Várias manchas pequenas espalhadas, de coloração negro-acastanhada, podem ser um sinal de uma doença hereditária chamada síndrome de Peutz-Jeghers, na qual pólipos se formam no estômago e intestino. Raramente, pessoas que fumam desenvolvem manchas marrons não cancerosas nos lábios, perto de onde se coloca o cigarro.
Manchas escuras: manchas escuras nos lábios podem significar mancha melânica ou nevos melanocíticos( pintas escuras- nome popular), em alguns casos podem indicar a Síndrome de Peutz-Jeghers, que está associada a tumores internos principalmente do trato gastrointestinal.
Quando um paciente é acometido pela cianose, suas unhas, lábios e mucosas ganham uma coloração azulada. É normalmente alguns dos sintomas da doença, que podem interferir na oxigenação e na circulação do sangue, como a insuficiência cardíaca congestiva (ICC) ou a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
“A hiperpigmentação nos lábios tem aparência de sardas ou manchas mais escuras. O tabagismo, a exposição solar prolongada e o contato com substâncias específicas, presente em alguns medicamentos, favorecem o surgimento dessas marcas”, conta a especialista.
A boca pode apresentar zonas azuis escuras ou pretas devido à massa de uma obturação, ou a grafite, como consequência de uma queda com um lápis na boca, ou devido a uma verruga.
O que seus LÁBIOS REVELAM sobre sua SAÚDE? Repare nestes SINAIS!
O que deixa os lábios pretos?
Exposição ao sol: pode ser uma das causas mais comuns para lábios escuros, já que o escurecimento da pele é um de seus mecanismos de defesa contra a radiação solar. Isto é, quando os lábios são expostos ao sol, a melanina oxida, levando ao escurecimento.
“A saliva é muito ácida e acaba irritando a pele que fica ao redor dos lábios, causando manchas escuras nesta região”, afirma a dermatologista Gabriella Albuquerque.
Laser: Os procedimentos a laser envolvem a emissão de luz ou calor na área afetada, capaz de promover o clareamento e ainda estimulam a hidratação da boca. Desse modo, Os mais indicados para clarear os lábios escurecidos são os lasers de túlio e o Q-switched.
Algumas doenças infecciosas, neoplásicas ou outras podem causar úlceras labiais, tumores e outras alterações: Herpes labial (infecção recorrente pelo vírus herpes simples): pequeno aglomerado de vesículas que se rompem formando úlceras na borda do lábio (herpes labial) ou na mucosa do palato duro (herpes oral).
A mucosa oral tende a ser mais escura em indivíduos de pele escura, porque seus melanócitos (células que produzem a melanina, o pigmento que dá cor ao cabelo, à pele e aos olhos) são mais ativos.
A dentista e mestre em endodontia Carolina Figueiredo, que atende em Brasília, diz que uma boca saudável apresenta uma tonalidade rosa, nem muito intensa e nem pálida, e que alterações na coloração habitual dos lábios podem indicar doenças. “Lábios muito pálidos podem ser sinal de anemia ou de deficiência de ferro.
O câncer de lábio se manifesta como uma ferida que não cicatriza na mucosa dos lábios.
É bastante frequente, antes de um câncer se desenvolver, que o lábio tenha alterações em sua mucosa como feridas ou regiões de mucosa mais endurecidas que são chamadas quielite actínica.
Se você está com lábios ressecados e ardendo, pode ser por conta de queimadura solar, irritações causadas por produtos e reações alérgicas, infecções, deficiências nutricionais, doenças de pele e autoimunes, entre outras causas.
Podem ocorrer manchas nos lábios. Várias manchas pequenas espalhadas, de coloração negro-acastanhada, podem ser um sinal de uma doença hereditária chamada síndrome de Peutz-Jeghers, na qual pólipos se formam no estômago e intestino.
exposição ao sol: a radiação UV do sol pode escurecer a cor dos lábios; desidratação: lábios ressecados podem apresentar uma aparência descolorida e opaca.
A neutralização labial é uma técnica de micropigmentação que é usada para corrigir cores indesejadas nos lábios, como pigmentos acinzentados, azulados ou arroxeados. Essa técnica é usada principalmente em pessoas que têm lábios escuros ou com manchas.
O que os lábios podem mostrar? Lábios secos: Suas principais causas são alergias e a desidratação causada pelo tempo seco. Bem comum no inverno, uma época em que nos esquecemos de beber água com a frequência ideal. Lábios rachados: Também comuns em casos de alergia.
A baixa imunidade causada pelo estresse pode fazer com que elas apareçam. São pequenas feridas com bordas vermelhas e centros esbranquiçados que surgem na parte interna das bochechas e lábios ou na língua. Costumam ser doloridas e podem durar de 10 a 15 dias.
Sífilis na boca é a manifestação oral da sífilis, causando sintomas como ferida ou úlcera única no lábio ou na língua, íngua no pescoço, febre ou dor de garganta, por exemplo.
Embora nenhum tratamento médico seja necessário para algumas causas de manchas pretas na boca, a pessoa deve entrar em contato com seu dentista sobre qualquer ferida ou mancha que dure mais de 3 semanas. Se as áreas pretas desenvolverem feridas ou úlceras, podem ser sintomas de câncer de boca.
A mudança na coloração dos lábios e das unhas recebe o nome de cianose. Trata-se de um sinal clínico da redução da quantidade de oxigênio no sangue, que se torna mais escuro, problema chamado de hipoxemia.
Quais são as causas de manchas escuras nos lábios da boca?
A hiperpigmentação labial é essencialmente caracterizada pela presença de manchas castanhas no lábio superior. Manchas castanhas no lábio inferior também são possíveis, mas mais raras. Seja onte estivere,, manchas de pigmentação nos lábios são difíceis de lidar porque fazem o rosto parecer desigual ou até mesmo sujo.
“A maior interferência na pigmentação dos lábios está no fototipo, que é a escala de coloração de como a pele reage após a exposição ao sol. Pessoas com fototipos mais altos, com peles que têm maior tendência à hiperpigmentação, terão lábios mais escuros.
Hidratação. A boa e velha hidratação é uma das vias de corrigir o problema, conforme explica a dermatologista Clarissa Borges. “Lábios mais hidratados são mais resistentes a fatores ambientais que podem resultar no escurecimento. Por isso, a hidratação labial não deve ser negligenciada”, afirma.