Em entrevista no podcast IEL Cast, ele explicou que as pessoas costumam desmaiar durante a queda do avião e não sentem o impacto com o solo. "Quando desce de uma vez, você desmaia, perde a consciência. Então, a chance de ter alguém acordado no final daquela queda, inclusive o próprio piloto, é quase impossível.
O que os passageiros sentem quando o avião está caindo?
Segundo o médico, o avião é seguro e está preparado para o incidente, podendo cair cerca de dois metros, o que não é suficiente para desnivelar a pressão no interior do corpo humano. “A tontura, o vômito ou até mesmo a queda de pressão ocorrem pelo medo que o viajante sente”, explica.
O que acontece com o corpo humano em um acidente de avião?
As forças na queda são intensas e podem reduzir o fluxo sanguíneo ao cérebro, levando à perda de consciência. Além disso, podem resultar em queda de pressão e diminuição do oxigênio no cérebro, o que também deixa o indivíduo inconsciente.
Quando o corpo está sob tal estresse, o fluxo sanguíneo para o cérebro pode ser insuficiente, levando à perda de consciência antes do momento crítico do impacto. Além da perda de consciência, o impacto da aeronave com o solo é outro fator que pode ter impedido a percepção da dor.
Mas ambos acreditam que os passageiros morreram quando o avião colidiu com o solo. Eles mencionaram que, numa queda sem movimentos bruscos, a sensação é de “frio na barriga”.
URGENTE! Avião de Passageiros cai em Vinhedo, interior de SP - Jovem Pan Prudente
Qual a sensação de cair de avião?
A sensação de "queda" pode parecer mais intensa para as pessoas. Passageiros nessa situação tentem a experimentar uma sensação de "flutuação" ou "peso reduzido", durante uma descida repentina.
A menor pressão atmosférica reduz o oxigênio disponível no sangue, causando: Hipóxia leve: Sensação de cansaço e tontura. Inchaço: Ocorre principalmente nas extremidades, como pés e tornozelos, devido à circulação reduzida.
Colocar a cabeça entre as pernas, como mandam as instruções de segurança, protegeria tanto joelhos quanto o crânio e aumentaria as chances de que a pessoa permaneça consciente e tenha condições de sair da aeronave rapidamente depois da queda ou do pouso de emergência.
Apesar de o avião ser um meio de transporte muito seguro, existem algumas condições de saúde que podem ser agravadas quando em altitude, afirma a presidente. Alguns exemplos são anemias severas, pós cirurgias, pneumonia, infecção no ouvido e casos de pressão arterial e diabetes sem medicação.
Qual é a sensação de andar de avião pela primeira vez?
Viajar de avião pela primeira vez é uma experiência emocionante e, às vezes, um pouco intimidadora. Saber o que esperar e como se preparar pode transformar ansiedade em antecipação.
O passageiro que morreu pode ser preservado em seu lugar, sendo coberto por um lençol e amarrado ao banco. Nesse momento, se houver espaço a bordo, os passageiros próximos são levados para outros assentos, para manter o local isolado.
O avião pode perder uma asa, leme ou outra parte vital quando está no ar. Quase sempre, o motivo é manutenção malfeita - a estrutura acumula desgaste até quebrar. Mas isso também pode acontecer com aeronaves em perfeito estado.
“Por exemplo, a pessoa pode sentir medo intenso, ansiedade, choque, confusão e até mesmo uma sensação de irrealidade. Essas reações são parte normal do processo de adaptação a um evento traumático e podem variar em intensidade e duração de pessoa para pessoa”, enfatiza.
Nas viagens longas, é comum sentirmos fadiga e cansaço por causa da mudança no fuso horário. Estudos apontam que a cada fuso, o corpo humano precisa de 12 horas para se recuperar.
Empresas aéreas têm como base o dado de que 80% de todos os acidentes de avião ocorrem durante 11 minutos do voo: os três primeiros e os oito últimos. "O momento mais crítico de um voo é a decolagem. Como o motor esquenta, é mais fácil ocorrer algum problema", diz Camacho.
Qual a temperatura ideal dentro de um avião durante um voo?
Afinal, qual é a temperatura ideal dentro do avião durante o voo? O ar condicionado pode oscilar entre 18ºC e 30ºC. Contudo, há um consenso de que o clima mais agradável, com o sistema de ar funcionando normalmente, está entre os 20º C e 25ºC, mesmo que na parte externa a temperatura possa chegar a -50º C.
Segundo o especialista, a pressão do ar dentro dos aviões é reduzida, equivalente a 75% da que experimentamos a nível do mar. Assim, os níveis mais baixos de oxigênio podem levar a desconforto, fadiga, aumento da frequência cardíaca ou mesmo falta de ar.
Insuficiência cardíaca grave e descompensada: não deve voar. Insuficiência cardíaca moderada: verificar com o médico se há necessidade de utilização de oxigênio durante o vôo. Revascularização cardíaca: aguardar duas semanas. Taquicardia ventricular ou supraventricular não controlada: não voar.
O que acontece quando um passageiro se sente mal no avião?
Na prática, quando um passageiro se sente mal e a tripulação é avisada, ele é examinado por um médico a bordo, quando há, ou a companhia consulta um médico em terra. O Comandante é informado sobre o estado de saúde do passageiro e, caso seja constatada necessidade de atendimento médico, é realizado o pouso emergencial.
Segurança 0,000017% O avião é o meio de transporte mais seguro e os números comprovam-no. Tão seguro que a probabilidade de morrer num acidente de um avião comercial está apenas nos 0,000017%. A título de comparação, a probabilidade de morrer num acidente de automóvel é dez vezes maior.
“Isso normalmente acontece quando você tem algum tipo de perda de superfície. Tecnicamente falando foi uma perda de controle em voo. Normalmente há uma perda de parte, perdeu uma parte da asa… ou ocorreu gelo muito severo que modificou a sustentação, isso pode causar esse tipo de acidente também”, afirmou à CNN.
A diminuição da pressão atmosférica pode causar desconforto e inchaço, e a exposição prolongada à posição sentada pode aumentar o risco de trombose venosa. Pacientes com histórico de convulsões ou epilepsia também devem considerar cuidadosamente os riscos associados ao voo.
Você pode sentir a sensação do avião virando para um lado. Não se preocupe, pode parecer estranho, mas é perfeitamente normal e os aviões aguentam muito mais do que você imagina. Esteja ciente de que, durante a decolagem, pode ocorrer um pouco de turbulência.
Em longas viagens, sejam elas de carro, ônibus ou avião, ficamos muito tempo na posição em pé ou sentado. Além disso, a movimentação das pernas fica reduzida. Todos estes fatores causam acúmulo de líquido nas pernas e causam inchaço. Isso ocorre com todas as pessoas, umas mais e outras menos.