Após qualquer tipo de acabamento. Sejam de resinas micro particuladas ou micro hibridas, deve-se usar as pastas I e II para um fino acabamento e dar brilho final com Foto-Gloss. Assim você evitará facetas anti-estéticas na superfície do dente restaurado.
Usar uma escova macia ou extra-macia, para escovar os dentes, sempre após às refeições; Passar o fio dental com cuidado, pelo menos, uma vez por dia; Não usar bicarbonato de sódio ou creme dental abrasivo para limpar ou clarear os dentes; Utilizar um enxaguatório bucal que contenha flúor (sem álcool);
O ideal é utilizar escovas com cerdas macias e flexíveis. As cerdas mais rígidas vão riscar a resina, o que remove o brilho do material e o deixa opaco. Além disso, prefira opções que tenham uma aderência maior para evitar que o objeto escorregue durante a escovação e cause danos na faceta.
Umas das formas mais tradicionais de deixar a resina brilhante, é com lixamento e polimento. E eu já criei esse artigo que ensina exatamente tudo o que você precisa para lixar e polir a resina. Clique aqui para ver o artigo.
Facetas de Resina - Cuidados para manter a cor e brilho
Qual álcool usar na resina?
O ideal é usar álcool etílico ou isopropílico P.A. com concentração acima de 99%, porém o preço nem sempre é competitivo com outras soluções já existentes no mercado.
Caso queira deixar a resina transparente, deverá usar o Corante Líquido Translúcido que serve apenas para resina poliéster. Atenção: O pigmento é indicado APENAS para Resina Epóxi.
Manter a limpeza adequada das facetas de resina composta é essencial para preservar sua aparência e durabilidade. Escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia com uma escova de cerdas macias e um creme dental não abrasivo. Isso ajuda a remover a placa bacteriana e prevenir manchas na superfície das facetas.
Qual o melhor creme dental para facetas de resina?
O creme dental Illumina foi desenvolvido justamente para os pacientes que realizaram este procedimento, pois irá permitir um excelente cuidado em casa, evitando o atrito desnecessário na superfície externa das facetas em resina.
Um bom enxaguatório bucal pode eliminar ainda mais bactérias, prolongando a limpeza da sua boca e evitando a deterioração das facetas dentárias. Assim como no creme dental, evite componentes prejudiciais à saúde bucal — como o flúor, o triclosan e a clorexidina.
As resinas mudam a cor conforme seus hábitos alimentares (alimentos com corantes), verifique se é isso que está causando essa pigmentação. Em relação ao clareamento, não há a possibilidade de clarear as resinas, somente as estruturas dentais. Procure seu dentista e verifiquem a melhor opção para te satisfazer.
alimentos e bebidas como café, vinho tinto, refrigerantes e molhos podem manchar as facetas em resina com o tempo. Por isso, é recomendável evitá-los ou consumi-los com moderação, e sempre escovar os dentes após o consumo.
A utilização de cremes dentais branqueadores também pode auxiliar a remover estas manchas superficiais nos intervalos das visitas ao dentista. Se as manchas estiverem presentes durante anos, você pode necessitar de um clareamento realizado por um profissional, a fim de remover estas manchas externas mais resistentes.
Para dar brilho na resina de forma fácil e eficaz, recomenda-se utilizar um polidor de resina específico e aplicá-lo com movimentos circulares e suaves até obter o brilho desejado.
Uns desses solventes são álcool isopropílico, acetona e o Thinner. Tenha cuidado ao aplicar, use sempre luvas e óculos. Tanto o álcool, a acetona e o Thinner, podem ser usados para isso, porém, só tem efeito enquanto a resina ainda está líquida ou em estado de gel.
O manchamento da resina composta é causado por fatores intrínsecos como descoloração do próprio material, tais como alteração da matriz resinosa ou da interface matriz/carga, relacionado, também, com os procedimentos de polimento do material,2 e fatores extrínsecos que incluem o manchamento pela adsorção ou absorção de ...
Para o trabalho com resina epóxi é interessante investir em lixas que possuam materiais duros na composição dos grãos como óxido de alumínio ou lixas diamantadas, por exemplo. Lixas d'água – após o uso é recomendável lavar e manter a lixa em recipiente fechado com água.
O clareamento dental é realizado com um agente químico oxidante instável, normalmente o peróxido de hidrogênio ou o peróxido de carbamida em diferentes concentrações, dependendo do procedimento.
Os cuidados básicos são a escovação e o uso de fio dental. Os dentes devem ser escovados, pelo menos, duas vezes ao dia, enquanto o fio dental deve ser utilizado diariamente. Para evitar que a escovação prejudique as placas de resina, é recomendado o uso de escovas com cerdas macias e pastas de dente não abrasivas.
O mau hálito com as facetas de porcelana só ocorre quando há má adaptação das lentes em sua boca. Por isso, é fundamental realizar o procedimento com profissionais de confiança e especializados no procedimento.