batimento cardíaco, houve um aumento em um determinado tipo de onda cerebral chamado oscilações gama. As ondas gama estão associadas a funções cognitivas sofisticadas, como o sonho, a meditação, a concentração, a recuperação da memória e o processamento de informações.
O momento crucial — o do último suspiro —, quase nunca é doloroso, porque, ocorre num momento de inconsciência. A alma, entretanto, sofre antes da desagregação da matéria durante as convulsões da agonia. A intensidade do sofrimento é diretamente proporcional da empatia entre corpo e perispírito.
De acordo com o estudo publicado no periódico científico Frontiers in Aging Neuroscience, momentos antes e depois da morte, seu cérebro apresentou oscilações gama, uma atividade associada a funções cognitivas, como sonho, meditação e memória — que podem resultar na “recordação da vida”.
Qual foi o grande evento que aconteceu depois da morte de Jesus?
Depois de sua morte, seguidores se encarregaram de espalhar seus ensinamentos. Terminava a história e começava o mito, a religião, a teologia. Essa transição ocorreu principalmente graças a um profícuo escritor da época, pioneiro da Igreja Cristã e autor de muitos textos que hoje estão na Bíblia: Paulo de Tarso (c.
A frase de Jesus: “Eloi, Eloi, lamá sabactani?” (Marcos 15: 34), em português: “Meu Deus, meu Deus, por que me desamparaste?” incomoda muitos estudiosos da Bíblia. E ela varia: “Eli, Eli, lemá sabactani” (Mateus 27: 46).