O que causa o estrangulamento intestinal? O estrangulamento intestinal (interrupção do fornecimento de sangue para o intestino) é geralmente causado por um dos seguintes motivos: hérnia estrangulada, vólvulo ou intussuscepção.
O nó no intestino, conhecido como torção, vôlvulo ou volvo, é um problema grave em que há a torção de parte do intestino, provocando a sua obstrução e impedindo a passagem de fezes e do fluxo sanguíneo para o local, o que pode causar a morte da região afetada.
Volvo intestinal, também conhecido como "nó no intestino", é uma torção em uma parte do intestino. Trata-se de um problema sério que, se não for tratado, pode causar estrangulamento intestinal, gangrena, perfuração e peritonite. Em diversos casos pede uma cirurgia de emergência 1.
Torção no intestino – o que impede a passagem de fezes e gases. Tumor no intestino e na região abdominal – ao crescer, o tumor pode comprimir a parede intestinal e causar o bloqueio. Procedimentos cirúrgicos prévios – eles podem levar à formação de aderências, ou seja, acúmulos no tecido entre as alças do intestino.
O que é obstrução intestinal? - o que é nol nas tripas
Qual é o tratamento para nó nas tripas?
Sempre que existir suspeita de uma obstrução no intestino é aconselhado procurar imediatamente atendimento médico, para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento que, normalmente, é feito com a administração de líquidos pela veia, passagem de uma sonda nasogástrica ou cirurgia, dependendo da gravidade.
A doença não tem cura, mas pode ser tratada para aliviar os sintomas e, em alguns casos, como cirurgia para remover as aderências e tratar a obstrução intestinal. No entanto, o problema pode voltar devido à formação de novas aderências, cicatrizes ou aderências persistentes não retiradas completamente anteriormente.
O que significa a sensação de que o intestino não esvazia completamente?
Tenesmo é o nome dado a falsa impressão de que está na hora de evacuar, como se o intestino nunca se esvaziasse. O termo não é muito conhecido, mas a sensação que ele designa é relativamente comum por ser um sintoma de diversas patologias.
Este procedimento envolve a realização de um desvio do caminho natural das fezes para um orifício que é aberto no abdome de forma cirúrgica, denominado estoma. Assim, as fezes passam então a ser acumuladas em uma bolsa removível ligada a este orifício.
Pessoas em tratamento da inflamação no intestino precisam beber bastante água para repor os líquidos em decorrência dos vômitos e diarreias, e consumir alimentos leves e de fácil digestão. Prefira os alimentos pastosos, como legumes cozidos, frutas e carnes magras.
Quais são os primeiros sinais de câncer de intestino?
dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia. Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença.
Contudo, no conceito popular, pode referir-se a outras doenças, como a apendicite aguda em tempos passados. As complicações, sem tratamento, podem ser graves, gerando isquemia e anóxia do segmento comprometido, incluindo possível perfuração intestinal e peritonite.
Beber muita água e manter-se hidratado é uma ótima maneira de regular a digestão. Durante a lavagem intestinal, é necessário tomar de seis a oito copos de água morna por dia. Além disso, incluir alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais, também ajuda a limpar o intestino.
Quais são as complicações possíveis das aderências? As aderências podem não ter qualquer expressão clínica, mas podem gerar sintomas se ocasionam compressão, tração ou obstrução de órgãos. A dor costuma ser o principal deles.
Os remédios caseiros, como vitamina de mamão com linhaça, chá de sene e iogurte natural com ameixa seca, são boas soluções naturais para soltar o intestino, porque são ricos em fibras e compostos bioativos que estimulam os movimentos intestinais e ajudam a amolecer as fezes, facilitando a evacuação.
A nutricionista explica que é possível superar o desconforto com tranquilidade ingerindo frutas e folhosas que têm ação de limpeza dos excessos no organismo como, por exemplo, maçã, laranja, abacaxi, melão, tomate, beterraba, limão, mamão. Entre as folhosas, o agrião, a couve e todas as folhas verdes escuras.
É normal sentir a barriga pulsando, principalmente quando se está deitada. No entanto, apesar de ser apenas os batimentos cardíacos que são sentidos através da artéria aorta, pode indicar também um aneurisma nessa mesma artéria.
Os sintomas de obstrução intestinal geralmente incluem cólicas no abdômen, acompanhadas por distensão e perda de apetite. A dor tende a vir em ondas e por fim se torna contínua. Os vômitos são habituais na obstrução do intestino delgado, mas são menos comuns e começam mais tarde na obstrução do intestino grosso.
Os gases também podem ser eliminados mais facilmente com massagem abdominal, que consiste em movimentos circulares, de cima para baixo, como se estivesse tentando eliminá-los para fora do corpo. Ingerir bastante água também ajuda, assim como tomar chá de erva-cidreira com funcho ou remédios com efeito laxante.
Quem está com obstrução intestinal consegue defecar?
Os sintomas mais comuns são dores abdominais, inchaço na barriga, náuseas, vômitos e diarréia (em caso de obstrução parcial). Além disso, na maioria dos casos, por conta do bloqueio do intestino, a evacuação é impedida e, algumas vezes, até as flatulências são bloqueadas.
Também conhecida como brinda intestinal, a aderência intestinal é o acúmulo de tecido fibroso entre as alças do intestino ou entre o órgão e as demais estruturas da cavidade abdominal.