A exposição solar e a falta de protetor são a causa número um das telangiectasias. Aqueles pequenos vasos sanguíneos que normalmente aparecem ao redor do nariz, bochechas ou queixo são comuns, afirmam os dermatologistas.
Podem surgir em qualquer lugar do corpo, como pernas, braços e até mesmo no rosto, em tons arroxeados ou vermelhos. Normalmente, esses vasinhos não causam dor, por isso são considerados um problema puramente estético. Entretanto, é superimportante que sejam acompanhados por um angiologista ou um cirurgião vascular.
Atualmente, o melhor tratamento para os vasinhos nas pernas é a associação de escleroterapia (aplicação) com o Laser transdérmico no próprio consultório médico.
As veias da testa podem se dilatar excessivamente em momentos de emoção, estresse ou esforço físico, causando constrangimentos, especialmente ao tirar selfies. Com o passar dos anos, o afinamento da pele e a atrofia do tecido subcutâneo agravam esse aspecto.
🔴Vasinhos no Rosto e Nariz [Porque surgem e como tratar?]
Qual é o tratamento para vasinhos no rosto?
O tratamento das telangiectasias é feito com o intuito de disfarçar os pequenos vasos e melhorar a aparência da pele. De acordo com o médico, as principais indicações são a luz pulsada, laser e radiofrequência.
Eles são chamados de telangiectasias, ou informalmente, vasinhos, que são pequenos vasos sanguíneos dilatados que foram danificados e são visíveis logo abaixo da superfície da pele. Eles geralmente aparecem no rosto, mas podem aparecer em qualquer parte do corpo, inclusive nas pernas. “Eles não são prejudiciais.
A telangiectasia no rosto, também conhecida como aranhas vasculares, é uma alteração comum da pele que provoca o surgimento de pequenos vasinhos vermelhos no rosto, especialmente em regiões mais visíveis como o nariz, os lábios ou as bochechas, que podem ser acompanhados de ligeira sensação de coceira ou dor.
O médico Angiologista e/ou Cirurgião Vascular é o profissional habilitado para atuar no diagnóstico e tratamento dos problemas envolvendo: os vasos sanguíneos das pernas, braços, tronco e pescoço. doenças nas artérias, como aneurismas, estenose das carótidas, doença arterial obstrutiva.
O laser transdérmico é um tratamento muito moderno e eficaz que trata aqueles vasinhos vermelhos que aparecem principalmente nessa região do nariz de forma segura e eficaz. O laser é capaz de cauterizar esses vasos que logo em seguida são reabsorvidos pelo seu organismo desaparecendo na sequência.
Os valores da aplicação de vasinhos podem variar muito em todo país e até mesmo na mesma localidade; Em média, o valor da escleroterapia de varizes varia entre R$285,00 a R$400,00 por sessão (setembro de 2024);
O tratamento dessas veias é realizado exclusivamente com laser, pois a escleroterapia (injeção) não é recomendada. Isso se deve ao fato de essas veias estarem conectadas a outras veias que estão ligadas aos olhos e ao cérebro.
Um tratamento eficiente para as “aranhas vasculares” é a laser. “O protetor solar deve ser de uso contínuo por todos, inclusive por aqueles que não apresentam os vasinhos no rosto. Mas, caso surjam os vasinhos, minha indicação sempre é o tratamento a laser, que traz resultados rápidos”, diz Marcatto.
O que fazer para evitar? Como esse problema é provocado, normalmente, pela exposição solar exagerada e sem proteção, você deve usar o protetor solar diariamente. Além do sol, as bebidas alcoólicas e a aplicação de ácidos na pele podem agravar o problema. Evite também usar produtos com ácido no rosto, como o retinóico.
O tratamento de secagem de vasinhos no rosto é uma opção eficaz e popular para melhorar a aparência facial e recuperar a autoestima. Com técnicas como tratamento a laser, a escleroterapia, e eletrocoagulação, é possível eliminar ou reduzir significativamente a aparência dos vasinhos.
O uso indiscriminado de produtos agressivos à pele, como ácidos, podem levar a processo inflamatório indesejado e piora dos vasinhos. Antes de usar qualquer produto e fazer procedimentos para tratar os vasinhos, consulte um dermatologista.
O que causa Rosácea? A rosácea é uma condição de pele crônica, cuja causa exata ainda é desconhecida. No entanto, fatores genéticos, vasculares e ambientais podem desempenhar um papel. Estresse, exposição ao sol, alimentos picantes e álcool têm o potencial de desencadear surtos.
Porque Angelina Jolie tem veias saltadas no braço?
— A diminuição da camada de gordura subcutânea [sob a pele] por conta da perda de peso que causa essa evidência das veias. É muito comum as pessoas ficarem incomodadas, mas quando é esse caso não tem necessidade de tratamento — esclarece.
As veias saltadas são aquelas que ficam mais visíveis sob a pele, mas isso não quer dizer que elas estejam danificadas, como nas varizes. Na maioria dos casos, essas veias são saudáveis, mas se forem acompanhadas de outros sintomas, é importante procurar um profissional de saúde.
A veia safena é a principal veia do sistema venoso superficial dos membros inferiores e é responsável, junto com outras veias, por levar o sangue dos pés, pernas e coxas ao sistema venoso abdominal e em sequência ao coração.