O que causa problema na corrente de comando da moto?
O ruído de batida de corrente de comando sinaliza a presença de defeitos, o sintoma pode ter diversas causas. As causas podem estar relacionadas aos desgastes da corrente, engrenagens e/ou falha no sistema de ajuste de folgas.
O que acontece quando a corrente de comando está ruim?
Com o tempo, a corrente pode esticar, perder tensão ou apresentar sinais de desgaste, o que compromete sua eficiência. O rompimento ou o mau funcionamento da corrente de comando pode resultar em sérios danos ao motor.
Quanto tempo dura a corrente de comando de uma moto?
É importante pontuar que, felizmente, a maior parte dos que optam por esse equipamento tendem a demorar para trocá-lo: a depender do fabricante, do estado geral do carro e da forma como ele é conduzido, a corrente de comando pode ser trocada apenas depois de percursos de cerca de 150 mil quilômetros.
A sujeira que se instala na corrente aumenta o atrito entre as peças de contato da corrente com pinhão e coroa. Isso acontece por ação direta do contato dos resíduos com os componentes ou porque eles diminuem a lubrificação da transmissão. Seja como for, quanto maior o atrito, maior o desgaste do conjunto.
Tensão inadequada: Verifique e ajuste a tensão conforme o manual. 2. Desgaste: Inspecione e substitua a corrente ou engrenagens desgastadas(coroa e pinhão)
Se a corrente de comando cair o PREJUÍZO É GRANDE troque antes q seja tarde
O que estraga a corrente da moto?
Desgaste da corrente da moto
As três causas que mais influenciam no desgaste do conjunto são: sujeiras provenientes do pavimento, seja ele asfalto ou terra; falta de lubrificação externa; folga da corrente.
Seu desalinhamento pode ocasionar uma torção nos elos e desgastar algumas peças. Certifique-se que após a troca dos pneus o alinhamento das correntes deve estar correto e regulado. Um desalinho na corrente pode ocasionar uma torção nos elos e causar um acidente.
O que acontece se andar com a corrente da moto folgada?
Ignorar a corrente
A falta de lubrificação também é um problema, pois gera o ressecamento e desgaste prematuro. Por fim, devemos evitar que a corrente fique "folgada" ou esticada demais. Ela deve estar sempre na tensão certa para não desgastar a coroa e o pinhão (que junto com a corrente completam o conjunto).
Enquanto o kit corrente tem que ser substituído em uma média entre 20.000 km e 30.000 km (há opções que prometem até 40.000 km), a correia pode passar dos 100.000 km.
Caso sua moto tenha corta-corrente (engine-stop), verifique se ele não está desligado. Outro fator relacionado a combustível pode ser a sujeira no bico injetor, que impede que o combustível chegue até o motor. Sempre verifique a carga da bateria da sua moto.
Como regra geral, não é necessário substituir a corrente, o que afeta os custos de manutenção. Uma das principais diferenças entre a correia e a corrente de comando é baseada no desgaste contínuo sofrido pela correia ao longo do tempo, contra a perfeita conservação da corrente.
Qual é a função da corrente de comando em uma moto?
A corrente de comando nada mais é do que o sistema responsável por comandar a transição do combustível no interior do motor, acionando a abertura e o fechamento das válvulas do veículo e, assim, soltando os gases da explosão.
Como saber se está na hora de trocar a corrente de comando?
Quais os sinais de desgastes da corrente? Pode ocorrer ruídos, o motor pode sair do sincronismo entre outros problemas. Aqui na Unique, acompanhamos o desempenho do seu carro, inclusive se está em tempos de trocar a corrente, ou se ela já apresenta algum desgaste prematuro.
Quando a corrente de comando começa a apresentar folgas, o automóvel emite diversos “avisos” antes que ela fique muito frouxa a ponto de perder sincronia. O mais comum é o surgimento de um barulho metálico anormal.
Quando devo trocar as correntes da moto? O tempo de desgaste do kit relação é bastante variável e depende muito dos cuidados de manutenção. A recomendação para um uso normal é trocar a partir dos 20.000 quilômetros. Caso você perceba algum problema ou um comportamento estranho, é bom dar uma checada.
- Você deve acrescentar graxa entre cada 500 a mil quilômetros. Uma limpeza profunda ou a remoção da graxa toda deve ser feita entre cada 6 mil a 8 mil quilômetros. Alguns mecânicos recomendam fazer isso depois de cada exposição à chuva.
Com o uso, a corrente da sua moto vai inevitavelmente esticar e criar folga, o que pode aumentar o risco de acidentes se não for corretamente ajustada. É importante verificar a folga da corrente regularmente, pressionando-a para baixo para ver quanto ela cede.
O que acontece quando a corrente da moto arrebenta?
Se a corrente estiver quebrada em dois pedaços, é necessário trocar o kit de transmissão completo. Se estiver danificada em um único elo, é possível fazer uma emenda. Além disso, busque sempre usar os melhores componentes para evitar esse tipo de situação e, caso necessário, procure ajuda de um mecânico.
Manter o motor muito tempo no limite do corte pode ser prejudicial, além de estar na rotação máxima estipulada pelo fabricante, saiba que você esta submetendo os componentes do motor a uma carga não ideal de trabalho (por isso os fabricantes limitam se não, não haveria o porque de incluir este sistema nos motores).
Como posso saber se a corrente da minha moto está frouxa?
Faça um teste de movimentação da corrente, empurrando-a para cima e para baixo com a mão. Se houver muito movimento vertical, isso indica que está frouxa. Verifique se a corrente está saindo do alinhamento com a roda traseira ou com a coroa dianteira.
Em algumas situações, a corrente frouxa pode soltar e travar a roda traseira, o que é extremamente perigoso. É muito importante observar essa questão todas a vezes que fizer uma visita ao mecânico. É essencial limpar e lubrificar corretamente a corrente para prolongar sua vida útil.