As letras existem para representar os sons. Quando nos alfabetizamos, aprendemos a relacionar as letras com os sons. Passamos da linguagem oral para a linguagem escrita. Os sons da nossa fala são produzidos pelo aparelho fonador.
As letras notam ou substituem a pauta sonora das palavras que pronunciamos e nunca levam em conta as características físicas ou funcionais dos referentes que substituem.
Fontes suaves e arredondadas podem transmitir conforto e empatia, enquanto formas retas e mecânicas podem passar uma ideia de segurança, por exemplo. Fontes leves e fluidas geralmente transmitem simpatia, enquanto formas pesadas e angulares podem sugerir robustez.
A Flor de Lis simboliza a profissão de Letras. Pelas três pétalas, ela representa a articulação entre três áreas: a gramática, a linguística e a literatura. O traço que junta cada pétala representa a união dos conhecimentos dessas áreas.
O caduceu ☤ ou emblema de Hermes (Mercúrio) é um bastão em torno do qual se entrelaçam duas serpentes e cuja parte superior é adornada com asas. É um antigo símbolo, cuja imagem pode ser vista na taça do rei Gudea de Lagash, 2.600 anos a.C., e sobre as tábuas de pedra denominadas, na Índia, nagakals.
Os diferentes tipos de tipografia mais comuns são:
Serif (serifadas): conhecidas por seus prolongamentos e pequenos traços; Sans Serif (sem serifa): sem prolongamentos e mais minimalistas; Script (handwriting): simula a escrita à mão; Moderna (artísticas): mais enfeitadas.
A Arte & Letra começou como editora com a proposta de publicar livros que gostaríamos de ler: títulos nos quais acreditamos como editores e leitores. É desde 2006, portanto, que buscamos ir além do vender livros.
Letras inclinadas para a esquerda = pessoas inibidas e subjetivas; escrita reta = pessoas educadas e racionais; letras inclinadas para a direita = otimistas e sociáveis. A letra inicial está ligada ao temperamento, o lado esquerdo do cérebro e a letra final ao lado direito representando o caráter.
Transmitem masculinidade, rigidez, força, agressividade, domínio e impacto. São usadas principalmente em logótipos e títulos, exemplo desse estilo de fonte são: Arial Black e Akzent. Fonte Itálicas representam força, impacto e rigidez.
As letras são elementos fundamentais na criação de representações e notações. Elas funcionam como símbolos gráficos que, quando combinados de maneiras específicas, formam palavras, frases e textos que representam ideias, conceitos e informações.
3️⃣ Silábica com valor sonoro: Usam letras que representam os sons das sílabas, mas ainda não formam as sílabas completas. 4️⃣ Silábica alfabética: Começam a combinar letras e sons corretamente, mas ainda com alguns traços do silábico com valor sonoro.
Breve História da Notação Musical. Mantivemos na tradução o uso da notação com letras para identificar os nomes das notas conforme o original. Nesse sistema A = Lá, B = Si, C = Dó, D = Ré, E = Mi, F = Fá, G = Sol.
De uma forma geral, as reticências indicam um pensamento que ainda não terminou ou a omissão de alguma coisa que não foi escrita. Trata-se de um sinal de pontuação que demonstra uma interrupção da frase.
A grafologia é o estudo da personalidade de uma pessoa por meio da escrita e que pode ser aplicado em diversas áreas. Os especialistas no assunto acreditam que o cérebro, ao comandar a mão, projeta aspectos pessoais em traços de letras, espaços e palavras.
Sua letra pode indicar traços de personalidade. Seja você é destro ou canhoto, tem uma letra bonita ou não, sua forma de escrever pode dedurar aspectos da sua personalidade. É o que garantem os grafólogos, especialistas que se dedicam a analisar a caligrafia para desvendar traços do comportamento humano.