Geralmente, o retrocesso de chama ocorre quando uma partícula de metal obstrui o orifício de saída dos gases na extensão de solda, quando o soldador toca inadvertidamente a peça, quando a extensão de solda se aquece demasiadamente e por falta de manutenção adequada do conjunto oxi-combustível (reguladores de pressão, ...
Conhecido também por "engolimento de fogo", o retrocesso ocorre fundamentalmente pela diferença entre as velocidades de saída dos gases e a velocidade de queima da chama. Para que o sistema opere corretamente é necessário que essas velocidades sejam iguais.
Isto ocorre quando por qualquer motivo a velocidade de saída dos gases fique menor do que a velocidade de combustão , e se dividem em retrocesso momentâneo , sustentado e total. Retrocesso momentâneo: a queima retrocede ao interior da ponteira do maçarico com um estalo.
O que o operador de maçarico nunca deve fazer em caso de retrocesso de chama?
Se após o retrocesso o maçarico apresentar passagem direta de gás combustível ou oxigênio, não reinicie a operação. Quando há um retrocesso de chama de maior intensidade, a válvula do oxigênio de corte funciona como um fusível, ela se deteriora, impossibilitando o retorno à operação.
O que é um dispositivo contra retrocesso de chama?
ANTI-RETROCESSO DE CHAMA – HARRIS
O dispositivo possui internamente uma válvula anti-retrocesso do fluxo gasoso, prevenindo o avanço do retrocesso da chama e o fluxo reverso de gases, impedindo a queima ou a mistura dos gases oxi-combustíveis dentro do regulador ou do sistema de fornecimento de gases.
Conhecidos também como chaves de segurança, os interruptores de intertravamento para proteções móveis, como portas basculantes, corrediças ou removíveis, são dispositivos de proteção utilizados para indicar e garantir que as proteções estejam posicionadas no local correto em uma máquina ou equipamento.
Risco de incêndio e explosão: O uso de maçaricos envolve chamas abertas e gases inflamáveis, criando o risco de incêndios e explosões. Para prevenir esses acidentes, é fundamental seguir procedimentos de segurança específicos, como: Verificar se não há materiais inflamáveis nas proximidades.
Este é o único instrumento de aferição no processo. Despressurizado, o manômetro deve indicar pressão ZERO. Em caso de retrocesso de chama, "engolir fogo", reduza de forma gradativa os gases e, em seguida, feche o oxigênio e o gás combustível. Identifique e corrija a causa do retrocesso antes de reiniciar o trabalho.
Acetileno e oxigênio são armazenados em cilindros à parte. Se você estiver usando oxiacetileno, sempre acenda o gás acetileno primeiro. Se estiver usando gases combustíveis alternativos com oxigênio, você poderá acender o maçarico com ambos os gases fluindo.
O que é válvula corta-chamas? A válvula corta-chamas é o dispositivo de segurança utilizado para permitir a ventilação, liberação de vapores inflamáveis para atmosfera e aspiração de ar para o interior do tanque, em total segurança contra propagação de chamas.
Por fim, 'Reacende a Chama' é uma canção que busca restaurar a visão espiritual da igreja, trazendo de volta a essência do Cristianismo. A menção constante ao Espírito Santo e ao evento de Pentecostes em Atos 2 sublinha a necessidade de uma intervenção divina para que a igreja possa ser renovada e fortalecida.
Quais são as dicas de segurança para usar um maçarico?
Equipamento de Proteção Individual (EPI): Use sempre os EPIs adequados, como luvas resistentes ao calor, óculos de proteção e roupas de manga longa. Isso ajudará a proteger você contra queimaduras e respingos. Verifique Vazamentos: Antes de ligar o maçarico, verifique se não há vazamentos de gás.
Geralmente, a Têmpera por chama ocorre por intermédio de combustão do gás propano ou acetileno, entre outros. O procedimento acontece em eixos, cames, barramentos e dentes de engrenagem. A temperatura do maçarico gira em torno de 815 °C, em uma profundidade de 4,5 milímetros, com dureza de até 65 HRC.
- O retorno de chama, quando a velocidade de chama é maior que a velocidade da mistura ar/combustível. Ambos podem trazer consequências desastrosas aos equipamentos e um queimador de gás deve ser projetado para determinadas faixas de velocidades de chama para se garantir a estabilidade.
Geralmente, o retrocesso de chama ocorre quando uma partícula de metal obstrui o orifício de saída dos gases na extensão de solda, quando o soldador toca inadvertidamente a peça, quando a extensão de solda se aquece demasiadamente e por falta de manutenção adequada do conjunto oxi-combustível (reguladores de pressão, ...
*Importância de consultar a regulagem dos gases: a pressão deve ser aferida na entrada do Maçarico, uma vez que pode ocorrer perda de pressão entre o regulador e o equipamento, devido ao diâmetro, comprimento e condições das mangueiras e acessórios.
A queima do gás do maçarico produz monóxido de carbono (CO) que é invisível não tem cheiro e pode matar. Uti- lizar o maçarico em ambientes fechados pode ser perigoso. Use somente em áreas bem ventiladas. Se sentir dor de cabeça ou náusea, desligue o ma- çarico e respire ar fresco rapidamente.
Quem trabalha com maçarico tem direito a periculosidade?
A realização de atividades com maçaricos e mangueiras de gás GLP e oxigênio caracteriza a periculosidade no trabalho do reclamante, a teor do item 3, p, do Anexo 2 da NR 16 da Portaria n. 3214/78.
Intertravamento: Processo de ligação entre os contatos auxiliares de vários dispositivos, pelo qual as posições de operação desses dispositivos são dependentes umas das outras. Através do intertravamento, evita-se a ligação de certos dispositivos antes que os outros permitam essa ligação.