Uma das causas mais comuns é o dano físico, como quedas ou impactos, mas outros fatores possíveis são umidade e falha dos pixels do aparelho. Na maioria dos casos, as manchas pretas podem ser resolvidas, mas em situações mais extremas a marca pode ficar de forma permanente.
O que fazer quando aparece uma mancha na tela do celular?
Desligue o dispositivo e ligue-o novamente. Verifique se as manchas não são causadas por uma película ou capa de proteção usada juntamente com o dispositivo. Remova quaisquer acessórios desse tipo para confirmar que as manchas estão na tela.
Utilize produtos próprios para limpeza de telas ou álcool isopropílico. A Dell recomenda uma concentração de 70% a 90% de álcool isopropílico quando há manchas de óleo. Quanto ao pano, prefira tecidos de microfibra ou 100% algodão. O cotonete pode ser umedecido com o mesmo produto utilizado no pano.
O burn-in, também conhecido como screen burn, é um problema que deixa "manchas" na tela da TV e de outros dispositivos. O efeito normalmente ocorre devido a longos períodos de exposição de imagens estáticas, como avisos de aeroportos ou jogadores que ficam muito tempo (até dias seguidos) numa mesma interface de game.
O que devo fazer se meu celular cair no chão e a tela estiver manchada?
Se depois de cair no chão o seu celular estiver com a tela manchada, com listas pretas, roxas ou coloridas ou com a cor anormal, significa que a tela sofreu danos depois de um impacto. Pode acontecer, em alguns casos, do vidro de fora não sofrer dano algum e o display acabar danificado, sendo necessário trocar a peça.
Que trocar a tela do celular quebrada pode custar bem caro, dependendo da marca, modelo e nível de tecnologia do aparelho. Para se ter uma ideia, a substituição da peça por outra original varia de R$ 600 até R$ 2.500.
Mas não se assuste: o Burn-in não compromete com a funcionalidade do aparelho e não impactará na qualidade de suas fotos e vídeos, pois aparecerá exclusivamente na tela de seu aparelho.
Quando vaza líquido da tela do celular, tem conserto?
A recuperação de um display de cristal líquido (LCD) deve ser realizada por uma assistência técnica especializada. Fazer isso manualmente, por conta própria, é um grande erro, pois você pode perder todo o dispositivo.
Em alguns casos, a dica é testar uma limpeza com álcool, usando um cotonete e aplicando apenas no risco. Mas sempre com cuidado para não danificar toda a tela. Da mesma maneira, ao final, foque em um processo de restauração, pintando as falhas que ficaram ou mesmo para passar por cima daquela mancha ou risco.
O que causa o efeito burn-in? Com o burn-in, a tela mostra uma versão apagada da imagem anterior, mesmo quando uma nova imagem está em exibição. As telas do Pixel foram desenvolvidas e testadas para reduzir ao máximo o efeito burn-in, para que ele não afete seu uso do smartphone.
Linhas verticais ou horizontais que aparecem na tela do celular, especialmente quando não estão relacionadas a rachaduras físicas, podem indicar que a tela do celular está queimada. Essas linhas podem ser intermitentes ou constantes e afetam a qualidade da imagem exibida.
A limpeza eficiente da tela do celular é feita de maneira simples. 🧽 Os materiais necessários são um pano macio sem fiapos, como os de microfibra, e álcool isopropílico. Esse é o álcool mais indicado para uso em produtos eletrônicos.
Quedas. As quedas também são as maiores causadoras de queimas no display do celular, já que com o impacto com o chão, a peça – que é relativamente frágil – pode se quebrar e queimar até mesmo em aparelhos com capas anti impacto e películas.
Reiniciar o Smartphone: Em muitos casos, o toque fantasma pode ser causado por problemas de software temporários. Reiniciar o dispositivo pode ajudar a resolver essas questões. Limpar a Tela: A presença de poeira, sujeira ou objetos estranhos na tela pode causar interferência.
Burn-in é uma marca visível que fica no ecrã e permanece, não importa o que você esteja assistindo ou fazendo. Isso pode ser causado por deixar uma imagem fixa no ecrã por um longo período de tempo e pode ser particularmente perceptível em TVs OLED.
A exposição à água é outra maneira pela qual manchas pretas podem aparecer na tela de um celular. Quando um dispositivo móvel entra em contato com a água, o líquido pode infiltrar nas camadas internas do celular e danificá-las. Essa exposição à umidade pode levar à oxidação e corrosão de peças internas.
Você pode limpar o dispositivo com um pano umedecido em água destilada. Tenha cuidado para não expor o dispositivo a excesso de umidade. Você também limpar o dispositivo usando um pano umedecido em desinfetantes à base de álcool, como álcool isopropílico 70% ou álcool etílico.
O que significa uma mancha colorida na tela do meu celular?
Se você deixou o seu telefone cair, é possível que tenha notado algumas manchas pretas, de coloração roxa, ou listras na tela. Essas manchas podem ser um sinal de que o display do aparelho foi danificado no momento da queda, ainda que o vidro não tenha sido quebrado ou que apesar da mancha ele ainda esteja funcionando.
O custo da substituição do display pode ser consideravelmente mais alto do que simplesmente trocar a tela devido à complexidade e aos componentes envolvidos. Displays modernos, especialmente aqueles que usam tecnologia OLED ou AMOLED em dispositivos de ponta, são sofisticados e caros para produzir.
De forma mais específica, a tela e o display são peças diferentes. A tela muitas vezes é tratada apenas como o vidro que fica em contato com o lado exterior, ou seja, apenas a película que protege o display. O display, por sua vez, é o conjunto de componentes eletrônicos que possibilitam a exibição de imagens.
Quando é necessário realizar a troca de display? Existem várias situações que podem exigir a troca de display de celular. Entre as mais comuns estão a quebra da tela, que pode ocorrer devido a quedas acidentais, e problemas de funcionamento, como pixels mortos ou áreas da tela que não respondem ao toque.