No caso de Claudia Raia, o tratamento hormonal feito para se preparar para a fertilização in vitro acabou estimulando o surgimento de folículos (as “bolsinhas” onde os óvulos ficam armazenados até a liberação durante a ovulação) em seus ovários. Nesse tempo, ela ovulou e chegou até a menstruar.
Ela contou que passou por uma FIV (fertilização in vitro), que não deu certo. No entanto, após parar a terapia hormonal, sua médica informou que ela tinha voltado a ovular, algo raro após o tratamento e que poderia viabilizar a gestação. Mesmo assim, ela conta que não teve esperanças de engravidar.
Durante o 'Conversa com Bial' da última sexta-feira, 18, Claudia Raia revelou que seu filho caçula, Luca, nasceu após uma tentativa de inseminação artificial, mas o procedimento não deu certo. O pequeno veio ao mundo em março de 2023.
A atriz, que congelou óvulos aos 50 anos — indicando que pretendia eventualmente passar por um processo de fertilização in vitro, quando a fecundação ocorre em laboratório e, em seguida, o embrião é inserido no corpo da mulher —, realiza, há pelo menos dois anos, um tratamento para reposição hormonal.
Quais hormônios Claudia Raia tomou para engravidar?
“Resolvemos fertilizar os seis óvulos que tinha e preparar meu corpo para a gravidez, tomando hormônios por quatro semanas e progesterona por cinco dias”, lembra ela.
Claudia Raia revela o processo de gravidez e comenta nova fase! | Fantástico | TV Globo
Como a Claudia Raia engravidou depois dos 50?
No entanto, segundo ela, os hormônios tomados para a inseminação criaram um “restart” em seu organismo, fazendo com que ela menstruasse três meses. A atriz engravidou nesse período.
Como Claudia Raia conseguiu engravidar com 56 anos?
Ano passado, Claudia e Jarbas decidiram ter um filho por fertilização in vitro, um procedimento feito em laboratório. Segundo o IBGE, em 2020 nasceram no Brasil 1.001 crianças de mães com mais de 50 anos. O que torna o caso de Claudia ainda mais raro, é o fato de ela ter engravidado em plena menopausa.
Naturalmente mesmo, foi na verdade, eu tomei os hormônios pra fazer a inseminação, os embriões não se formaram, esse esses hormônios deram guste no meu organismo que nunca tinha tomado hormônio porque eu tenho enxaqueca, eu nunca pude tomar nem pílula nem nada e isso fez com que eu menstruasse nos meses ovulasse e ...
Como Claudia Raia conseguiu engravidar na menopausa?
Ajuda da medicina contribuiu para gravidez “natural” de Claudia Raia na menopausa Ainda em entrevista para Renata Ceribelli, a atriz contou que resolveu partir para uma fertilização in vitro há cerca de um ano.
Claudia Raia fez tratamento para engravidar aos 55 anos?
Inicialmente, Claudia conta ter feito um tratamento de cinco semanas com o hormônio estrogênio para preparar o corpo para a fertilização in vitro. "Fiz todo o tratamento e nos cinco dias últimos, que é quando se faz o embrião, quando junta o espermatozóide com o óvulo, comecei a tomar progesterona.
Quantos anos Claudia Raia tinha quando engravidou?
Claudia Raia fala do 'milagre' de ter sido mãe aos 55 e de momento inusitado durante o parto. Claudia Raia deu à luz seu terceiro filho, Luca, no início do ano passado, quando tinha 55 anos. Ela contou que a gravidez foi algo improvável e cercado de riscos.
Ela correu para uma clínica de inseminação, que lhe deu hormônios por quatro semanas e conseguiu extrair seis óvulos saudáveis. A fecundação, contudo, não ocorreu. Os embriões sequer chegaram a se formar. Pouco tempo depois, as menstruações fizeram a artista recorrer à ginecologista.
Qual a mulher mais velha que engravidou naturalmente?
Quando se trata de gravidez natural, não existe uma idade máxima para engravidar. No Guinness Book, esse recorde pertence a uma chinesa, que deu à luz aos 67 anos, em 2019.
Esse procedimento pode variar de R$10.000 a R$30.000 em clínicas especializadas. Os custos são influenciados por fatores geográficos, a complexidade do tratamento necessário e os serviços adicionais oferecidos. No Brasil, as regiões Sul e Sudeste concentram mais clínicas e atendimentos do que outras regiões do país.
Aos 45 anos de idade, a cantora Ivete Sangalo decidiu engravidar porque seu filho de sete anos queria um irmão. Como a qualidade dos óvulos diminui conforme a idade, Ivete já havia congelado óvulos pensando em uma gravidez tardia.
Inicialmente, Claudia conta ter feito um tratamento de cinco semanas com o hormônio estrogênio para preparar o corpo para a fertilização in vitro. "Fiz todo o tratamento e nos cinco dias últimos, que é quando se faz o embrião, quando junta o espermatozóide com o óvulo, comecei a tomar progesterona.
É possível engravidar na menopausa de forma natural?
A ovulação ainda pode ocorrer de forma irregular, o que torna possível, sim, engravidar durante a menopausa. Além disso, embora a mulher não produza óvulos de forma natural durante a menopausa, seu útero não envelhece. Por isso, é possível gestar um bebê saudável caso um embrião seja introduzido no útero.
A atriz conta sobre como uma tentativa de inseminação artificial sem sucesso a levou a conceber Luca, seu filho mais novo, aos 55 anos, além de todo o processo por trás da gravidez. “O que que aconteceu? Esses hormônios deram restart no meu organismo. Eu menstruei dois meses consecutivos.
— É um óvulo de uma outra mulher, fecundado por um espermatozoide e colocado dentro de você. Eu quis falar abertamente justamente para isso: (as pessoas falarem) "Olha a Viviane, com 47 anos e tendo filho". É uma esperança que a gente dá para outras mulheres e uma responsabilidade.
A artista engravidou de Manuela quando tinha 44 anos. No terceiro mês de gestação, ela enfrentou um descolamento de placenta e precisou ir para o hospital, ficando entre a vida e a morte após um intenso sangramento.
A cantora teve gravidez ectópica, quando o feto se desenvolve fora do útero, e perdeu mais dois bebês. Ela recorreu à fertilização in vitro e conseguiu engravidar das gêmeas. “Perdi assistindo à Sessão da Tarde, sangrava… Eu dizia: 'Ah, meu Deus'.
Em entrevista ao UOL na época, a mãe da famosa, Dona Kika, disse que a filha deu entrada no pronto-socorro após lesionar o joelho e, lá, soube que estava gestando. Um pouco antes disso, Sato retirou o DIU (dispositivo intrauterino) para tentar engravidar aos 37 anos.
Como citamos anteriormente, mulheres que querem “ENGRAVIDAR APÓS OS 50 ANOS” na maioria das vezes precisam passar por algum tipo de tratamento. Nestes casos, os procedimentos mais indicados são: Fertilização in vitro (FIV), que é a opção mais viável na maioria dos casos; Doação de óvulos.