O choque elétrico é causado por uma corrente elétrica que passa através do corpo humano ou de um animal qualquer. O pior choque é aquele que se origina quando uma corrente elétrica entra pela mão da pessoa e sai pela outra.
O choque elétrico ocorre quando a corrente elétrica toca o corpo ou mesmo “viaja” por ele, o que pode acontecer por causa de contato com aparelhos ou máquinas com defeito, fiação doméstica, linhas de energia, tomadas e até mesmo raios.
CHOQUE ELÉTRICO - O QUE MATA É A TENSÃO OU A CORRENTE?
Quantos volts dá choque?
Para criar esta corrente é preciso aplicar alguma voltagem entre diferentes pontos do corpo. Se forem pontos em áreas superficiais de pele seca, a voltagem necessária para causar danos pode ser maior que 100 V. Mas se estivermos com a pele molhada, 20 V já podem ser perigosos.
Se é energia eletrostática basta que a pessoa toque em um corpo aterrado (por exemplo, uma torneira, uma janela metálica, …) e o excedente de carga elétrica será conduzido para fora do corpo da pessoa.
O choque elétrico é causado por uma corrente elétrica que passa através do corpo humano ou de um animal qualquer. O pior choque é aquele que se origina quando uma corrente elétrica entra pela mão da pessoa e sai pela outra.
Se o condutor NEUTRO estiver ausente, a corrente elétrica não terá um caminho de retorno e pode fluir através de outros caminhos, como o solo ou a estrutura do edifício, causando choques elétricos ou danificando os equipamentos.
Não sofremos choque elétrico porque a tensão elétrica em uma bateria ou pilha é relativamente muito baixa, ou seja, como a tensão elétrica é baixa, ela não consegue romper a resistência elétrica do corpo.
A rede de 220V dá um choque muito mais forte, podendo, até mesmo, matar uma pessoa. Um choque de 127V, por sua vez, pode ser mais perigoso em decorrência do risco de se ficar grudado ao fio, o que não ocorre no choque de 220V.
Direção do Fluxo: Na corrente contínua, o fluxo de elétrons é unidirecional, enquanto na corrente alternada ele inverte a direção periodicamente. Essa característica torna a CA mais eficiente para a transmissão de energia elétrica em grandes distâncias, pois reduz as perdas por aquecimento nos cabos.
O 110 V é considerado mais seguro, pois o choque elétrico em 220 V é duas vezes mais forte. No 110 V, se a instalação não for adequada, pode haver maior consumo de energia e até o risco de incêndios.
No entanto, estudos de longa data indicam que voltagens superiores a 50 volts em pessoas não molhadas e superiores a 12 volts em pessoas imersas na água (piscinas ou mar, por exemplo), podem ser muito perigosas e até fatais.
Diferentemente do que se acredita, a energia dos relâmpagos não é muito grande. Considerando que um relâmpago nuvem-solo transporta uma carga elétrica média de 10 C, e que a tensão ao longo do canal é em torno de 100 milhões de volts, então a energia elétrica total do relâmpago é de 10^9 J, ou seja, cerca de 300 kWh.
O neutro dá choque? NÃO, mesmo que o circuito esteja em funcionamento, entrar em contato com o neutro não causará um choque e isso ocorre por causa dos potenciais. Vimos que o neutro apresenta potencial zero, e que para haver circulação de corrente é necessária uma diferença de potencial.
Condutor Azul: embora equivocadamente conhecido como 'negativo', o fio azul é indicado para isolação, com tensão 0V; Condutor Verde ou Amarelo: proteção, também conhecido como 'fio-terra'; Condutor Preto, vermelho ou marrom: são indicados para condutores fase, ou seja, por onde passa a tensão (como ex.: 127, 220 V).
As tomadas de 127V são compostas por uma fase e um neutro, enquanto as de 220V possuem duas fases e um fio terra. Além disso, as correntes em cada tipo de tomada são diferentes.
No popular, um choquinho não faz mal, só serve para acordar a pessoa que o tomou. Ou então se diz “um choque 110V não tem perigo, o perigoso é um choque 220V”. Parece que não, mas esta é uma das crenças populares mais fortes e por este motivo leva inúmeras pessoas a óbito (cerca de 650 por ano).
Qual é a corrente mais perigosa, contínua ou alternada?
O limiar de sensação da corrente contínua é da ordem de 5 mA, enquanto na corrente alternada é de 1 mA. A corrente elétrica passa a ser perigosa para o homem a partir de 9 mA, em se tratando de corrente alternada, e, 45 mA para corrente contínua.
Você sabia que quando tomamos um choque elétrico, não devemos beber água em seguida? Esse ato pode ser fatal! Descubra mais dicas ouvindo nosso postcast 🎙e acompanhe nossas redes sociais, onde falamos tudo sobre segurança com eletricidade.
De acordo com Edval Delbone, professor do curso de Engenharia Elétrica do IMT (Instituto Mauá de Tecnologia), isso acontece devido ao acúmulo de energia estática, ou eletricidade estática.
Eletricidade estática pessoal: Algumas pessoas têm naturalmente uma carga elétrica mais acentuada em seus corpos devido a diferenças em sua pele, cabelo ou outros fatores físicos. Isso pode torná-las mais suscetíveis ao acúmulo de eletricidade estática.
Pessoas que experimentam uma sensação constante de eletricidade no corpo podem ser altamente sensíveis às energias ao seu redor. Essa sensibilidade energética pode se manifestar fisicamente, com a pessoa absorvendo e acumulando eletricidade estática do ambiente.