O aço inox é constituído por uma combinação entre cromo e ferro. Essa mistura resiste com mais intensidade a ação de agentes corrosivos. Contudo, não impede totalmente que o material sofra algum tipo de desgaste com o tempo.
Este tipo de corrosão ocorre quando há a formação de pequenos orifícios, conhecidos como “pites”, na superfície do aço inox. Em geral, essa corrosão acontece em ambientes com alta concentração de cloretos, como o sal presente em áreas costeiras ou produtos de limpeza abrasivos.
Evita usares qualquer pano ou esponja com textura áspera, como esfregões de palha de aço. Este acaba por riscar o inox e ajuda a que perca o brilho ao longo do tempo. Deves também evitar o uso de produtos abrasivos como álcool ou amoníaco.
Aços inoxidáveis austeníticos com teores de Cr superiores a 20% e teores de Ni superiores a 8% podem enferrujar se forem mal manuseados e processados, ou no caso de defeitos de construção. Os aços inoxidáveis reagem com o oxigénio da mesma forma que os aços normais, formando uma camada de óxido.
O aço inoxidável possui como base uma mistura de ferro e de cromo, além de outros minérios para cada tipo de aço. Essa base pode apresentar pequenas falhas em áreas microscópicas que ficam expostas ao oxigênio do ar, ou seja, estão expostas á oxidação.
Basta aplicar o vinagre na área oxidada, deixar agir por alguns minutos e depois esfregar suavemente com um pano macio. Lembre-se de enxaguar e secar bem após a limpeza.
A oxidação não se limita a metais e pode ocorrer em uma variedade de substâncias, incluindo gases e compostos orgânicos. No contexto industrial, a oxidação é mais conhecida pela reação entre metais e oxigênio do ar, formando uma camada de óxidos na superfície do material.
Apesar do nome — aço inoxidável, o aço inox enferruja se houver agentes externos que provoquem a corrosão. Desse modo, quando a limpeza não é feita com frequência ou da forma correta, esse problema pode acontecer. Por esse motivo, é necessário manter as peças de aço inox limpas e livres de umidade na superfície.
Você sabe qual é a diferença entre inox e aço inoxidável? Na realidade, não existe nenhuma. Inox é apenas uma abreviação da palavra inoxidável, a fim de auxiliar a linguagem e a escrita.
O cloro como um gás seco não tende a ser agressivo aos Aços Inoxidáveis, mas pode correr o risco de corrosão tanto em gás úmido como dissolvido em água. Em contato com a água, o cloro forma ácidos clorídrico e hipocloroso (HOCl), que é uma mistura muito corrosiva e agressiva ao Aço Inoxidável.
Tenha em mente que você jamais pode usar produtos de limpeza contendo cloretos, em especial, ácido clorídrico. Além disso, não deve aplicar na superfície do inox alvejante de hipoclorito ou polidores de prataria, pois esse produtos comprometem a aparência do inox. Saiba ainda que você jamais deve polir ou arear o inox.
A corrosão do aço é um processo de deterioração muito comum, sobretudo em materiais metálicos que entram em contato com o oxigênio ou água. Em detrimento dessa exposição, o objeto confeccionado com o metal tende a perder suas propriedades mecânicas.
– Esponjas abrasivas de aço inox e exclusivas para serem usadas em aços inox. – Óleos e graxas também podem ser agentes de contaminação das superfícies de aço inox, se tiverem sido usados previamente em superfícies de aço Carbono. – Rastros de solados de sapatos também são agentes de contaminação ferrosa.
Em contato com o oxigênio, surge no aço um novo elemento chamado óxido de ferro, a ferrugem. Unido a água, presente na umidade do ar, por exemplo, o processo de corrosão inicia, deteriorando essa matéria-prima.
Quando essa peças foram produzidas com aço inox de qualidade, essas peças podem chegar até 30 anos de utilidade e dependendo a maneira como essas peças forem usadas podem até ultrapassar essa data.
O Byt*s Semorin é o melhor removedor de ferrugem, pois é prático e eficaz na remoção de manchas. Elimina ferrugens em pisos rústicos, porosos, e pedras não polidas, ferramentas, maresia utensílios náuticos, inox e alumínio.
Para tirar a ferrugem de aço inox, basta esfregar bem as manchas com uma esponja macia e uma solução de vinagre de vinho branco ou bicarbonato de sódio e água. Após esfregar bem a superfície, retire o produto com um pano levemente umedecido e seque bem para evitar novas manchas de ferrugem.
A água é um risco para as peças de ferro e aceleram, de forma considerável, o processo de oxidação. Dessa forma, garanta que o estoque esteja seco, de modo a preservar todos os produtos, principalmente os que demoram a sair.
No caso da oxidação pode resultar em uma camada de óxido que reduz a resistência mecânica do aço. Já a ferrugem, em particular, é um problema comum em aços carbono, e é causada pela reação do ferro com o oxigênio e a água.
O sal de cozinha (NaC𝓁) é dito bastante corrosivo, porque, quando jogado sobre uma barra de ferro, provoca rapidamente a sua oxidação. A corrosão do ferro por sal de cozinha é mais intensa e mais rápida do que a corrosão do ferro pela própria água salgada.