Minhocas são encontradas mais comumente em solo molhado ou úmido e tendem a afastar-se do solo seco. O sucesso do encantador de minhocas depende, muitas vezes, destas condições do solo, e eles escolhem locais úmidos ou usam água para atrair as minhocas.
As minhocas sobem à superfície do solo em busca de oxigênio, em busca da vida, e somente cessam a subida ao se depararem com algum tipo de refúgio temporário.
As minhocas se alimentam de matéria orgânica, proveniente de folhas secas, cascas de frutas, restos vegetais e/ou esterco. É importante colocá-los, em um recipiente, por sete dias (ou mais), em local arejado e seco, até que estejam prontos para alimentar as minhocas.
A umidade é indispensável às minhocas, necessitam de oxigênio em resumo o local deve ser escuro ao abrigo do frio e calor, seco e ventilado. Embora a minhoca seja frágil, ela pode remover terra em quantidade de até 60 vezes o seu próprio peso.
3 ALIMENTOS QUE VOCÊ TEM EM CASA QUE AS MINHOCAS ADORAM
O que minhoca não gosta?
Carne, laticínios e alimentos processados: Minhocas não digerem bem produtos de origem animal, como carne e laticínios, além de alimentos altamente processados. Alimentos oleosos ou gordurosos: Evite alimentos muito gordurosos, pois eles podem causar problemas de decomposição e atrair pragas.
Minhocas devem ser alimentadas com resíduos orgânicos de frutas e vegetais, incluindo as cascas, os núcleos e as cascas de frutas e vegetais. Pode-se também alimentar com cascas de ovos esmagados, borras de café, sacos de chá e esterco envelhecido de animais que comem vegetais, tais como coelhos, cavalos e vacas.
As técnicas variam de aspergir a relva com água, chá e cerveja até acupuntura, música ou apenas produzir vibrações com um garfo de jardinagem. Em algumas competições organizadas, o uso de detergentes e cavadores mecánicos são proibidos. Existem muitos outros métodos, que vão de sapateado até meditação.
Como você deve ter entendido, o segredo para ter mais minhocas é manter o solo rico em matéria orgânica. Também neste caso teremos o cuidado de manter o solo coberto mesmo entre cada cultivo, mesmo no inverno. Portanto, é fundamental fornecer cobertura vegetal.
As minhocas apenas sugam a matéria orgânica quando ela começa a apodrecer. Então não fique chateado se elas ignorarem sua folha fresca de alface. Você pode alimentar suas minhocas com cascas de ovo, borra de café, folhas, cascas de frutas e vegetais e papelão umedecido em pequenos pedaços, por exemplo.
O tempo de vida de uma minhoca varia entre dez e 12 anos. Entretanto, no ambiente selvagem, as minhocas adultas costumam viver no máximo até uma ou duas estações do ano devido à sua suscetibilidade a uma ampla gama de predadores.
O desenvolvimento das minhocas é direto, ou seja, não há fase larval e as minhocas eclodem do casulo com o corpo muito semelhante ao dos adultos, porém em versão miniatura. Após cerca de três semanas, as minhocas eclodem do casulo para seguir seu crescimento.
Por não terem pulmões nem guelras, as minhocas respiram por meio de suas peles. Nossos pulmões difundem o oxigênio do ar que respiramos, mas o oxigênio pode se difundir com a mesma facilidade pela pele das minhocas a partir da água.
Minhocas ajudam a decompor material orgânico, digerindo-o e transformando-o em nutrientes, que são repostos no solo. As minhocas do subsolo cavam túneis e, assim, criam passagens na terra para o ar, para a água e para as raízes das plantas.
As minhocas podem construir galerias subterrâneas com 2,5 m de profundidade. Dependendo do seu comprimento, as minhocas podem ter até 5 corações para bombear o sangue por todo o corpo. As minhocas não possuem olhos, mas apresentam fotorreceptores ao longo do corpo que permitem a detecção de luz.
Segundo Maurício Andrião, fazer húmus de minhoca é um processo que não exige muito espaço, nem gera sujeira. Para fazer o húmus de minhoca, basta juntar, numa caixa com boa drenagem de água, restos vegetais, terra não compactada e minhocas.
- A minhoca possui os dois sexos no mesmo animal, mas não se acasala sozinha, precisa de um companheiro (a); - A minhoca pode viver de 2 a 16 anos; - A minhoca estará fértil aos 40 dias; - A minhoca se reproduz por 9 meses; - Quatro minhocas adultas geram 1500 minhoquinhas em 6 meses; - A minhoca consome ...
Além de matéria-prima suficientemente rica para a alimentação, é preciso que o ambiente seja adequado para o bom desenvolvimento e reprodução das minhocas, com temperatura entre 20ºC e 25°C, umidade de 70% a 85%, pH 7,0, aeração e drenagem do meio, que não deve ser compactado nem encharcado.
Uma solução simples e eficaz é despejar água quente com detergente no ralo. O calor da água mata as minhocas, enquanto o detergente ajuda a eliminar resíduos que possam estar atraindo-as. Essa solução é fácil de aplicar e pode ser repetida semanalmente como forma de prevenção.
As minhocas gostam de solo úmido, então aconselhamos que controle a irrigação na medida certa, sem prejudicar a vida natural da grama. Com o solo mais seco, consequentemente, a população vai diminuir. Outra dica é a remoção da poda, as aparas. As minhocas se alimentam de matéria orgânica em decomposição.
As minhocas são animais decompositores, importantes para o solo, que se alimentam tanto de vegetais quanto de restos de outros animais. Elas cavam extensos túneis, trazendo para a superfície as camadas mais profundas do solo.
Assim, deve-se evitar estercos frescos ou outros resíduos não previamente decompostos, principalmente quando, no minhocário, o alimento for fornecido em camadas maiores do que 30 em, uma vez que, dessa forma, ele tende a aquecer, afugentando ou até mesmo matando as minhocas.