“O homem natural é aquele que ainda não passou da morte para a vida. Não nasceu de novo; não foi recriado; nunca se tornou uma nova criatura em Cristo Jesus.
O termo homem natural descreve “uma pessoa que escolhe deixar-se influenciar por paixões, desejos, apetites e impulsos da carne e não pela inspiração do Espírito Santo” (Guia para Estudo das Escrituras, “Homem natural”, Biblioteca do Evangelho).
Qual a diferença entre um homem espiritual e um homem natural?
A pessoa natural, não consegue compreender a Deus, nem os seus caminhos, pelo contrario, só depende do seu raciocínio humano e limitado. O homem Espiritual apresenta-se como uma pessoa regenerada, isto é, que tem o Espírito Santo; essa pessoa tem mentalidade Espiritual, Conhece os pensamentos de Deus...
Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
HOMEM NATURAL X HOMEM ESPIRITUAL: QUAL A DIFERENÇA?
Porque o homem natural é inimigo de Deus?
19 Porque o homem natural é inimigo de Deus e tem-no sido desde a queda de Adão e sê-lo-á para sempre; a não ser que ceda ao influxo do Santo Espírito e despoje-se do homem natural e torne-se santo pela expiação de Cristo, o Senhor; e torne-se como uma criança, submisso, manso, humilde, paciente, cheio de amor, ...
O homem de Deus é um lutador. O Senhor convida Seus profetas, na Sagrada Escritura, e, constantemente, os coloca em luta contra um inimigo público, contra forças espirituais; Ele os ensina a batalhar por sua família, pelo seu povo e pela causa do Reino de Deus.
Porque o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer. Os dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que vocês querem.
Onde está escrito na Bíblia que o homem natural não entende as coisas do Espírito?
1Coríntios 2:14-16 Almeida Revista e Atualizada (ARA)
Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Por que dizemos que o homem é naturalmente um ser religioso?
Como já dizia Cícero em seus famosos discursos, o homem é naturalmente religioso, porque a realidade que o circunda, com sua força, com seu fascínio e com seu terror, sugere a ele a existência de um Ser superior.
Um homem ao que podemos chamar homem de Deus deve estar plenamente convencido da existência de Deus e da revelação divina da Sua Palavra, e defender e proclamar essas verdades em qualquer lugar. O peso da sua convicção deve ser tal que ele está disposto a pagar o preço que for para defender a verdade do evangelho.
O que é carne, é carne, o que é espírito, é espírito.?
O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo. O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.
O homem espiritual não procura ganhar nada dos outros pelo seu serviço para eles – nem dinheiro nem honra. Como Deus, ele apenas procura abençoar os outros através de sua vida e seu trabalho. Ele NUNCA espera nenhuma recompensa de ninguém – porque ele confia apenas em Deus para as suas necessidades.
1 Coríntios 2:15 Contudo, aquele que é espiritual pode discernir todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é compreendido; porquanto: Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido.
“Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou, homem e mulher os criou" (Gn 1,27). O homem ocupa um lugar único na criação: ele é "a imagem de Deus"; em sua própria natureza une o mundo espiritual e o mundo material; é criado "homem e mulher"; Deus o estabeleceu em sua amizade.
21 Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do Senhor permanecerá. 22 O desejo do homem é a sua benevolência; e o pobre é melhor do que o mentiroso. 23 O temor do Senhor encaminha para a vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e não o visitará mal nenhum.
É ser fiel, dar perdão, assumir a miséria do outro e fazer o bem mesmo quando se recebe um mal. É ter amor para oferecer mesmo quando a outra pessoa não o merece.
O ser humano é considerado como essencialmente "... positivo, voltado para o movimento, construtivo, realista, confiável". O ser humano não é, basicamente, "hostil, anti-social, destrutivo, ou mal"; nem é totalmente maleável.
Porque o homem natural não compreende as coisas de Deus?
Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
Segundo as Escrituras Sagradas, Jesus era um homem como os demais, de carne e osso: “Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho” (Lucas 24:39) [2].
A maior virtude de um homem é sua nobreza, sua grandeza de caráter e generosidade, além de sua elegância, não apenas no modo de se vestir, mas em suas atitudes.